sexta-feira, 27, novembro, 2020

Resumo

Território Lovecraft vai além do gênero terror e mergulha o leitor em um verdadeiro território de segregação racial, misturando elementos de H.P.Lovecraft, com um novo mundo criado por seu autor, Matt Ruff.

Resenha | Território Lovecraft – Matt Ruff

Território Lovecraft é um livro para poucos e ao mesmo tempo para muitos. Ambíguo? Sim, pois a primeira leitura do título, uma parte dos leitores poderá achar que é uma obra do próprio H.P.Lovecraft. Mas não. Este título é uma nova aventura que utiliza de todo o universo criado por Lovecraft, como uma formidável homenagem em forma de crítica social.

O autor, Matt Ruff, consegue captar todo o racismo envolto nos EUA nos anos 1950 e mostrar de maneira magistral que o maior medo que temos não é de monstros vindos da imaginação, mas de monstros brancos. Como bem descrito no livro, “Um vulto de branco é mais assustador se for um fantasma ou um membro da Ku Klux Klan?”.

Pois bem, o autor dá muito bem esta resposta e ainda deixa uma lembrança interessante sobre como muitos dos autores que tanto admiramos eram racistas. Mesmo que seja uma época diferente, aqueles personagens criados por autores consagrados, vinham de lugares onde lutaram contra o fim da escravidão, como bem lembrado por Matt Ruff em suas páginas, enquanto seguimos ao lado de personagens muito bem construídos.

Além de bem construídos, os personagens são pessoas que sofrem com o preconceito que muitas vezes, para quem nunca passou por isso, parece ser coisa de ficção e até mesmo piada. Mas isto tudo é real e sério. E construir uma narrativa utilizando-se dos monstros para falar sobre a segregação racial, é genial. Enquanto viajamos com Atticus em busca do seu pai e em seguida em várias outras jornadas, vemos que os anos apenas mudam, mas o racismo continua o mesmo, até mais perigoso.

Matt Ruff conseguiu criar personagens memoráveis, em um mundo cheio de elementos sobrenaturais, portais para outras realidades, magia e muitos outros elementos de livros de Lovecraft.

É verdadeiramente um Território de Lovecraft! E voltando ao início do artigo, o livro também é para muitos, pois todo aquele fã de romances de terror irão se deliciar com as críticas embutidas em cada cidade por onde os personagens passam. Por cada canto de uma casa ou uma estrada escura.

São elementos que apenas os leitores mais aficcionados pelo gênero irão perceber. Não que outros não peguem cada crítica velada em uma frase ou acontecimento, mas este é um livro que vai além do universo do sobrenatural, submergindo em cada aspecto mais frio e denso da alma e sociedade, chegando ao ponto de quase nos afogarmos se não tomarmos cuidado em separar a realidade da imaginação.

Território Lovecraft é mais do que um livro a ser lido. É para ser apreciado, para levar em conta cada aspecto da maldade humana, em perceber o quanto o preconceito está em cada parte mais simples que nunca pensou ou achou que fosse possível. Ali você percebe que quando “separa” as pessoas até mesmo em coisas triviais, está sendo sim de alguma forma preconceituosa, seja de forma consciente ou não.

Território Lovecraft de Matt Ruff traz consigo um mapa a ser olhado e estudado. Com certeza é um dos melhores livros dos últimos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave