Um thriller bem original, tratando de assuntos que fogem muito do convencional, Segredos é a obra de estreia de Caitlin Wahrer, que mostra que a autora possui uma visão diferenciada e um belo tato para lidar com questões sensíveis.
Investindo muito no suspense, a trama apresenta o dilema de Tony, irmão mais velho e superprotetor de Nick, que se vê sem chão com a notícia de que seu irmão caçula foi vítima de um estupro. Enquanto o julgamento se arrasta, e Nick parece apenas piorar ao tentar lidar com o acontecido, Tony fica cada vez mais ansioso e pode tomar decisões extremas para proteger o irmão.
Formada em justiça criminal e direito, a autora usa de todos seu conhecimento para relatar esse caso, enquanto investe em uma análise íntima das consequências desse abuso. Além de Nick, que tem seu interior amplamente explorado pelo acontecido, Julia é um reforço importantíssimo na história, advogada e cunhada de Nick, ela leva sua visão externa de como tudo está afetando a todos ao seu redor, principalmente seu marido. Sendo a narradora desse caso, Julia mostra detalhamente todos as questões do julgamento ao lado do detetive Rice, enquanto é uma versão dos famíliares que precisam apoiar Nick e lidar com a bagunça que acaba afetando também suas rotinas.
A escolha de colocar um caso de um homem gay sendo estuprado se mostra muito certa nessa trama. O ocorrido com Nick faz crítica com a maneira que o sistema lida com esses casos, mas por se tratar de um homem, ainda há muitas outros preconceitos que são colocados, além de vários momentos homofóbicos. Em contrapartida, o passado e infância complicada dos irmãos, filhos de um pai alcoólatra e machista, apresenta mais um lado da história, explorando amplamente a psique humana e seus contrastes.
O suspense também funciona muito bem em Segredos. Como usa a acusação como premissa, a tensão para saber se Tony irá fazer alguma besteira, enquanto mostra o sistema judiciário funcionando lentamente e o “julgamento do povo” a todo vapor, a narrativa não linear, que começa com Julia no futuro discutindo os acontecimentos do passado com Rice, consegue prender o leitor até o desfecho, que por sinal se mostra muito satisfatório, mesmo que uma das várias reviravoltas seja um tanto previsível.
Segredos é um livro que usa de uma investigação para se aprofundar no íntimo dos personagens e fazer críticas pontuais em casos extremamente polêmicos. A verdadeira graça nessa trama fica por conta das análises psicológicas e consequências dos abusos não apenas em que sofre, mas também em quem está envolvido. De bônus, a autora também apresenta os perigos de negligência familiar, superproteção e complexos de inferioridade, sendo um prato para todos que gostam de uma boa história com um fundo psicológico bem construído.