Testamos o novo roteador DIR-859 da D-Link. A proposta desse roteador é oferecer uma conexão mais rápida e com mais alcance para famílias que utilizam muita internet. Será que o DIR-859 cumpre o prometido? Confira na nossa Review:

Encontre o roteador Encontre o adaptador

Para começar, o DIR-859 tem capacidade Dual Band, ou seja, opera em duas bandas wi-fi simultaneamente. Isso ajuda muito, pois cada banda pode operar como uma Wi-fi separada e com isso personalizando a capacidade de cada rede de acordo com as diversas necessidades de conectividade. Como a maioria dos roteadores de D-Link, isso já vem pré-configurado e assim que ligamos o roteador temos duas redes wirelles disponíveis, uma de 5GHz e uma de 2,4. As senhas estão no cartão de informações.

Cartão configuração Manual

Além disso, é possível configurar outras redes, como convidado, para poder limitar o uso de internet por visitantes em usa casa, evitando assim que atrapalhem o uso do usuário principal.

Uma das grandes promessas do DIR-859 é o alcance da conexão WI-Fi, com três antenas em seu design, o aparelho promete um alcance ideal para áreas com mais de 200m². Esse foi o principal fator de nosso teste, visto que temos uma área que necessita de dois roteadores para ter acesso em todos os pontos da casa. Esse alcance funciona, em partes. Em uma área aberta, ou com menos de 3 paredes, chega numa boa nos 200m², mas em casos como o nosso, com paredes grossas em todos os ambientes, o sinal se perdia antes dos 200m². Para quem está pensando em usar um nesse tipo de ambiente, não irá achar os resultados satisfatórios.

D-link DIR859

Nos quesitos velocidade de navegação e configuração, o DIR-859 se saiu muito bem, além da facilidade de pré configuração que permite apenas conectar o aparelho e sair usando, as funções adicionais são facilmente modificadas no link informado no manual. A capacidade de até 750 Mbps de potência fez diferença na navegação, que ficou mais rápida, o roteador não teve problemas em conectar várias pessoas na rede Wi-fi ao mesmo tempo. Os aparelhos que possuem capacidade para a tecnologia 11AC (quinta geração do Wi-Fi, a mais rápida atualmente no mercado)  acessaram sem problemas, para os computadores que ainda não tem essa capacidade, foi necessário o uso de um adaptador wireless AC, no caso o DWA-171, indicado para o uso com esse roteador. O DWA- 171 não ofereceu nenhum problema tanto na instalação, feita facilmente pelo software oferecido no CD, quanto no uso da capacidade total prometida, conseguindo acessar os 5Ghz. Seu design sem fio e compacto, somado à capacidade de velocidade e facilidade na instalação fazem do DWA-171 um dos melhores adaptadores do mercado.

Review Adaptador DWA-171

Adaptador DWA171

Como veredito final, digo que o DIR-859 cumpre o prometido, é um roteador de grande capacidade para lugares grandes, onde muitas pessoas acessam a internet e necessitam de velocidade em todas as conexões. Ainda assim, o custo beneficio é algo a se pesar aqui, pois toda essa tecnologia vem com um preço, que não é nada barato, o modelo DIR-859 chega ao mercado custando R$699,00.

Encontre o roteador Encontre o adaptador

Resumo
Design
Alcance
Instalação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui