domingo, 14, agosto, 2022

Resumo

Se você é um fã das séries médicas para a TV como Grey´s Anatomy, Plantão Médico, entre outros, Vai doer: As aventuras de um médico em crise é o livro certo para você! Principalmente se pensa em fazer medicina.

Resenha | Vai doer: As aventuras de um médico em crise – Adam Kay

Quem nunca ficou curioso em saber como é a vida de um profissional da saúde? Mesmo com tantas matérias a respeito do setor de medicina, ainda ficamos encantados, estarrrecidos e achamos – também – engraçado certos acontecimentos que ocorrem em hospitais.

Desta forma, Adam Kay, autor do livro Vai doer: As aventuras de um médico em crise, da editora Intrínseca, narra o período em que ele começou sua residência em um hospital, mostrando toda a realidade dura e com decisões que determinam a vida e a morte das pessoas.

Vai doer, é um livro no formato de diário, que Adam escreveu quando trabalhou na área de medicina da Inglaterra. São dias comuns, outros um pouco mais tenebrosos e até mesmo engraçados. Além disso o ponto de vista de uma pessoa que trabalhou em um hospital é interessante para o leitor entender o quanto esta vida não é nenhum pouco glamurosa, tornando-se muitas vezes perigosa.

E um ponto do livro, Adam conta a respeito do quanto ficou sujo de sangue após socorrer uma paciente. Ele escreve que era tanto sangue, que sujou toda a sua roupa e na hora de a trocar, teve que jogar sua roupa intima fora e se lavar e acabou pensando que poderia até pegar alguma doença contagiosa em situações absurdas.

Adam Kay também é bem didático, pois ao apresentar nomes e referências da medicina, ele deixa notas de rodapé ou até mesmo algum comentário para que o leitor não se perca e alguns pontos até pede que pare de ler, caso ache que aquela parte faça referência a rede social.

De maneira direta e até irônica, Vai doer: As aventuras de um médico em crise é um livro sensacional, que mostra o cotidiano de um médico trabalhando em um hospital, com boas doses de realidade e em certos pontos até de bom humor. É um livro que com certeza irá expor o quanto os profissionais desta aérea são tratados de maneira desumana e até cruel.

Se você é um fã das séries médicas para a TV como Grey´s Anatomy, Plantão Médico, entre outros, Vai doer: As aventuras de um médico em crise é o livro certo para você! Principalmente se pensa em fazer medicina.

Adaptação para a TV

Vai doer: As aventuras de um médico em crise ganhou uma adaptação para a TV co-produzido pela BBC e AMC com o seu nome original This Is Going to Hurt. Centra-se na vida de um grupo de médicos juniores que trabalham em uma enfermaria de obstetrícia e ginecologia em um hospital do Serviço Nacional de Saúde.

Ele perfila suas vidas profissionais e pessoais e explora os efeitos emocionais de trabalhar em um ambiente de trabalho estressante. A série segue de perto as histórias de Adam Kay (Ben Whishaw) e Shruti Acharya (Ambika Mod) à medida que trabalham nas fileiras da hierarquia hospitalar.

Esses personagens quebram a quarta parede e se dirigem diretamente aos espectadores com diálogo. This Is Going to Hurt apresenta suas histórias com tons cômicos e dramáticos. A série de sete partes estreou na BBC One e BBC iPlayer em 8 de fevereiro de 2022. Começou a ser exibida no AMC + nos Estados Unidos em 2 de junho de 2022.

No Brasil ela está disponível no Brasil pela HBO Max.

Sobre Vai doer: As aventuras de um médico em crise

Prestes a começar seu período de residência em um hospital, Adam Kay estava pronto para dar início a uma carreira de prestígio. O que encontrou, porém, foi uma realidade bem diferente: jornadas de quase 100 horas de trabalho por semana, decisões que determinam a vida ou a morte das pessoas, um constante tsunami de fluidos corporais e uma remuneração inferior à do parquímetro do hospital.

Relato sem censura de um médico recém-formado, o diário de Adam foi escrito secretamente ao fim de dias que pareciam intermináveis, em noites insones e em incontáveis finais de semana perdidos. Durante seus anos de trabalho no sistema público de saúde do Reino Unido, o comediante e ex-residente de medicina colecionou histórias hilárias, assustadoras e emocionantes. De objetos bizarros enfiados em diversos orifícios a dúvidas esdrúxulas de pacientes, passando por centenas de eventos cancelados por conta de plantões malucos, Adam revela em seu primeiro livro tudo que o leitor sempre quis saber sobre o cotidiano de um médico — além de algumas coisas que realmente preferiria não saber.

Com uma narrativa leve e divertida, o autor expõe as indignidades, o caos e as pequenas alegrias de um profissional da área de saúde. Vencedor do National Book Awards em quatro categorias, incluindo Melhor Livro do Ano, Vai doer vai muito além de questões éticas e cirúrgicas para apresentar um lado nada glamoroso de uma das profissões mais cobiçadas do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Resenha | Vai doer: As aventuras de um médico em crise - Adam KaySe você é um fã das séries médicas para a TV como Grey´s Anatomy, Plantão Médico, entre outros, Vai doer: As aventuras de um médico em crise é o livro certo para você! Principalmente se pensa em fazer medicina.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave