Há quatro anos acontece em Orlando, nos Estados Unidos, um evento que celebra a vida de um dos personagens mais amados da história da literatura infanto-juvenil mundial. E é um dos eventos mais aguardados pelos fãs da saga Harry Potter, pois além de reviver a magia traz sempre novidades sobre a franquia e também, parte do elenco para entrevistas com a imprensa e convivência com os fãs.
“A Celebration of Harry Potter” trata-se exatamente disso, celebrar o que antigos e novos fãs viveram durante suas experiências de leitura e momentos inesquecíveis nos cinemas. Esse ano, 2017, teve um gostinho a mais justamente por conta do lançamento do primeiro filme da nova franquia mágica, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”.
O que todo mundo não contava, era que ninguém do elenco do filme pôde comparecer a nenhum dia do evento. O ator Eddie Redmayne que deu vida ao magizoologista Newt Scamander, gravou um vídeo explicando sua real ausência durante o evento. No vídeo, Eddie disse que estava gravando o audiobook de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, aquele livretinho que faz parte da coleção “Biblioteca de Hogwarts”, e adiantou que os fãs poderão ouvi-lo narrando o livro muito em breve no site Pottermore.
A Universal Orlando em parceria com a Warner Bros., o site Pottermore, Harry Potter Theatrical e demais empresas responsáveis pela franquia Harry Potter, deram inicio a mais uma edição do evento no dia 27 de janeiro com uma cerimônia de abertura no melhor “estilo Hogwarts de ser”, com direito a queima de fogos, luzes e uma trilha sonora que te fazia ter a sensação de que estava em uma das cerimônias do Chapéu Seletor.
Uma das novidades desse ano, foi a interação virtual dos fãs que não puderam estar presentes no evento. A cerimônia e outras atividades foram transmitidas online pelo YouTube em 360º, live no Facebook e Periscope. Outra novidade foi a presença da “oitava história dezenove anos depois”, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, que recentemente ganhou três prêmios Critic’s Circle Theater, no evento. E ao que parece, os fãs andam lidando bem com as diferenças absurdas dos sete primeiros livros.
Foram divulgadas também, informações sobre o DVD do filme “Animais Fantásticos”. Algumas cenas deletadas foram exibidas para os presentes e entre elas, há uma bem especial da qual os fãs sentiram falta no produto final que foi para os cinemas; é a cena onde Queenie e Tina cantam o hino de Ilvermorny, a escola de magia e bruxaria americana e Newt e Jacob as assistem de forma encantada. “Quero ser um bruxo!”, diz Jacob no final da cena, aplaudindo as meninas.
No dia 28, houve uma sessão de perguntas com imprensa e fãs e esse ano, contou com a participação dos atores Tom Felton, Matthew Lewis, Jason Isaacs e Warmick Davis, que interpretaram Draco Malfoy, Neville Longbottom, Lucio Malfoy e Professor Fílio Flitwick, respectivamente. Felton, que estará na próxima temporada de “Flash”, respondeu a pergunta do fã-site brasileiro Potterish a respeito de sua participação na série. “Sim, foi maravilhoso. Digo, não como misturar um drinque, mas sim, está sendo maravilhoso”, disse o ator. “Hoje mais cedo eu falava sobre o quanto é incrível como as duas franquias possam ser simbolizadas pela forma de um raio. São mundos bem diferentes. Para ser sincero a vocês, nada está perto de Harry Potter quando olhamos o quanto eu estava envolvido, mas… sim, novo mundo para mim”, completou o ator.
No dia 29, último dia do evento, ocorreu uma visita na “Harry Potter Expo”, onde os trabalhos da dupla MinaLima foram expostos, juntamente com alguns figurinos de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada e Google. Também para o último dia, a Warner preparou a maior sessão de Harry Potter do mundo para todos aqueles que não puderam comparecer ao evento. Quem quisesse, a partir das 13h00 (horário de Brasília), começaria assistir o filme “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” e poderia interagir com outros fãs usando a hashtag “HPCelebration” nas redes sociais.
Ano que vem tem mais!