domingo, 19, setembro, 2021

Review | Mass Effect Legendary Edition

Um dos maiores sucesso da EA está de volta, agora com o título Mass Effect Legendary Edition. O games inclui conteúdo base para um único jogador e cerca de 40 DLCs dos títulos Mass Effect, Mass Effect 2 e Mass Effect 3, incluindo armas, armaduras e pacotes – todos remasterizados e otimizados para 4K Ultra HD. Mass Effect Legendary Edition já está disponível para PC via Origin, e Steam, Xbox One e PlayStation 4 com retrocompatibilidade otimizada para Xbox Series X|S e PlayStation 5.

A remasterização

Como já era de se esperar, mas sempre com algumas dúvidas, o game lançado orginalmente em 2007 é de surpreender. Não dá para fazer apenas uma simples análise desta versão, pois seu conteúdo é realmente extenso.

Para aqueles que já conheciam a franquia, é uma saudosa viagem revisitar este RPG, que sem dúvida alguma é um dos, se não o, melhor jogo de ficção já feito. Caso jamais tenha jogado, aqui está a oportunidade de aproveitar todas as melhorias que o game recebeu deste revolucionário título.

Mass Effect é muito bom em 4k. A versão que recebemos foi para PC, e jogamos em notebook gamer Odyssey 2 de 8 GB de RAM, processador Intel i7 de 9ª geração e placa de vídeo Georforce RTX. Como é de se esperar, o game rodou tranquilamente e as texturas do jogo, assim como os efeitos de iluminação estão perfeitamente adequados para esta nova geração.

Lógico que o jogo possui alguns contras, como as animações faciais, mas isto se deve ao título ter recebido apenas uma atualização e não ter sido feito totalmente do zero como os Resident Evil Remake. Mesmo assim a pele dos personagens são muito bem iluminadas e aceitáveis.

Já os alienígenas estão ótimos, pois devido a eles terem que ser mais “congelados” em suas expressões faciais, não acaba sendo um problema, mas acabou por ficar perfeito. Portanto, nesta parte, o game leva uma ótima nota, ainda mais para um jogo com mais de 10 anos!

Jogabilidade

Como nos jogos originais, esta versão manteve a jogabilidade em terceira pessoa, podendo alternar para a primeira quando o jogador aciona a mira de suas armas. A mecânica de tiro está muito melhor, principalmente quando em movimento dentro dos carros. O HUD também ganhou uma bela repaginada e os controles Mako são um destaque para a sua experiência.

Não importa qual dos três jogos possa escolher, a jogabilidade de Mass Effect é surpreendente. Mesmo aqueles que já jogaram o título irão se surpreender com a facilidade dos comandos. E caso, novamente, seja novo dentro da franquia, pode ficar tranquilo porque Mass Effect ficou mais simples de ser jogado, ainda mais com seus comandos que não exigem decorar praticamente todo o teclado.

Considerações quase finais

Não dá para dar uma nota final – ainda – para Mass Effect Legendary Edition. Mesmo depois de um pouco mais de 30 horas de jogo, parando para olhar os detalhes das cenas, o áudio, a sua famosa dublagem com artistas de renome como Seth Green (Family Guy), Martin Sheen (The West Wing, Apocalipse Now), e tantos outros, é complicado não sentir um certo saudosismo com todos eles.

O game continua fiel a sua história original e melhorou sua jogabilidade e experiência para os fãs. E isto é muito perceptível caso tenha jogado todos os títulos e queira apenas brincar um pouco com cada jogo para perceber estes avanços.

Uma falta que pode fazer para alguns jogadores é a versão multiplayer de Mass Effect 3, mas nada que no futuro não possa ser remediado e mesmo que não isto não aconteça, o Legendary Edition continua fabuloso.

Mesmo que não tenha uma tecnologia 4K para jogar, não se preocupe, pois os detalhes e efeitos dos cenários são apenas uma atualização do original e acabam por agradar totalmente, mesmo aquele jogador mais hardcore com perfeição de detalhes.

Outro aspecto que fica, é que infelizmente a desenvolvedora não trouxe o jogo com legendas em português, o que pode acabar dificultando um pouco aqueles que não entendem inglês. Fica a dica para as produtoras!

Dicas para iniciantes (se você nunca jogou Mass Effect antes)

  • Mass Effect oferece uma combinação única de ação e interpretação de papéis. Se você reservar um tempo para conversar com seus companheiros de tripulação, você descobrirá que construir esses relacionamentos e desenvolver a personalidade de Shepard pode impactar nas suas oportunidades de jogo.
  • Se você está tendo problemas com um cenário de combate, considere quais companheiros de esquadrão você está trazendo com Shepard. Certifique-se de que todos estejam devidamente nivelados e com o melhor equipamento. Não se esqueça de sua capacidade de direcionar as ações de seus companheiros de equipe.
  • No primeiro Mass Effect, as armas usam um sistema de resfriamento e a coleta de munição não é necessária. Mass Effect 2 introduz um botão de recarregar e requer que os jogadores encontrem e usem clipes térmicos. O gerenciamento do resfriamento da arma não é mais levado em consideração.

Dicas para jogadores antigos (para aqueles que estão voltando para salvar a galáxia mais uma vez)

  • Se você estiver procurando por um conteúdo de DLC específico, entenda que, agora, muitos desses conteúdos estão integrados à experiência de maneira mais orgânica, em vez de se tornarem disponíveis imediatamente após a compra, como originalmente.
  • Em Mass Effect, as armas agora podem ser usadas em todas as classes sem nenhuma penalidade, embora o treinamento especializado para essas armas ainda seja específico da classe.
  • A escala Galactic Readiness foi reequilibrada e agora é exclusivamente influenciada pelo conteúdo que você completa em toda a trilogia. Se você pular direto para Mass Effect 3, precisará completar quase todo o conteúdo disponível se quiser um final que salve mais vidas.
Nota do Thunder Wave
Mass Effect Legendary Edition é surpreendente e chega em um ótimo momento para os fãs matarem a saudade de um dos melhores jogos de ficção de todos os tempos e também para ser apresentado para uma geração que ainda não o jogou!

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,954SeguidoresSeguir
4,242SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave