quarta-feira, 8, dezembro, 2021

Resumo

Será que isso presta? é um livro até certamente biográfico, que serve para os fãs conhecerem mais a respeito de Seinfeld, além de pessoas que gostam apenas da arte de contar piadas e - principalmente -, para aqueles que deveriam se perguntar antes de entregar alguma coisa ou falar algo: "Será que isso presta?"

Resenha | Será que isso presta? – Jerry Seinfeld

É garantido que alguém quando ler este título irá fazer uma piada. Com certeza Jerry Seinfeld deve ter pensado nisto quando colocou o título de seu livro, que conta toda a sua trajetória do palco para a televisão e de volta aos palcos. Mas também tem um outro motivo: Será que isso presta? é a pergunta que todo comediante faz antes de mostrar seu novo material para o público.

Isto é algo que muita gente deveria fazer! Sim, porque a obra de Jerry Seinfeld não é apenas um acumulado de piadas que deram certo que ele colocou entre as pouco mais de 450 páginas de seu livro lançado aqui no Brasil pela editora Intrínseca.

Será que isso presta? foi a maneira que o autor encontrou para mostrar toda a sua trajetória desde sua primeira aparição no Tonight Show na década de 1970 até os anos 2010. Seinfeld divide o livro justamente desta forma, por décadas, o que ajuda o leitor a entender não apenas o que se passou na vida do comediante, mas também toda a sociedade da época.

É interessante que a narrativa de Será que isso presta? segue o formato de um diário pessoal, onde o ele coloca títulos como Conta Comigo, Jornada nas Estrelas, Batman, entre outros e faz comentários de ter ido conferir e se era bom ou não, além de certos acontecimentos daquele dia ou momento.

Outro aspecto interessante é a forma como ele mostra em palavras como a comédia é crítica. Ao assistir a algum de seus shows, o espectador irá rir da forma como ele conta determinada história ou crítica. Mas ao ler, ela têm uma conotação muito mais forte e pessoal, do que as pessoas podem imaginar. Um destes exemplos é do capítulo do Os Anos 2010, quando ele comenta: “Todos os homens põem tudo em duas categorias: ou é problema meu, ou não é problema meu. (…) Temos duas caixas. E nelas está escrito: Problema. Não é problema.”

Será que isso presta? é um livro até certamente biográfico, que serve para os fãs conhecerem mais a respeito de Seinfeld, além de pessoas que gostam apenas da arte de contar piadas e – principalmente -, para aqueles que deveriam se perguntar antes de entregar alguma coisa ou falar algo: “Será que isso presta?”

O livro e a obra de Jerry Seinfeld, com certeza sim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave