quinta-feira, 15, abril, 2021

Resumo

Seja homem: a masculinidade desmascarada, de JJ Bola é um grito que deve ser ouvido, lágrimas que devem ser soltas e um apelo de socorro de milhões de homens que não sabem quem são.

Resenha | Seja homem: a masculinidade desmascarada – JJ Bola

Esta têm sido uma época interessante para o homem, não o ser humano, mas sim o masculino. Durante mais de 100 anos as mulheres tentam se fazer ouvir e conseguir seus direitos devido ao chamado patriarcado. Com os movimentos feministas, muito foi conquistado, inclusive o direito do homem em ser o que ele quer e não o que deseja a sociedade.

Em Seja homem: a masculinidade desmascarada, o autor JJ Bola, da editora Dublinense, expõe a masculinidade como uma performance para a qual os homens são socialmente condicionados. Através de exemplos de tradições culturais e ecoando uma pluralidade de vozes, Bola desmascara diversos mitos, como aquele que proíbe os garotos de chorarem ou demonstrarem fraquezas.

Só que isto é apenas o começo das páginas onde o autor se utiliza de exemplo em algumas situações, como a parte cultural. Em algumas partes do planeta, homem segurar a mão de outro é algo comum, assim como beijar a face, só que na visão ocidental isto é totalmente uma agressão aos costumes.

Durante o livro JJ Bola de maneira fantástica sensibiliza tanto homens quanto mulheres do fardo que é viver em uma sociedade ditatorial em que nossas crianças são expostas desde a infância a se separarem de infinitas formas, desde o uso de cores, ao “quem manda aqui”. Também mostra o silêncio em que elas vivem, pois são ensinadas a “maltratarem” e desrespeitarem as mulheres, o que causa dúvidas e desconforto, pois estas mesmas crianças são filhos de uma mulher.

Seja homem: a masculinidade desmascarada se propõe a desafiar os falsos costumes e mitos do menino não chora, é só uma lutinha e a construção de uma masculinidade tóxica que ano após ano, mata mais e mais homens devido a violência desenfreada pelo título “seja homem”.

Quantas vezes alguém já não ouviu estas palavras em algum lugar? Seja homem menino! Homem não chora! Seja homem, respeite as calças que veste. Seja homem, não reclame. Seja homem, parece até menina. São tantas frases já ditas, que elas acabam por determinar homens totalmente sem empatia e com ódio de mulheres.

São homens silenciosos que jamais aprenderam a conversar e quando entram em uma relação, não sabem como lidar com elas. Alguns até tentam, mas dentro de um número simples, de 10, apenas 2 irá fazer isto, e somente 1 poderá ter apoio de alguém.

Seja homem: a masculinidade desmascarada, de JJ Bola é um grito que deve ser ouvido, lágrimas que devem ser soltas e um apelo de socorro de milhões de homens que não sabem quem são.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave