Flat Kingdom é um jogo indie, de plataforma, desenvolvido pela Fat Panda Games disponível para PC, lançado no dia 7 de abril de 2017. A história gira em torno de Flat que é o personagem principal, que pode assumir três formas diferentes, cada uma com a sua jogabilidade. O jogo foi desenvolvido tendo em mente que o jogador usasse um controle de Playstation para jogar, tanto que as formas que o personagem pode assumir são as mesmas dos botões do controle, círculo, triângulo e quadrado.

O jogo está traduzido para o português do Brasil, exceto a narração durante as cutscenes, mas as mesmas possuem legendas, muito bem escritas, e no geral foi feito um ótimo trabalho na tradução, apenas um pequeno bug devido ao acento nas palavras círculo e triângulo apareceram na tela de explicação das habilidades, mas nada que comprometa.

Flat Kingdom | Imagem: Fat Panda Games
Flat Kingdom | Imagem: Fat Panda Games

 

 

 

 

 

A história se passa no reino de Flat Kingdom, a princesa havia sido raptada e uma pessoa misteriosa estava roubando as 6 joias que mantém o mundo em paz e equilíbrio, então o rei o envia para essa missão, e cabe a Flat impedir o roubo das joias e resgatar a princesa desaparecida.

O gráfico é bem bonito e a direção de arte realmente fez um bom trabalho, apesar de serem cenários já bem conhecidos, como fases de praia, ou gelo e vulcões, tudo é bem trabalhado e tem uma grande atenção aos detalhes. Já não podemos dizer o mesmo sobre os sons do jogo. A trilha sonora das fases é muito curta, ou seja, a música repete diversas vezes num espaço de tempo muito curto, e após apenas alguns minutos acabei ficando incomodado com isso. Outro problema que identifiquei na parte de som, é o som dos passos de Flat enquanto ele está na forma de círculo, os passos parecem um som de interferência no fone, não de alguém caminhando.

Flat Kingdom Jogo
Flat Kingdom | Imagem: Fat Panda Games

A jogabilidade é ótima, os comandos respondem muito bem, a mecânica de mudança de formas é bastante criativa e realmente é o que se destaca no jogo. Cada forma possui sua própria característica, a forma de círculo pula mais alto e pode planar, a forma de triângulo corre mais e a forma de quadrado é mais forte e pesada, por isso consegue empurrar alguns objetos. Os inimigos também possuem formas, e para serem derrotados é preciso usar a forma correta, por exemplo, se o inimigo é redondo é necessário que o Flat esteja em forma de triângulo para derrota-lo. Na própria tela do jogo é possível deixar uma ajuda com a forma correta para derrotar os inimigos. Porém matar os inimigos não traz nenhum benefício ao jogador, por isso eu ignorava quantos eu podia, e isso me fez não aprender a forma de derrotar o chefe de uma fase, porque não havia matados os inimigos que deveriam ter me ensinado a mecânica para matar o chefe.

Durante as fases existem moedas para serem coletadas, que podem ser usadas na loja para comprar corações que aumentam a vida do jogador, pensei que depois iriam haver outras opções na loja, mas as moedas servem apenas para isso mesmo. Também é possível obter mais corações entregando alguns itens que uns NPCs que aparecem durante as fases pedem para que Flat encontre.

Review Flat Kingdom
Flat Kingdom | Imagem: Fat Panda Games

As fases do jogo são divididas em três áreas, porém apenas duas são acessíveis no começo, para acessar essa terceira área é necessário obter habilidades que ficarão disponíveis apenas na última fase, e para acessar o último chefe é necessário voltar para acessar essas áreas que antes eram inalcançáveis. Confesso que fiquei um pouco desmotivado de ter que jogar de novo tudo que já havia jogado, para achar a passagem para a área 3 de cada fase, pois o jogo não indica onde fica essa entrada. E alguns chefes foram reutilizados antes do chefe final, outra coisa que achei meio desnecessária, pois não foi nada divertido ter que enfrentá-los pela segunda vez. Porém a parte que mais incomodou foi o fato do chefe Hex Nascido das Sombras bugar diversas vezes enquanto eu o enfrentava. A primeira vez que começou a luta ele já bugou e eu fiquei vários minutos esperando, sem entender o que deveria fazer, procurando alguma solução pela sala em que eu estava, para só depois perceber que era um bug e reiniciar o jogo, aí pude lutar contra ele. Porém o mesmo bug do chefe sair da tela e não voltar mais, aconteceu mais umas 4 ou 5 vezes, até eu finalmente conseguir vencê-lo.

Análise Flat Kingdom
Flat Kingdom | Imagem: Fat Panda Games

No geral Flat Kingdom traz uma experiência divertida (com alguns problemas), mas para quem gosta de jogos de plataforma, pode comprar sem medo, o jogo irá proporcionar pelo menos umas 5 horas de conteúdo, e talvez uma ou duas horas a mais se você buscar o 100%. Não é perfeito, mas é um bom jogo.

Veredito
Nota do Thunder Wave
Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here