segunda-feira, 4, julho, 2022

Review | Call of Duty: Vanguard

Call of Duty: Vanguard continua a entregar um desafio empolgante para os amantes deste estilo de jogo com recursos militares e uma boa estratégia.

Call of Duty: Vanguard é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Sledgehammer Games e publicado pela Activision. Foi lançado em 5 de novembro para Microsoft Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X / S. Ele é o 18ª título da série Call of Duty.

O novo título da franquia chegou com muita empolgação para os fãs. E não é para menos. Com uma história empolgante, Vanguard trás batalhas decisivas da Segunda Guerra Mundial enquanto lutam pela vitória nas Frentes Oriental e Ocidental da Europa, no Pacífico e no Norte da África.

Além disso, CoD: Vanguard mantém seus modos multiplayer, Zumbis e vem acompanhado de uma nova e incomparável integração pós-lançamento para o Call of Duty: Warzone. Mas será que a espera valeu todo o marketing em torno do jogo?

Direto ao assunto

Call of Duty: Vanguard, como era de se esperar não modifica muito de sua jogabilidade. E nem era, já que é um título de tiro. O que ele traz de novo é uma história agora mais envolvente, com personagens interessantes, um modo multiplayer com excelente conteúdo e ainda poder jogar sozinho.

A franquia sempre foi voltada para os entusiastas de narrativas militares e que ainda possam fugir do modo “real” e se aventurar em terras de zumbis. Talvez o problema mais persistentes seja a sua campanha. Ela é muito curta, e em um pouco mais de seis horas, já deu para terminar seus capítulos.

Isso é até triste, para um jogo de seu tamanho e com um enredo tão rico. Seu visual é bonito, não é tão poluído e dá para saber onde encontrar cada personagem, ítem e saber o que é uma sombra ou apenas um efeito de escuridão que os designers colocaram para esconder alguma falha do jogo.

Temas a serem debatidos

Um ponto mais do que positivo para Vanguard é ter aberto os olhos dos jogadores para uma questão importante: machismo e racismo. Lógico que ainda falta um pouco mais de coêrencia para o assunto, mas mesmo assim foi interessante a abordagem.

No jogo é mostrado o quanto os alemães eram racistas na Segunda Guerra Mundial, mas esquece-se que os próprios EUA também eram. É só lembrar de vários filmes sobre o assunto que mostram os negros sendo colocados a parte ou que nem mesmo podiam lutar.

O mesmo na questão do machismo. Vanguard é positivo ao mostrar o empoderamento da mulher e lembrar aqueles que esqueceram das aulas de história que existiram mulheres que lutaram para defender seus países. No game somos apresentados a Polina, que é o diferencial e deixa os alemães de cabelo em pé ao saber que uma mulher os venceu.

Só que nos dois casos, machismo e racismo, o exércio dos EUA ainda é até hoje bem preconceituoso. Novamente, é só dar uma boa olhada em filmes e séries nos canais de streaming.

Vale a pena?

Muitos sites reclamam que Call of Duty: Vanguard não muda e é o mais do mesmo. Só que dificilmente esse tipo de jogo terá mudanças. CoD é um título de tiro, com soldados se enfrentando. É o mesmo que escrever que o jogo de Xadrez recém lançado continua a mesma coisa e que em time que está ganhando não se mexe, pois a única grande mudança foi o design mais bonito das peças.

Pois bem! Para aqueles que gostam de jogos com um desafio militar e que seja voltado para algo mais real como a Segunda Guerra, é mais do que divertido. Poder jogar com amigos no modo multiplayer, se aventurar contra zumbis ou apenas no modo campanha, é sim algo que vale a pena.

Portanto, se não gosta deste estilo, é melhor ficar longe. Já se é um jogador que gosta de desafios estratégicos, conhecer um pouco mais de como funciona uma guerra, ou apenas sair dando tiros, Call of Duty: Vanguard é a sua melhor escolha.

Nota do Thunder Wave
Call of Duty: Vanguard continua a entregar um desafio empolgante para os amantes deste estilo de jogo com recursos militares e uma boa estratégia.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
Review | Call of Duty: VanguardCall of Duty: Vanguard continua a entregar um desafio empolgante para os amantes deste estilo de jogo com recursos militares e uma boa estratégia.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave