O sonho de todo e qualquer fã é participar das feiras expositivas e convenções de entretenimento. Ser nerd, ou geek como preferirem dizer, está na moda e atualmente, o mercado do entretenimento voltado para esse público, cresce assustadoramente e a representatividade vai desde jogos eletrônicos, até o uso de camisetas ostentando seu herói favorito ou frases que façam sentidos para os fãs de seriados, filmes, livros e coisas do tipo.

O termo geek teve seu primeiro registro em meados dos anos 70. Tinha um peso pejorativo, o mesmo que ser bobo (fool, em inglês), por exemplo. Não eram bem vistos pela sociedade pelo fato de não fazerem boas coisas. Tudo mudou a partir dos anos 90, quando o Jargon File, um léxico criado pela primeira geração de usuários da internet, definiu geek como “pessoas fora do padrão, inteligentes e interessadas em novidades, que buscam objetivos e semelhantes iguais”. E é bem raro não saber identificar um geek por seu modo de vestir.

Desde então, diversas novidades surgiram. O que é bom, pois além de fomentar o universo geek, faz com que os fãs possam se encontrar em alguns locais para celebrarem e mostrarem o orgulho de serem parte daquele universo. E foi pensando nessa situação, que um grupo de fãs de Harry Potter de Porto Alegre, região sul do país, se reuniram e criaram a Armada Hogwarts. Fundado por Lucas Chagas e Vicky Martini, estão firmes desde 2008 e próximo de completarem uma década, realizam nesse mês de julho a PotterCon, a maior convenção sobre Harry Potter já feita no Brasil.

Vira-Tempo | Foto/Reprodução: Site Armada Hogwarts

O Thunder conversou com o Marcelo Soares, coordenador de produção e membro da Armada Hogwarts desde 2011. Na entrevista, falamos sobre como surgiu o evento, as atrações e participações especiais e muito mais. Confira abaixo nessa entrevista pra lá de interessante.

Thunder Wave: “Como surgiu a ideia da PotterCon”?

Armada Hogwarts: “A Armada Hogwarts, responsável pela produção da PotterCon, já realiza eventos com o tema Harry Potter já há 9 anos, desde sua fundação em 2008. Nós sempre fizemos eventos gratuitos, abertos ao público, e tínhamos uma vontade de fazer algo maior, com estrutura grande e com outras proporções. É nosso primeiro evento pago. Para produzir algo grande, de escala internacional, planejamos a convenção há quase 1 ano. Todos os detalhes são pensados para agradar o público e entregar um evento de qualidade. Nós temos como objetivo na Armada Hogwarts sempre promover eventos de qualidade inquestionável”.

TW: “Sobre uma das atrações, além dos PotterTubes – também conhecidos como Os Marotos, tratam-se dos youtubers Caco Cardassi (Caldeirão Furado) Thiego Novais (Observatório Potter), Renie Santos (O Expresso de Hogwarts) e Leonardo Santi (Patrono Net) -, como surgiu a ideia de trazer as outras atrações, como por exemplo, a turma do A Very Potter Musical Brasil?

AH: “Eu como fã de Harry Potter e fã de musicais sempre gostei bastante desse espetáculo que está disponível no YouTube e foi realizado por alunos de uma universidade nos Estados Unidos. É uma febre entre os fãs. Tive a ideia de trazer isso ao Brasil, sem perder nem um pouco para a qualidade da versão original, e chamei a Danielle Salmória, diretora do espetáculo, para dirigir e atuar na produção. A partir dessa parceria, fomos em busca de outros profissionais, fizemos audições e hoje estamos nos preparando para lançar o show de 2h30, em formato de espetáculo Broadway, dentro da convenção. A expectativa é bem alta e os fãs vão se surpreender. O público vai rir, chorar, se divertir e se emocionar com os números musicais que são incríveis.”

TW: “Após o anúncio da PotterCon, em quanto tempo os ingressos se esgotaram? A procura ainda é grande por parte dos fãs e da imprensa”?

AH: “Nós estávamos bastante receosos quanto à lotação. Achamos que teríamos que divulgar bastante para que a capacidade do local fosse atendida, porque é um dos maiores centros de eventos de Porto Alegre. Os ingressos acabaram em 3 dias e ficamos muito impressionados com a procura. Até hoje as pessoas buscam por desistentes que queiram vender suas entradas, questionam se não abriremos outros lotes… é bem gratificante”.

Carta de Hogwarts | Foto/Reprodução: Site Armada Hogwarts

TW: “Como você vê, de modo geral, os potterheads do RS”?

AH: “Os fãs são bem engajados, participam sempre dos eventos, pré-estreias e lançamentos. Infelizmente ainda somos bastante esquecidos pelas editoras e pela própria Warner. As atividades do fã-clube são sempre elogiadas pelos nossos parceiros e pelo público. Acredito que o potencial dos fãs gaúchos ainda precisa ser bastante valorizado, porque é especial”.

TW: “Passados os dias de PotterCon, há sempre um balanço a ser feito. Pretendem, por exemplo, levar a ‘Con’ para outros estados”?

AH: “Tivemos uma exposição inédita no Brasil que ficou 36 dias no Iguatemi de Porto Alegre e teve repercussão nacional e os fãs de outros estados nos enviaram diversas mensagens pedindo que o projeto fosse até as suas cidades. Para a PotterCon não é diferente. No momento nossa atuação é focada em Porto Alegre, mas nunca diga nunca“.

TW: “Poderia nos adiantar umas surpresinhas da programação”? (risos)

AH: “Além da programação que já divulgamos com os PotterTubers, o ator Charles Emmanuel (dublador do Rony Weasley) e os espetáculos Os Fundadores de Hogwarts e A Very Potter Musical Brasil, teremos diversas atividades como workshops, concurso de cosplay e quizz com vários prêmios incríveis. Além de diversos parceiros que terão estandes muito bacanas. Entre eles uma Kombi das Lojas Gang com personalização temática de camisetas, maquiagem e esmalteria temáticas de Harry Potter, lojas com produtos geek e de Harry Potter, uma confeitaria com doces temáticos e muito mais!”.

TW: “Em relação à imprensa, como se comportaram em relação ao cadastramento”?

AH: “Estamos com um formulário disponível para todos os interessados e será feita uma seleção. Infelizmente não podemos liberar credenciamento para todos os interessados devido à capacidade do local”.

TW: “Sobre parcerias, alguém ligado a Harry Potter curtiu a ideia e chegaram a ajudar na realização do evento direta ou indiretamente”?

AH: “Não, o evento é totalmente produzido pelo fã-clube e completamente sem fins lucrativos. Toda receita é investida em estrutura, materiais de comunicação e convidados”.

TW: “Quantas pessoas compõem a Armada trabalhando direta e indiretamente no evento”?

AH: “Temos 8 pessoas na produção”.

Varinhas | Foto/Reprodução: Site Armada Hogwarts

TW: “Para os fãs que não poderão comparecer a ‘Con’, terá alguma transmissão pelas redes sociais de alguma atração? O que poderia dizer a essas pessoas que gostariam muito de fazer parte mas não poderão”?

AH: “Nós faremos transmissões nas nossas redes sociais de algumas atrações sim! Teremos uma apresentação exclusiva de A Very Potter Musical Brasi” no Teatro do CIEE, dia 30/09, às 20h00. Os ingressos estão à venda pelo site do Ingresso Rápido“.

TW: “Para encerrar, a última pergunta: quais dicas você daria para os potterheads que participarão da Con”?

AH: “Eu diria que é bem importante ficarem atentos aos horários da programação e se organizarem para participar das atrações favoritas e ainda passear pela convenção conferindo todos os estandes. Outra dica para os participantes Gringotes e Sicle (que são os participantes VIPs), é aproveitar o acesso antecipado e chegar sempre 15 minutos antes de entrar para o teatro.⁠⁠⁠⁠ A convenção é feita de fãs para fãs, então curtam cada momento, aproveitem e participem do evento tornando-o ainda mais mágico!”.

Os ingressos para participar da PotterCon 2017 estão todos esgotados, mas você pode acessar o site da Armada Hogwarts e saber o horário de cada atração dos dois dias de conferência. Ah, por falar nisso, a PotterCon 2017 acontece nos próximos dias 21 (de 09h00 às 22h00) e 22 (de 09h00 às 20h00) no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, localizado na Av. Diário de Notícias, 300, Cristal, Porto Alegre – RS. Para maiores informações, acesse:

Site: armadahogwarts.com/pottercon
Twitter: @ArmadaHogwarts
Facebook: facebook.com/ArmadaHogwarts
Instagram: instagram.com/armadahogwarts

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here