Resenha | Uma Família Feliz- Raphael Montes

0
1768

Novo romance de Raphael Montes apresenta uma família perfeita nas aparências, mas que na realidade não é tão funcional assim. 

Situado em um condomínio de luxo na barra da tijuca, Uma Família Feliz investe em uma crítica sobre o luxo e aparências, quando no íntimo familiar a rotina não é tão organizada e feliz quanto tentam passar. A trama apresenta Vicente e Eva, pais de duas meninas gêmeas no auge de seus dez anos. A rotina perfeita da família promete ficar ainda melhor com a gravidez de Eva, que está esperando um menino para completa alegria do pai. 

Porém, as coisas acabam não andando tão bem como o esperado. O período conturbado da gestação de Eva começa a desestabilizar sua mente, o que só piora com o acúmulo de tarefas e total correria que é a adaptação de um recém nascido na casa. As situações seriam normais para qualquer um que já teve um bebê em casa, mas o leitor sabe o que vem a seguir, visto que o primeiro capítulo da obra também é o último, onde é possível ver que algo terrível aconteceu. 

Enquanto fatos violentos e estranhos começam a acontecer, os detalhes da relação passam a desconfiança do culpado entre o casal, levando o leitor a criar várias teorias do que aconteceu para levar à situação crítica do final. 

A narrativa de Raphael Montes é certeira nesse livro, sabendo medir o suspense, com as situações absurdas que entrega ótimas críticas sociais, enquanto causam certo desespero no leitor. A técnica muito usada em roteiros, de colocar teaser no início da obra para aguçar o interesse funciona muito bem, já que é mais fácil tentar investigar o acontecido quando o desfecho já foi apresentado. Além disso, se torna prazeroso chegar ao final e ver as peças totalmente encaixadas. 

Montes é conhecido por saber juntar os detalhes e faz isso muito bem em Uma Família Feliz. Diferente que algumas obras antecessoras do autor, onde algumas coisas parecem acontecer rápido demais e as apresentações são passadas corridas pela narrativa, esse livro toma o tempo correto para trabalhar cada um, deixando um aprofundamento certeiro na escrita.

Mesmo com um desfecho totalmente satisfatório, há alguns pequenos detalhes que ficam sem explicação no final. Argumentos usados para desviar a atenção ou trocar o foco das acusações funcionam muito bem, entretanto ficam subentendidos nos detalhes do ocorrido que poderiam ser melhor trabalhados. 

Uma Família Feliz é um livro intrigante, com críticas pontuais e uma leitura prazerosa, sendo rápida e interessante do início ao final, como um bom suspense tem que ser.

Resumo
Nota do Thunder Wave
resenha-uma-familia-feliz-raphael-montesUma Família Feliz é um livro intrigante, com críticas pontuais e uma leitura prazerosa, sendo rápida e interessante do início ao final, como um bom suspense tem que ser.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui