Nova série nacional da Star+, Santo Maldito estreia com uma proposta diferente, mas muito efetiva. Em uma história liderada por discussões religiosas, que se estende para relacionamentos familiares, esperança e decisões em momentos difíceis, a produção apresenta vários lados das crenças humanas.
A trama acompanha Reinaldo (Felipe Camargo), um professor de cursinho e escritor ateu que constantemente nega a existência de Deus. Também é um trabalhador torturado pelas dificuldades financeiras em sustentar a família. Quando a esposa de Reinaldo entra em estado vegetativo, ele toma a desesperada atitude de colocar um fim nesse sofrimento, mas, por um “milagre”, Maria Clara (Ana Flávia Cavalcanti) acorda.
Sem ele saber, foi filmado por um fiel de uma pequena igreja da periferia. Aos olhos da câmera, um fenômeno divino aconteceu. Samuel (Augusto Madeira), pastor de uma humilde igreja, oferece todas as suas economias para que Reinaldo pregue aos seus fiéis, acreditando estar diante de um homem iluminado. Em sua jornada como um líder religioso que não crê em Deus, o professor tem suas convicções abaladas, enquanto precisa lidar com as dificuldades nos relacionamentos familiares que esse novo segredo causa.
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Santo Maldito lida com crenças de uma maneira bem interessante, não se trata de uma análise sobre acreditar ou não em religião, e sim de diferentes pontos de vista de cada personagem sobre seus pensamentos religiosos. Enquanto Reinaldo é fervorosamente ateu, Samuel parece um pastor realmente preocupado em levar esperança para a periferia, já um dos devotos é verdadeiramente fanático e Maria Clara acredita em verdades mais alternativas. São esses contrapontos que trazem uma importante riqueza para a série, que foge de expor opiniões sobre qualquer tipo de religião e trabalha, através do suspense, com pessoas comuns e sua batalha para levar adiante aquilo que acreditam.
Enquanto o diálogo possui algumas falhas em breves momentos, que exagera nas incessantes declarações do protagonista sobre não acreditar em Deus, a composição visual faz um trabalho incrível, jogando uma irônia quase cômica em tela, sempre tentando contradizer as frases do personagem.

O roteiro também trata de assuntos mais relevantes, como dificuldades financeiras, relacionamentos familiares prejudicados por fatores externos, problemas das vidas da periferia e decisões crucias que precisam ser tomadas. Tudo isso apoiado por um elenco que faz muito bonito em tela e uma direção de arte que comprovam que o Brasil possui sim condições para fazer uma produção de qualidade.
Santo Maldito é uma obra diferente, que investe em um assunto já muito utilizado mas de uma maneira original. Usando o drama e suspense como narrativa principal, entrega uma história envolvente e promissora, com uma boa qualidade.
Santo Maldito estreia dia 8 de fevereiro na Star+.