segunda-feira, 30, novembro, 2020
Início Filmes Artigos REVELIO: 31 curiosidades sobre Harry Potter

REVELIO: 31 curiosidades sobre Harry Potter

Hoje é uma data muito importante e especial para os fãs da saga Harry Potter: é o aniversário do bruxo mais amado de todo o mundo. Conhecido como Potterday (dia de Potter, em tradução literal para o português), a data é comemorada ao redor de todo o mundo por ser também, o aniversário de J. K. Rowling, criadora do personagem e de todo o mundo mágico a qual fomos apresentados há vinte anos, quando o mundo conheceu Harry Potter e a Pedra Filosofal.

A criação de Rowling lhe rendeu o título de mulher mais rica do Reino Unido, onde ganhou seus milhões de libras fazendo o que mais gosta: escrevendo livros. A saga Harry Potter lhe rendeu sete livros, oito superproduções cinematográficas, diversos produtos licenciados desde jogos eletrônicos até produtos de cama, mesa e banho, parque temático e muito mais. Tudo isso prova que o sucesso da escritora britânica deu mais que certo.

Hoje, para comemorar os 37 anos de Harry, vamos revelar 31 curiosidades sobre a saga e sobre o personagem que tanto amamos. Talvez você já saiba, talvez não e se de repente você não leu os livros, essa postagem pode te soar como um grande spoiler, mas nada que comprometa sua experiência em ler os livros. Prontos?

Ofidioglossia

O dom que Harry tinha de falar com as cobras nos foi apresentado nos eventos de Pedra Filosofal, na cena em que ele visita o zoológico na companhia dos Dursley. Até aquele momento, não sabíamos do que se tratava, muito menos o Harry. A ofidioglossia, que é a habilidade de falar com cobras, retornou no ano seguinte, nos acontecimentos de Câmara Secreta. Esse “dom” só foi possível por causa da noite em que Voldemort tentou assassinar Harry em Godric’s Hollow.

 Os Dursley não gostavam de Harry

Essa, talvez, seja uma dúvida que paira na cabeça de quem lê ou assiste Harry Potter. Sendo da mesma família, porque os Dursley não gostavam do menino? Em 2015, J. K. Rowling através do site Pottermore, escreveu sobre: “Tiago estava impressionado com Válter, e cometeu o erro de mostrar isso. Válter tentou patronear Tiago, perguntando qual carro ele dirigia. Tiago descreveu sua vassoura de corrida. Válter supôs que bruxos tinham que viver sem auxílio-desemprego. Tiago falou sobre o Gringotts e a fortuna que seus pais tinham poupado lá, em ouro sólido. Válter não entendeu se estava sendo feito de palhaço ou não, e se irritou. A noite terminou com Válter e Petúnia saindo bruscamente do restaurante, enquanto Lilian caía em lágrimas e Tiago (um pouco envergonhado de si mesmo) prometeu resolver as coisas com Válter na primeira oportunidade”. A partir daí, você já pode imaginar o que houve, não é mesmo?

Harry é uma horcrux

Harry foi a última horcrux que Voldemort criou sem saber e sem querer. Esse momento aconteceu na noite em que o vilão foi a Godric’s Hollow assassinar o bebê Harry. Sua mãe, Lilian, se colocou na frente do menino lhe protegendo com todo o amor do mundo, e por isso o feitiço ricocheteou dando a Harry uma cicatriz e a Voldemort, uma vida reduzida a nada. Por esse motivo, Harry sabia falar com as cobras, tinha sua mente invadida pelo vilão e sofria tanto com a presença de Voldemort, sentindo sua cicatriz arder feito ferro em brasa. Tudo terminou na noite em que “Harry morreu” na Floresta Proibida.

A morte de Harry Potter

O que na verdade aconteceu, não foi a morte do personagem e sim, a destruição da horcrux. Pode parecer um tanto surreal, mas há muita realidade nisso tudo. Isso não quer dizer que ele tinha duas vidas. Quando Voldemort lhe lançou a maldição da morte, Harry fora levado a estação de King’s Cross e lá, se encontrou com Dumbledore. Harry vira um Voldemort caído, ensanguentado como se fosse um feto abortado, agonizando e pedindo ajuda. Ali, era a parte de Voldemort que vivia em Harry que fora destruída pelo próprio vilão. Com isso, Harry tornou-se uma pessoa normal.

Hermione Granger

Uma das personagens mais marcantes de toda a trama – ouso falar, que é mais marcante que até o próprio Harry -, Hermione é o cérebro do trio. Sagaz, atenta a detalhes e leitora ávida, foi capaz de produzir uma poção Polissuco sem instruções de professores. Nos acontecimentos de Relíquia da Morte, ela usou o feitiço da memória em seus pais, lutou bravamente na batalha de Hogwarts, voltou para a escola a fim de terminar seus estudos e formou-se com honrarias. Após isso, correu o mundo todo em busca de seus pais e reverteu o Obliviate. De acordo com o livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, tornou-se Ministra da Magia, a primeira mulher a ocupar o cargo. #girlpower!

Minerva McGonagall, uma bruxa á frente de seu tempo

Hoje, o tema feminismo está presente em diversas rodas de debates e povoa noticiários além-mundo. Sutilmente, J. K. Rowling tratou desse tema nas entrelinhas de seus sete livros, empoderando mulheres e dando voz às minorias. Uma das inúmeras lutas das feministas, é desconstruir a imagem da mulher perfeita que foi feita para casar, ter filhos e cuidar do lar, sem a opção de escolhas. Minerva nos mostrou que é possível viver sem se casar. É uma animaga, consegue conjurar dois patronos ao mesmo tempo, fora jogadora de quadribol em seus tempos de aluna e tal como Hermione, o Chapéu Seletor levou alguns minutos para decidir em qual Casa estudaria.

Os temas abordados nos livros levaremos para a vida

Sim, tanto as famosas frases de Dumbledore quanto os temas que nos foram mostrados durante a leitura dos sete livros. Assistindo os filmes, é bem difícil de absorver tudo mas através dos livros, temos uma visão bem maior sobre o que Rowling nos quis passar. Lições sobre ambição, poder, homossexualidade, feminismo, amizade, lealdade, bullying, coragem e despertamento da sexualidade, nos faz ver que Harry, Rony e Hermione são tão normais quanto nós, trouxas.

Hagrid

O nosso amado meio-gigante, que atualmente é o guarda-caças da escola, é filho de giganta com bruxo, ou seja, um mestiço. Não completara seus estudos na escola, porque em sua época, fora acusado de abrir a câmara secreta e vocês já conhece todo o desenrolar da história pelo livro ou filme. O que não é mostrado no filme Ordem da Fênix é o relacionamento dele com Madame Maxime, que partem numa viajem para encontrar os gigantes por ordem de Dumbledore a fim de convencê-los a se unirem com a segunda Ordem da Fênix na luta contra Voldemort. A construção do relacionamento deles é bem bonitinha.

Escolas de magia ao redor do mundo

Nos adventos de Cálice de Fogo, logo no início do livro, sabemos que Hogwarts não é a única escola de magia que existe. No filme, isso fica mais claro. No acampamento da copa mundial de quadribol, vemos diversas barracas com bandeiras de diversos países fincadas sobre elas. No livro, Harry fica estupefato em saber que eles não eram os únicos e com a ajuda de Rony, o Brasil é citado pela primeira vez na saga. Anos mais tarde, ficamos sabendo que pelo menos mais cinco escolas (além Hogwarts) existem espalhadas ao redor do mundo, inclusive uma no Brasil que abriga todos os alunos da América do Sul chamada Castelobruxo.

Animais Fantásticos e Onde Habitam

É uma nova franquia que se passa uns setenta anos antes de Harry Potter, ou seja, nem os pais de Harry existiam na época. O primeiro filme contém muita referência do mundo mágico que conhecemos através de Potter e novos ambientes nos foram apresentados no primeiro filme da franquia. Até o anúncio, tratava-se de uma trilogia. Depois, cinco filmes e cada um desses cinco filmes, se passarão em um continente onde uma escola de magia (incluindo Hogwarts) se faz presente. Bem, isso não é novidade para ninguém. A grande novidade é que os cinco filmes serão lançados até 2024 e todos serão escritos por J. K. Rowling, que se aventura atualmente como roteirista de filme. Aliás, Animais Fantásticos e Onde Habitam é o primeiro filme do mundo mágico de Rowling a ganhar uma estatueta Oscar.

Newt Scamander já apareceu em Harry Potter

Além de ter sido citado, o magizoologista esteve em Hogwarts no terceiro ano escolar de Harry. Isso é possível ver quando Harry observa o Mapa do Maroto e observa o escritório de Dumbledore, no mapa. Na ocasião, Newt visitava Dumbledore e sabe-se lá Rowling o que estariam confabulando.

Arabella Dora Figg

É a vizinha de Harry enquanto ele morava com seus tios na rua dos Alfeneiros, nº 4. Ela sempre é citada nos livros como a velhinha que mora na frente e que é dona de inúmeros gatos. No quinto livro/filme, Ordem da Fênix, ela ganha um destaque maior e mais tarde descobrimos, que ela esteve sempre ali propositalmente para ajudar Harry no que fosse preciso. A sra. Figg é um aborto, ou seja, um bruxo nascido sem poderes. Ganha a vida vendendo híbridos de gatos com amassos (uma espécie mágica de gato) e fez parte da primeira Ordem da Fênix. Harry se surpreende ao saber que ela conhece Dumbledore.

Petúnia tinha inveja da irmã, Lilian

J. K. Rowling declarou que Petúnia, a tia de Harry, sentia inveja de Lilian porque ela era bruxa. No quinto livro, vemos uma Petúnia totalmente conhecedora da magia, porque vivenciou a predileção de seus pais pela irmã mais nova. Na ocasião, Lilian até tentou levar a irmã junto dela para Hogwarts, a fim de pleitear uma vaga para ela, o que não foi possível.

O rei do pop era potterhead

Sabia que Michael Jackson, o eterno rei do pop, era um fã declarado da saga? Inclusive, por meio de seus empresários, ofereceu a J. K. Rowling toda uma produção de um musical baseado em sua obra. A britânica, claro, rejeitou.

Os famosos potterheads

Por falar em Michael Jackson, não somente ele era fã da saga mas também, outros artistas amam o universo que Rowling criou. Vamos listar alguns nomes. Torçam para seu ídolo estar nela.

As cantoras Selena Gomez, Ariana Grande (o seu gato se chama Sirius), Shawn Mendes, Luan Santana (inclusive confessou que é da Lufa-Lufa), os atores Jannette McCurdy, Josh Hutcherson, Vanessa Hudgens, John Travolta, Chloë Grace Moretz e o cantor e ator Ross Lynch, são uma dos famosos que já confessaram seu amor pela criação de J. K. Rowling.

Sucesso

O livro Harry Potter e as Relíquias da Morte vendeu 11 milhões de exemplares no dia de seu lançamento. Enquanto a parte 2 do filme homônimo, é o mais lucrativo da série, rendendo cerca de R$ 4,3 bilhões. No geral, os oito filmes da franquia renderam R$ 25,9 bilhões ao redor do mundo.

Menos é mais

O filme Prisioneiro de Azkaban é o menos lucrativo dos oito, com rendimento de R$ 2,6 bilhões, aproximadamente, bem mais lucrativo que os filmes da franquia Crepúsculo. #chorarecalque

O uso do latim

O sobrenome Malfoy vem do latim maleficius, que traduzindo para o português, significa “maléfico”. Aliás, a maioria dos feitiços vieram do latim e também do italiano. “Expecto Patronum”, por exemplo, significa “espero um guardião”, em português.

Mexe com quem tá quieto!

A autora Nancy Stouffer processou J. K. Rowling, acusando a britânica de plágio, mas perdeu o processo e ainda teve que pagar uma multa.

Rainha mesmo, né mores?

Durante as filmagens de Ordem da Fênix, o diretor desejou incluir um elemento a mais numa determinada cena em que Sirius aconselha Harry na mansão dos Black. Então, o diretor ligou para Rowling e a pediu algo sobre uma árvore genealógica da família Black. Meia hora depois, ela o enviou a tal árvore.

Mais do que a gente imagina

Ao contrário do que muita gente pensa, a saga não é composta por apenas dois elfos domésticos. No quarto livro, somos apresentados a inúmeros elfos, dentre eles, Winky, uma elfo – sim, do sexo feminino. Ela é imprescindível na história, vale a pena ler. E Monstro, que nós conhecemos a partir do quinto livro, nem é tão monstruoso assim como fora pintado e Harry nutre um carinho por ele.

Genial!

O primeiro livro da série foi publicado em 1998, o mesmo ano que acontece a Batalha de Hogwarts, evento que encerra a história. Coincidência?

Final do último livro

Rowling planejava terminar com a palavra cicatriz, mas a trocou por “tudo estava bem”. Por falar em cicatriz, ela aparece nos agradecimentos da autora. Como assim? Os agradecimentos formam a cicatriz em formato de raio. O que vimos no último filme, não acontece no livro. Por exemplo: Neville apaixonado por Luna Lovegood, isso não acontece. Ela se casa com Ana Abbott, uma aluna da Lufa-Lufa de seu tempo enquanto Luna, se casou com o neto de Newt Scamander, Rolf, que seguiu os passos do avô também tornou-se um magizoologista.

Neville

Alice e Frank Longbottom, infelizmente, nunca recuperaram suas memórias. Eles foram torturados por Belatriz Lestrange com a maldição Cruciatus. Durante seus tempos de aluno, Neville vivia sob a custódia de sua avó paterna, Augusta. Por pouco, ele não se transformara no Eleito para destruir Voldemort e isso fica bem claro no livro Ordem da Fênix. Após se formar em Hogwarts, tornou-se professor de Herbologia, sua disciplina favorita enquanto aluno.

Sucesso III

O livro mais vendido da saga foi Pedra Filosofal, com cerca de 107 milhões de exemplares em todo o mundo, Um outro recorde quebrado pela magia.

A família Granger-Weasley

Hermione se casou com Rony e tiveram dois filhos: Hugo e Rose, ao contrário do que Criança Amaldiçoada diz. Logo após o fim da saga, J. K. Rowling confessou ter se arrependido de ter deixado Hermione com Rony, deixando claro que teria sido bem melhor se ela e Harry tivessem terminado juntos. Para alegria de uns e tristeza de outros, que shippavam (e shippam até hoje) #harryone. Inclusive esse que vos fala.

Oitavo livro da saga

É bem contraditório aos sete primeiros livros. Se por um lado é “legal” saber como os nossos amados personagens estão hoje, é estranho saber que Voldemort teve uma filha com Belatriz. E tantas outras surrealidades que só você lendo pra ficar estarrecido… um dia a gente conversa sobre Criança Amaldiçoada.

Teddy Lupin, o afilhado de Harry

Sobre o filho de Tonks e Lupin, J. K. Rowling declarou: “Ao contrário de Neville Longbottom, que também foi criado por sua avó, Teddy teve seu padrinho (Harry), e todos os amigos de seu pai da Ordem para visitar e ficar com ele”.

RIP Edwiges

A morte da coruja fora retratada no livro e filme para mostrar o divisor de águas na vida de Harry, onde há a quebra da infância e a perda da inocência e segurança. Vai, aposto que se emocionou com a morte da coruja. Tinha necessidade, J. K. Rowling?

O trio

Harry, Rony se juntaram ao Departamento de Aurores no Ministério da Magia. Hermione tornou-se uma funcionária de alto escalão do Departamento de Execução das Leis Mágicas. Sobre eles, Rowling declarou: “Harry e Rony revolucionaram completamente o Departamento de Aurores no Ministério da Magia… Hermione começou sua carreira pós-Hogwarts no Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas, onde ela foi fundamental para melhorar muito a vida dos elfos domésticos. Ela então se mudou para o Departamento de Execução das Leis Mágicas, onde foi uma voz progressiva que assegurou a erradicação da opressivas leis pró-puro-sangue”.

“After all this time? Always!”

É real para nós, sempre será. Essa frase faz sentido aos fãs que viveram, sofreram, amaram e choraram com as aventuras do trio e com cada lição que nos fora ensinada. Será eterno para nós e no aniversário do bruxo mais amado do mundo, uniremos em uma única voz que diz: “Tem os olhos da sua mãe”.

Parabéns, Harry! <3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,970FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Gameplay de Cyberpunk 2077 para Xbox Series X/S é revelado

0
A CD PROJEKT RED lançou hoje o vídeo de gameplay rodando Cyberpunk 2077 no Xbox One X e no Xbox Series X.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave