sexta-feira, 15, outubro, 2021

Resenha: Sentimento Fatal- Janethe Fontes

Amor é um assunto complicado. Existem várias maneiras de lidar com ele, mas nenhuma pode ser abusiva. Quando o ciúmes ultrapassa a barreira do aceitável, como continuar um relacionamento saudável? É sobre isso que Sentimento Fatal, de Janethe Fontes, fala.

Adriana Diniz é uma linda mulher, que logo no inicio da leitura vemos que está presa em um casamento nada saudável. Seu marido, Roberto, é muito possessivo e tenta controlar a vida de Adriana de todas as maneiras. As coisas complicam ainda mais quando Adriana resolve voltar a estudar, mesmo sem o apoio do marido, que fica ainda mais paranóico, chegando ao ponto de vigiá-la nas saídas das aulas.

O destino resolve agir, revelando que o amor de infância de Adriana, Daniel, é um de seus professores. Com  muita cautela, ela tenta voltar uma amizade com ele, mas a cada atraso, por menor que seja, ou desconfiança de Roberto, ela apanha e sofre ameaças verbais dele. Agora, Adriana está dividida, sem saber se abandona o marido, que usa sua filha Letícia como ameaça, ou se esforça a acreditar nas juras dele e tenta salvar seu casamento.

Sentimento Fatal trata de violência domestica, mas vai além disso, explora também os pequenos abusos que chegam a ser comuns em uma relação ( quem nunca ouviu a famosa frase “ vou ser rápido,você não precisa fazer nada”, quando não estava no clima para fazer sexo?), além de mostrar os efeitos psicológicos desses abusos em todos os envolvidos.

A pequena Letícia sofre tanto quanto a mãe e é quem vai atingir primeiro seu coração. Mesmo sendo bem nova, ela entende que seu pai faz sua mãe sofrer e sabe que ela apanha dele, por isso vive assustada e sofrendo pela mãe.

”E a fim de bloquear o choro da mãe, embora não conseguisse impedir as próprias lágrimas, Letícia se encolheu na cama e comprimiu as mãozinhas com toda a força contra os ouvidos. Mesmo assim, ela continuou ouvindo os soluços contidos da mãe.”

Adriana nos mostra também que o abuso não é só a dor, mas também a vergonha. Ela sempre foi uma mulher forte e decidida e agora se vê dominada pelo marido, é claro que começa a se sentir envergonhada de sua situação e fraqueza. Quando a mesma encontra Daniel, achamos que ele irá ajudá-la a sair dessa situação, mas por mais que ele queira, a falta de coragem de Adriana em admitir que apanha impede que isso aconteça.

Claro que tem também o triangulo amoroso. Daniel nunca deixou de amar Adriana e ela se vê dividida entre o amor ( que não tem certeza se ainda sente) do marido e o que sentia por Daniel, que parece voltar.

Sentimento Fatal é uma leitura sufocante, e para mim, o melhor livro da autora. Gostei muito de como ela lidou com um assunto tão delicado, não deixando Roberto ser apenas o vilão, ele tinha um motivo para agir assim, por incrível que pareça. Também achei maravilhoso como ela expôs todos os lados da situação, como os pensamentos de quem vê de fora e os sentimentos conflitantes de quem vive algo assim. Além disso tudo, explora muito bem o psicológico de uma criança vendo tudo acontecer. É um livro que toda mulher deveria ler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave