Existe um antigo ditado que diz: em time que está ganhando não se mexe. Isso pode até fazer sentido e ter a sua lógica quando são lançadas sequências de jogos. Para aqueles que passaram a última década jogando Resident Evil, Far Cry e até mesmo alguns jogos do Mario, irão perceber essa tendência do só muda o número e um pouco da história.
Mas isso não é o que acontece com Mario + Rabbids Sparks of Hope lançado neste mês de outubro pela Nintendo em parceria com a Ubisoft. Além disso o jogo está longe de ser uma sequência Mario + Rabbids: Kingdom Battle, já Sparks of Hope se reinventa a ponto de se tornarum novo jogo.
Leia também: Review | Alex Kidd in Miracle World DX está de volta!
Mario + Rabbids Sparks of Hope é maior e melhor em praticamente todos os aspectos do anterior, já que ele dá mais liberdade para os jogadores poderem personalizar seus combates em um mundo quase que completamente repensado, deixando-o menos linear e cheio – para os que gostam – de quebra-cabeças.
Além disso, Mario + Rabbids Sparks of Hope, como tudo baseado no universo de Mario é cheio de humor e com desafios táticos, desta vez mais profundos, e que exigem do jogador, não perdendo a característica de um jogo Mario.
Sobre Mario + Rabbids Sparks of Hope
UMA ENTIDADE MISTERIOSA AMEAÇA A GALÁXIA. A força maligna de Calamita está se espalhando pelo universo. Ela quer consumir os misteriosos Sparks—criaturas estranhas e poderosas formadas pela fusão de Lumas e Rabbids—e ela ameaça destruir todos em seu caminho.
Lidere uma equipe com seus personagens favoritos de Mario e Rabbids para restaurar ordem do universo e salvar os Sparks. Embarque nesta épica jornada por planetas misteriosos, estranhos e surpreendentes, repletos de habitantes fascinantes e missões cativantes.
Mario + Rabbids Sparks of Hope, um absurdo de jogo, que faz sentido
Após a invasão do Reino dos Cogumelos pós Rabbid, tudo parece tranquilo, até que uma arraia gigante vinda do espaço começa a causar problemas para os nossos heróis. Após um dos rabbids ser levado para outra dimensão, Mario corre (ou melhor pula) para salvar o rabbid e é onde tudo começa.
Leia também: Review | Plants Vs. Zombies: Battle For Neighborville Complete Edition
Bem, não bem começa, já que toda esta introdução absurda e cômica, é apenas um tutorial para aprender a dinâmica do jogo. Após este início, o jogador fica sabendo sobre um inimigo, o lodo corrupto de Ganon com globos oculares que todo fã de Breath of the Wild irá perceber e que está em todos os lugares.
Além disso, os jogadores ainda são levados para um planeta a bordo de uma nave, que lembra e muito da animação A Turma da Mônica: A Princesa e o Robô, de 1984 de Mauricio de Sousa. Até mesmo alguns personagens são bem parecidos com deste filme. Mas caso não tenha assistido, fica a referência para perceber a bagunça bem vinda deste novo jogo.

Outra parte que faz este jogo ser um absurdo de bom, são seus estranhos personagens cheios de personalidade que acabam em alguns momentos ofuscando os famosos Mario e Luigi. São personagens satíricos do próprio Mario, Luigi e Princesa Peach, ou melhor, Rabbid Peach.
A Rabbid Peach é uma verdadeira influenciadora das mídias sociais atuais, sempre com seu smartphone e fazendo fotos e vídeos. E seus ataques também são um belo destaque. Luigi mantem o seu tradicional atque corrida de inclinação, enquanto Bowser é um verdadeiro tanque de guerra.
E isso transforma ainda mais o jogo, de uma excelente gameplay, em algo engraçado de se assistir. Desta forma, Mario + Rabbids Sparks of Hope, deixa de ser apenas um jogo, virando uma verdadeira obra para se viver uma aventura. É interessante, pois se ligar o seu Nintendo Switch em uma TV, aqueles que estão ao lado poderão se divertir igualmente, além de poderem dar alguns palpites.
Habilidades únicas

Mario + Rabbids Sparks of Hope possui um início meio lento e em certos momentos até chato, mas isso é devido a ser um tutorial. E aos poucos o jogador vai percebendo que jogo é um pouco mais do que resolver quebra-cabeças ou montar uma estratégia. É necessário através das Sparks, tirar o máximo que o trio de heróis possui para combinar novos ataques e melhorar a sua estratégia de jogo.
Leia também: Review | Scott Pilgrim vs. the World: The Game Complete Edition
Outro aspecto interessante é poder, como em um RPG, montar a sua equipe e extrair o melhor que cada um deles possui e assim aumentar ainda mais a sua diversão com o título. E isso é interessante, pois não é necessário utilizar sempre o Mario para ganhar as partidas, podendo jogar com outros personagens igualmente fascinantes e curiosos, principalmente após algumas atualizações.
Mario + Rabbids Sparks of Hope vale a pena?
Mario + Rabbids Sparks of Hope é um jogo inovador, colorido, com umabela animação e baseado em turnos, o que poderia distanciar alguns fãs, mas que é uma surpresa agradável para os fãs e aqueles que gostam de jogos como XCOM, com seus desafios de quebra-cabeças. Com níveis complexos que levam a mente do jogador ao limite e uma boa mistura de inimigos, Mario + Rabbids Sparks of Hope é com certeza um dos melhores jogos da franquia Mario até hoje.
Agradecemos a Ubisoft pelo envio da chave do jogo.