Recebemos para análise um programa de recuperação de dados. O teste foi feito com a versão do Windows 7, 32 Bits, com 2 GB de memória RAM.

Para a nossa avaliação, deletamos dois vídeos do HD do próprio computador, com aproximadamente 12 gigas no total, uma imagem de dois megas e um MP3 de 7 megas do pendrive.

O EaseUS Data Recovery Wizard possui instalação rápida, simples e intuitiva. E pode ser feita em Português Brasileiro, o que já facilita para os mais leigos em Inglês ou que não possuem paciência para ficar lendo longos textos ou várias caixas de opções para instalar um programa.

Pontos positivos

Seu design é bem simples e limpo, não trazendo problemas do que deve ser feito, ficando apenas para clicar nos HDs já existentes no seu computador, uma pasta que deseja recuperar seu arquivo ou qualquer outro dispositivo externo conectado.

Ao escolher o local a ser recuperado, o programa abre uma nova área mostrando o que será feito. Na parte superior, o usuário pode optar pelo Filtro e escolher em realizar uma busca mais objetiva pelo tipo de arquivo, se é algo existente ou deletado, data que foi excluído e até mesmo o início da letra.

E ao resgatar o arquivo, o usuário cria uma pasta onde deseja salvar, com o nome Recovered e o nome da pasta original, o que não traz problemas caso queira que o arquivo fique no mesmo local onde ele estava.

Pontos negativos

O EaseUS Data Recovery Wizard até faz uma busca rápida do que o usuário deseja recuperar. O seu problema está em querer analisar praticamente todo o seu PC em busca de arquivos que foram excluídos. Dependendo do tamanho do seu HD, isso pode durar pelo meus uma hora. E ele acaba demorando mais ainda para recuperar o seu documento.

Um simples arquivo MP3, que estava no pendrive, ele demorou aproximadamente meia hora para conseguir fazer a recuperação e mesmo assim retornou com erro.

A imagem do HD, não foi recuperada, muito por falta de paciência que o programa traz a quem está utilizando, pois nessa insistência de realizar uma busca completa onde o usuário não pediu, não deu para saber se ele precisa fazer tudo isso para recuperar ou deu erro.

Já os vídeos, deram mais de 4 horas para tentar recuperar, o que o PC ficou ligado por uma noite para realizar o trabalho. A recuperação não foi completa, deixando-o com vários pontos com erro.

Análise final

EaseUS Data Recovery Wizard é um programa simples para usuários com menos conhecimento de informática e sem paciência para instalações mais complexas. Infelizmente, ele não faz a busca apenas no local escolhido pelo usuário, insistindo em fazer uma análise de todo o seu computador, o que pode trazer uma certa irritação, além de não recuperar em 100%, nem mesmo pequenos documentos ou aquela imagem que foi excluída permanentemente sem (por) querer pelo seu irmãozinho.

Há a versão gratuita do programa, basta acessa o site para baixar.

Resumo
Instalação
Intuitivo
Design
Faz o que promete?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui