Um dos maiores sucesso da EA está de volta, agora com o título Mass Effect Legendary Edition. O games inclui conteúdo base para um único jogador e cerca de 40 DLCs dos títulos Mass Effect, Mass Effect 2 e Mass Effect 3, incluindo armas, armaduras e pacotes – todos remasterizados e otimizados para 4K Ultra HD. Mass Effect Legendary Edition já está disponível para PC via Origin, e Steam, Xbox One e PlayStation 4 com retrocompatibilidade otimizada para Xbox Series X|S e PlayStation 5.

A remasterização

Como já era de se esperar, mas sempre com algumas dúvidas, o game lançado orginalmente em 2007 é de surpreender. Não dá para fazer apenas uma simples análise desta versão, pois seu conteúdo é realmente extenso.

Para aqueles que já conheciam a franquia, é uma saudosa viagem revisitar este RPG, que sem dúvida alguma é um dos, se não o, melhor jogo de ficção já feito. Caso jamais tenha jogado, aqui está a oportunidade de aproveitar todas as melhorias que o game recebeu deste revolucionário título.

Mass Effect é muito bom em 4k. A versão que recebemos foi para PC, e jogamos em notebook gamer Odyssey 2 de 8 GB de RAM, processador Intel i7 de 9ª geração e placa de vídeo Georforce RTX. Como é de se esperar, o game rodou tranquilamente e as texturas do jogo, assim como os efeitos de iluminação estão perfeitamente adequados para esta nova geração.

Lógico que o jogo possui alguns contras, como as animações faciais, mas isto se deve ao título ter recebido apenas uma atualização e não ter sido feito totalmente do zero como os Resident Evil Remake. Mesmo assim a pele dos personagens são muito bem iluminadas e aceitáveis.

Já os alienígenas estão ótimos, pois devido a eles terem que ser mais “congelados” em suas expressões faciais, não acaba sendo um problema, mas acabou por ficar perfeito. Portanto, nesta parte, o game leva uma ótima nota, ainda mais para um jogo com mais de 10 anos!

Jogabilidade

Como nos jogos originais, esta versão manteve a jogabilidade em terceira pessoa, podendo alternar para a primeira quando o jogador aciona a mira de suas armas. A mecânica de tiro está muito melhor, principalmente quando em movimento dentro dos carros. O HUD também ganhou uma bela repaginada e os controles Mako são um destaque para a sua experiência.

Não importa qual dos três jogos possa escolher, a jogabilidade de Mass Effect é surpreendente. Mesmo aqueles que já jogaram o título irão se surpreender com a facilidade dos comandos. E caso, novamente, seja novo dentro da franquia, pode ficar tranquilo porque Mass Effect ficou mais simples de ser jogado, ainda mais com seus comandos que não exigem decorar praticamente todo o teclado.

Considerações quase finais

Não dá para dar uma nota final – ainda – para Mass Effect Legendary Edition. Mesmo depois de um pouco mais de 30 horas de jogo, parando para olhar os detalhes das cenas, o áudio, a sua famosa dublagem com artistas de renome como Seth Green (Family Guy), Martin Sheen (The West Wing, Apocalipse Now), e tantos outros, é complicado não sentir um certo saudosismo com todos eles.

O game continua fiel a sua história original e melhorou sua jogabilidade e experiência para os fãs. E isto é muito perceptível caso tenha jogado todos os títulos e queira apenas brincar um pouco com cada jogo para perceber estes avanços.

Uma falta que pode fazer para alguns jogadores é a versão multiplayer de Mass Effect 3, mas nada que no futuro não possa ser remediado e mesmo que não isto não aconteça, o Legendary Edition continua fabuloso.

Mesmo que não tenha uma tecnologia 4K para jogar, não se preocupe, pois os detalhes e efeitos dos cenários são apenas uma atualização do original e acabam por agradar totalmente, mesmo aquele jogador mais hardcore com perfeição de detalhes.

Outro aspecto que fica, é que infelizmente a desenvolvedora não trouxe o jogo com legendas em português, o que pode acabar dificultando um pouco aqueles que não entendem inglês. Fica a dica para as produtoras!

Dicas para iniciantes (se você nunca jogou Mass Effect antes)

  • Mass Effect oferece uma combinação única de ação e interpretação de papéis. Se você reservar um tempo para conversar com seus companheiros de tripulação, você descobrirá que construir esses relacionamentos e desenvolver a personalidade de Shepard pode impactar nas suas oportunidades de jogo.
  • Se você está tendo problemas com um cenário de combate, considere quais companheiros de esquadrão você está trazendo com Shepard. Certifique-se de que todos estejam devidamente nivelados e com o melhor equipamento. Não se esqueça de sua capacidade de direcionar as ações de seus companheiros de equipe.
  • No primeiro Mass Effect, as armas usam um sistema de resfriamento e a coleta de munição não é necessária. Mass Effect 2 introduz um botão de recarregar e requer que os jogadores encontrem e usem clipes térmicos. O gerenciamento do resfriamento da arma não é mais levado em consideração.

Dicas para jogadores antigos (para aqueles que estão voltando para salvar a galáxia mais uma vez)

  • Se você estiver procurando por um conteúdo de DLC específico, entenda que, agora, muitos desses conteúdos estão integrados à experiência de maneira mais orgânica, em vez de se tornarem disponíveis imediatamente após a compra, como originalmente.
  • Em Mass Effect, as armas agora podem ser usadas em todas as classes sem nenhuma penalidade, embora o treinamento especializado para essas armas ainda seja específico da classe.
  • A escala Galactic Readiness foi reequilibrada e agora é exclusivamente influenciada pelo conteúdo que você completa em toda a trilogia. Se você pular direto para Mass Effect 3, precisará completar quase todo o conteúdo disponível se quiser um final que salve mais vidas.
Resumo
Nota do Thunder Wave
review-mass-effect-legendary-edition-surpreende-e-deve-atrair-novos-fasMass Effect Legendary Edition é surpreendente e chega em um ótimo momento para os fãs matarem a saudade de um dos melhores jogos de ficção de todos os tempos e também para ser apresentado para uma geração que ainda não o jogou!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui