Na última quarta-feira (25), os fãs da saga Harry Potter foram presenteados pelo lançamento oficial do jogo para smartphones Harry Potter – Hogwarts Mystery. Nele, é possível se tornar um aluno ou aluna da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e vivenciar, dia após dia, tudo o que os personagens criados por J. K. Rowling experimentaram nos livros e/ou filmes da saga.
A trama se inicia com o jogador, no avatar masculino ou feminino, dentro do Beco Diagonal, já devidamente uniformizado, fazendo compras dos materiais escolares na Floreios & Borrões e uma varinha na loja do Sr. Olivaras. As compras são semelhantes a Harry, em seu tempo de primeiranista em Hogwarts.
No nosso teste, escolhemos um avatar masculino mas independente da escolha, Rowan será desde o primeiro contato, o seu amigo em Hogwarts e lhe auxiliará nas tarefas e ambientação na escola, devido a sua inteligência e ao fato de ter lido Hogwarts: Uma História, tal qual Hermione Granger, em seu primeiro ano na instituição.
Há a cerimônia do Chapéu Seletor, exatamente igual aos filmes e aos livros, comandada pela Profª Minerva McGonagall e é o jogador quem escolhe a casa para onde quer ir e conforme a trama, “o Chapéu Seletor leva a opinião do aluno em consideração“. Além disso, o jogador também escolhe o nome para o avatar – pode usar o seu nome ou então, o nome aleatório que o jogo lhe dá.

Além de toda essa magia, há citações e referências aos livros e filmes, fazendo com que algumas perguntas dos professores sejam respondidas apenas pelo jogador. Com isso, você ganha pontos pessoais, pontos em algumas características e é claro, pontos para a sua casa – e é a mesma regra: a casa com maior pontuação no final do ano letivo, ganha a Taça das Casas.
Por detrás das aulas e desafios, há uma trama que intitula o jogo: Jacob, o irmão mais velho do jogador, fora expulso da escola por se envolver em uma caçada a algumas criptas e com isso, pôs em risco toda a escola. Desde essa expulsão, o jovem nunca mais fora visto e trouxe uma certa vergonha à família, fazendo com que o jogador não seja bem visto por outros alunos.
Quem também não vê o jogador nem ninguém, para ser mais exato, com bons olhos, é a aluna Mérula Snyde, primeiranista da Sonserina. É debochada, afrontosa e de uma crueldade tamanha. Ela pode te causar uma certa raiva que você vai desejar derrotá-la o quanto antes num duelo. Então, prepare-se e não surte tanto toda vez que Mérula aparecer destilando seu veneno.
Parte Técnica/Design Gráfico
Os gráficos são excelentes e dá realmente, uma sensação boa de nostalgia ao reviver, na palma de suas mãos, todos os lugares descritos e vistos nos livros e filmes da saga Harry Potter. Mas há quem diga que o fato do personagem não andar por todo o cenário, faz com que o jogo não seja uma experiência 100% agradável. De fato, não é um 3D, mais parece uma animação em 2D com uma certa profundidade, mas isso não atrapalha nem traz incômodo com o jogo, muito pelo contrário.
Nossa experiência de jogabilidade foi usando um iPhone 5s, iOS versão 11.3.1, da Apple, e não houve nenhum travamento nem pixelização. Propomos um desafio a jornalista Amanda Vaz, usuária do sistema Android e para nossa surpresa, o jogo também não apresentou nenhum bug durante sua experiência com o jogo. Amanda possui um smartphone Samsung J7 metal, com sistema operacional Android 7 Nougat.
No dia do lançamento do jogo, alguns usuários relataram que seus aparelhos apresentaram travamento , o que causou uma certa irritação. A Jam City, empresa desenvolvedora do game, disponibilizou uma forma de contato para ajudar aos usuários com os defeitos do jogo. Se você ainda tiver algum problema técnico, clique aqui e leia alguns tópicos que podem te ajudar a ter uma experiência melhor com o jogo.
Até o fechamento dessa matéria, não encontramos nenhum outro histórico de defeitos ou erros nem reclamações de usuários em redes sociais sobre o funcionamento do jogo.
Pontos Positivos
Reviver Hogwarts na palma da mão, ao alcance dos dedos, é de uma grandeza estupenda. Ser um aluno e transitar por cada cantinho da escola, encontrar com personagens icônicos e finalmente receber a tão sonhada e desejada carta de aceitação, é de fato, uma sensação ímpar.
Como o jogo se passa alguns anos antes de Harry, Rony e Hermione, você tem a oportunidade de encontrar Ninfadora Tonks e Gui Weasley ainda como alunos, o maravilhoso Hagrid e os professores com quem você convive e interage, diretamente.
Os cenários são bem fieis à descrição da escola e embora houveram algumas reclamações de jogadores, dizendo que as salas comunais são bem perto uma da outra, por se tratar de um jogo, é completamente entendível e aceitável o fato de ter uma Hogwarts compacta ao telefone celular.
O jogo dispõe dos idiomas português (Brasil), inglês (EUA), espanhol, italiano, alemão, francês e japonês, o que facilita a comunicação praticamente, mundial. Algumas falas dos personagens, foram dubladas pelos atores originais do filme, o que dá mais uma certificação de qualidade ao game. É bom tanto para os nativos dos respectivos países, bem como, para os que estão aprendendo um novo idioma – com certeza te auxiliará no aprendizado. Não encontramos problemas com tradução.
Pontos Negativos
A quantidade de energia disponível para a realização das tarefas. Em certos momentos, chega a ser entediante ter de esperar alguns longos minutos, a caixinha de energia carregar para dar cabo das missões. Enquanto isso, é bom ter outras coisas para fazer.
Durante a leitura dos livros, a impressão que dá é que as coisas acontecem bem rápido. No game, a sensação é oposta. A lentidão para as coisas acontecerem, é presente. No primeiro ano, o jogador, no papel de aluno, assiste apenas as aulas de Poções, Feitiços e Voo.
A não-liberação de outros ambientes e personagens conforme o amadurecimento do personagem, no que diz respeito aos anos de estudo em Hogwarts, vai te deixar um tantinho chateado – você não pode visitar as salas comunais das outras casas não sendo, de fato, um membro da respectiva casa. O acesso é restrito.
Os acessórios custam muito caro. Por mais que você esteja em níveis elevados ou disponha de um número considerável de moedas e/ou joias, quando adquirir algo, toda a sua riqueza se esvai. Nada muito novo, afinal, as empresas lucram com as compras dos extras, que na moeda brasileira, ultrapassa os R$ 200 para continuar jogando por mais tempo.
Tenha sempre um carregador de telefone à mão, sua bateria não vai durar muito tempo se você resolver jogar sem a utilização de um. Não quer dizer que ela esgotará de primeira ao abrir o jogo, mas consome energia suficiente para o andamento do jogo.
Dicas
Tá sem energia e precisa dar uma carregada mas não quer aguardar aquele tempinho? Dê uma volta pelo castelo e encontre algumas funções que podem te garantir umas duas ou três baterias. No jardim, existe um graveto. Toque nele e o cachorro de Hagrid o pegará. Nas torres, tocando em quadros, você também ganha energia extra.
Nas masmorras, próximo à sala comunal da Lufa-Lufa, acordando Dobby, o elfo doméstico, você também consegue um gás a mais. Por fim, porém não menos importante, na entrada do salão principal, existem umas estátuas – aquelas do Piertotum Locomotor, sabe? – fincadas à parede. Tocando nelas, você recebe energia.
Não é recomendável realizar essa busca de energias enquanto estiver em uma aula ou missão, é bem capaz de você retornar a tarefa do início. Nesse caso, minimize o jogo e aguarde um tempo para recarregar. Quando quiser retornar, vai recomeçar exatamente de onde parou.
Respeite o tempo de cada aula. Mesmo se estiver sem energia, minimize o jogo e retorne de tempo em tempo para completar as tarefas. Não tem como economizar energia, por exemplo, optar por um item que gaste 2 energias do que o item que gaste 4, por exemplo. É imprescindível clicar em todos os ícones em azul para avançar na aula.
Para ganhar pontos para a sua Casa, seja o mais correto possível de acordo com a sua personalidade. Agindo dessa forma, escolhendo as respostas corretas aos professores e também aos outros alunos, você aumenta sua coragem, inteligência e empatia e no fim das contas, quando subir de nível ou avançar nos capítulos, o somatório geral conquistado, vai para o placar geral das casas e quem ganhar, você sabe, leva a Taça das Casas.
Para mais informações, acesse o site do jogo clicando aqui.
Abaixo, assista ao trailer
Harry Potter – Hogwarts Mystery está disponível para downloads em smartphones com sistemas operacionais Androids e iOS.
Olá! Bem bacana o post! Tinha descoberto só o graveto e o elfo para ganhar mais energia e eles se renovam a casa 24 horas.
Fiz isso durante missões e lições e não há problema algum! Basta clicar na porta no canto inferior direito que a missão continua rolando até o timer esgotar rs
Oi Mandy, tudo bem?
É exatamente como você disse. Ficamos felizes em saber que gostou da nossa postagem.
Espero que esteja se divertindo com o jogo e obrigado por sua colaboração.
Um abraço! 😉
Bom o que eu estou achando muito chato é a competiçao pela taça das casas, todas as pessoas que eu conheco estao com suas casas em quarto lugar na colocacao, e sao o primeiro no ranking da escola toda pelo somatorio de pontos.
Parece que o jogo nao quer que ganhemos as 100 gemas por completar o ano letivo em primeiro lugar na taça das casas.
Alguem nao esta em quarto lugar?
Eu estou em primeiro, com 30 pontos a mais que as outras casas
Arrasany, Ariel. Continue assim. Parabéns! rs
Spoiler: No último minuto o Dumbledore dá 100 pontos pra sua casa e vc ganha a taça e as gemas. Na verdade o jogo QUER que vc ganhe.
O problema é que até chegar nessa parte vc ja gastou uma fortuna.. a não ser que baixe um hack..
Valeu pelo spoiler, Julia! hahaha
Super beijo.
Olá, Raven, tudo bem? Continue jogando que no final, você ganha surpresinhas. hehe
A gente não encontra o harry potter, rony weasley,hermione
Queria saber por que baixei o jogo com essa intuição por que amo eles