Homossexualidade é um tema sempre muito complicado de abordar, ainda mais quando se trata de um adolescente que precisa sair do armário. Uma temática delicada como essa precisa ser muito bem trabalhada e foi exatamente isso que Becky Albertalli fez em Simon vs. a Agenda Homo Sapiens, publicado pela Editora Intrínseca.
No livro conhecemos Simon Spier, um garoto do ensino médio que se descobriu gay mas ainda não se assumiu para o mundo. Simon possui um correspondente com o codinome Blue, do qual mesmo sem saber a real identidade, possui uma grande ligação e compartilha quase todos os seus segredos. Através da narrativa de Simon, vamos conhecendo seu mundo, seus dilemas, seus relacionamentos e a evolução de sua amizade com Blue, que promete se transformar em algo mais.
Simon vs. a Agenda Homo Sapiens consegue abordar várias questões, indo muito além da homossexualidade. Simon é chantageado por um garoto que quer se aproximar da sua amiga, precisa lidar com problemas de ciúmes no seu circulo de amigos e coisas assim. Com uma obra focada no mundo adolescente, Becky consegue citar vários problemas dessa fase de uma maneira simples e prática, sempre levantando questões morais de uma maneira informal e divertida. E esse é um grande diferencial do livro, a narrativa consegue tratar de assuntos sérios, apontando para vários dilemas do cotidiano, sem apelar para o drama excessivo.
É o seguinte: o nome Simon quer dizer “ aquele que ouve” e Spier quer dizer “ aquele que observa”. O que significa que estou destinado a ser fofoqueiro.
Além da narrativa gostosa de Albertalli, que se foca em mostrar dia a dia de Simon, ainda temos um elemento que nunca falha nesse tipo de livro: e-mail. Blue e Simon se comunicam através de uma conta fake de e-mail que cada um criou, por isso sabemos quando o dia está terminando (e com isso o capítulo) quando vemos os e-mails trocados por eles nesse dia. Esses e-mails deixam a leitura ainda mais fluida e divertida, além de proporcionar mais intimidade na nossa relação com os personagens.
Tratando de questões sociais, sexuais, familiares e até mesmo bullying, Simon vs. a Agenda Homo Sapiens é o tipo de livro que deveria ser lido por todo adolescente, independente de sua orientação sexual, pois vai muito além do dilema de Simon em se assumir.