“Posso não ser o melhor roteirista de Hollywood, mas sou de longe o mais rápido”.
Dalton Trumbo foi um roteirista maravilhoso, com filmes como Spartacus, Exodus e A Princesa e o Pebleu em seu portifólio e romances conhecidos pela sua qualidade. Mas mesmo com todos esses feitos, não foram suas obras que tornaram seu nome tão comentado, e sim os anos que passou na lista negra por ser comunista.
Trumbo, escrito por Bruce Cook, conta toda a vida do escritor. O livro inspirou o filme que rendeu a Bryan Craston a indicação para o Oscar de melhor ator. Logo no inicio da leitura podemos notar que a adaptação simplificou muito os fatos, por exemplo, nas primeiras páginas descobrimos que Dalton Trumbo ficou gravemente doente e essa doença não é nem mencionada no filme.
Abusando de relatos dos conhecidos de Trumbo, Bruce Cook mostra com maestria a vida do mesmo, desde sua infância até o fim de seu período na lista negra. Nesse tempo todo, Trumbo teve que sustentar sua família, recorrendo até mesmo a alguns métodos ilegais em épocas de desespero, antes de finalmente começar sua carreira fazendo o que gosta: escrever. Na realidade, demorou bastante para ele se envolver com política e finalmente passar o tão comentando tempo na prisão por desacato ao ser acusado de ser comunista. Após cumprir sua pena, ficou quase 13 anos usando pseudônimos em seus trabalhos, pois não podia de fato estar trabalhando.
Como uma cinéfila de carteirinha, fiquei fascinada pela vida de Trumbo, no término do filme já estava louca para ler a biografia completa. E posso dizer que essa leitura dessa biografia foi extremamente gostosa, a cada acontecimento novo, eu ficava mais envolvida. Quem gosta de saber mais sobre cinema, vai amar esse livro.
Para quem ficou curioso sobre a vida de Dalton Trumbo e deseja se aprofundar mais, a obra é um prato cheio, vai muito além dos fatos mostrados no filme, que se focam no período em que se envolveu na política. Aqui, vemos desde o inicio, a relação de Trumbo com sua família, todas as dificuldades que passou até fazer sucesso, a incrível história de como conquistou Cleo, a repercussão que sua prisão surtiu na vida dos filhos e por fim, como se deu sua morte.
Realmente uma biografia fascinante. Muito interessada demais na leitura! Abraços!
http://www.lostgirlygirl.com
Ainda não conhecia, vou procurar saber mais sobre a obra…
Parabéns pela resenha!
Beijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
Espero que goste do livro.
Obrigada pelo comentário
Oi!
Sem sombra de dúvida o livro é sempre mais completo que o filme, adoro livros nesse estilo e embora não tenha lido essa obra sua resenha me deixou cativada. Não sou comunista, mas gostaria de ver os pontos que levaram Trumbo a seguir por esse caminho.
Beijos!
Que bom que gostou da resenha. Espero que leia e goste do livro, com certeza irá gostar!
Obrigada pelo comentário
Um homem com uma grande história, mas nao tenho interesse em ler o livro
Bjs, Rose.
Eu gosto muito da Editora Intrínseca, tem uns livros ótimos. Eu nem sei como não conhecia este, pois adoro ler sobre cinema. Já anotei e certamente lerei este livro ainda em 2016. Adorei a dica!
Não sou muito de ler biografias, mas como é um grande diretor até fiquei bem interessada.
Lisossomos
Diretor e roteirista. 🙂 Espero que tenha a oportunidade de ler e goste muito. Obrigada pelo comentário
Olá,
Um homem fascinante por seu trabalho e vida. Gosto muito de biografias e quero essa na minha estante.
Indo para os desejados agora.
abraço.
Luana Lima
http://blogmundodetinta.blogspot.com
Não sou muito de ler biografias, então eu nem sabia dessa. Mas fiquei super interessada, ainda mais que amo quando o assunto é cinema. Espero gostar da leitura 🙂
Beijinhos,
Lica
amoreselivros.com.br
Para fãs de cinema, é um prato cheio! Espero que goste, Dalton Trumbo foi uma pessoa impressionante.
Obrigada pelo comentário
Para fãs de cinema, é um prato cheio! Espero que goste, Dalton Trumbo foi uma pessoa impressionante.
Obrigada pelo comentário
É um lançamento bem recente. 🙂 Espero que goste da leitura!
Obrigada pelo comentário
Espero que goste da leitura!
Obrigada pelo comentário
Que bom que gostou, espero que goste da leitura também.
Obrigada pelo comentário
Que pena 🙁
Obrigada pelo comentário