Scorn | Saiba como a arte de HR Giger e Zdzisław Beksiński transformou um jogo de terror em pesadelo

Saiba como a arte do criador de Alien e do surrealista polonês, ajudaram na criação do mundo de Scorn.

Scorn é uma das surpresas mais agradáveis lançadas no universo gamer dos últimos anos. O jogo, que de agradável não têm nada, é uma verdadeira arte do terror psicológico e visual baseadas nas artes dos mestres H.R. Giger, mais conhecido por ter criado a arte de Alien e Zdzisław Beksiński (24.02.1929 a 21.02.2005), um renomado pintor, fotógrafo e artista fantástico polonês que produzia suas pinturas e desenhos em um estilo que ele chamava ora de “Barroco”, ora de “Gótico”.

Scorn | Saiba como a arte de HR Giger e Zdzisław Beksiński transformou um jogo de terror em pesadelo 1
Arte de Zdzisław Beksiński

O jogo da Ebb Software, é sem dúvida alguma uma verdadeira arte do terror cósmico, ao misturar elementos, como de Alien, de tecnologia e biologia, ou a biotecnologia. Este terror cósmico que muitos fãs do gênero estão acostumados, envolvem clássicos como o próprio Alien, Enigma do Horizonte, A Beira da Loucura, e até mesmo os livros e suas adaptações para as telas de Stephen King, O Nevoeiro e It.

Scorn é um jogo que não possui algo inovador, mas inova ao sair da mesmice dos títulos que seguem um padrão com zumbis espaciais ou que tentam imitar a franquia Alien. Não que sejam jogos ruins, pois terrores como Dead Space, o próprio Alien: Isolation e o futuro The Callisto Protocol, são muito bons.

Scorn | Saiba como a arte de HR Giger e Zdzisław Beksiński transformou um jogo de terror em pesadelo 2
Imagem: Ebb Software

Só que todos estes tem algo em comum: sobreviva seguindo um tutorial e uma história. Além das trilhas sonoras impactantes, mas que irão entregar o perigo quando ele estiver por perto. Scorn está muito longe disso. O jogo da Ebb Software lembra games mais antigos sem tutorial e uma premissa básica.

O jogador apenas pega o controle e deve – como o protagonista – seguir por um local que mistura um mundo horrível de osso, carne e aço. Algo totalmente repulsivo, mas também absolutamente fascinante. E é este fascínio, por algo totalmente desconhecido, que tranforma o jogo em algo que realmente agrada aqueles que buscam uma aventura mais cerebral.

Leia também: Review | Scorn mostra do que os jogos são feitos

Segundo o diretor do jogo, Ljubomir Peklar, o estilo visual de Scorn pretende desafiar o que geralmente o jogador considera como agradável. “Os seres humanos são condicionados a gostar da beleza externa de seus corpos e ver os órgãos internos, ossos e tecidos como algo repulsivo. É um reflexo”, disse Peklar sobre a direção de arte do jogo em entrevista ao Rock.Paper.Shotgun em 2016.

“Nossa existência como organismo vivo está no centro do jogo e a anatomia humana é o assunto principal. Portanto, referenciamos muitas partes diferentes dele como ponto de partida, depois as transformamos, combinamos e exageramos, alteramos as formas até obtermos algo visualmente atraente. Nem sempre se trata de funcionalidade, mas de formas interessantes que fazem sentido para o que estamos tentando expressar.”

Desta forma não é segredo algum que a equipe de Scorn mergulhou fundo no trabalho dos dois maiores artistas surrealistas: o suíço H.R. Giger e o polonês Zdzisław Beksiński. Suas obras sombrias são o destaque no ambiente do jogo. Vale destacar que Scorn não é o primeiro a fazer esta referência aos dois artistas, mas com certeza foi o mais fiel.

Peklar comentou sobre as adaptações anteriores de H.R.Giger para o site Den of Geek, onde comentou o seguinte: “Na verdade, acho que ninguém realmente fez isso da maneira certa. Não me lembro muito de Dark Seed, joguei há muito tempo. Eu sei que a arte era apenas o trabalho já estabelecido de H.R. Giger colado em segundo plano. Não foi projetado desde o início para ser um cenário em um jogo.”

Scorn | Saiba como a arte de HR Giger e Zdzisław Beksiński transformou um jogo de terror em pesadelo 3
Arte de H.R. Giger de Alien

Este é um dos fascínios em Scorn, pois os desenvolvedores não estavam interessados apenas em levar a arte para a tela, mas o seu real significado. “A influência visual de Giger pode ser vista de várias formas, de filmes a jogos, mas apenas superficialmente, para representar alienígenas, monstros, talvez algum planeta estranho, etc. Ninguém realmente lidou e realizou o trabalho de Giger tematicamente. Seu trabalho é a parte mais fascinante, mas sempre marginalizado, nunca o foco”, falou Peklar.

“Não se trata de mundos alienígenas, não importa quantas pessoas pensem que é disso que trata sua arte”, explicou Peklar. “Há um subtexto muito mais importante nisso. É sobre o entrelaçamento de seres humanos e tecnologia. O organismo como estrutura que definiu nossa existência até aqui, fundida com nossas próprias criações mecânicas em uma dança ridícula de libido e morte. Conceitos freudianos que tanto nos comovem quanto nos aterrorizam.”

E são estes elementos repugnantes que fizeram de Scorn um jogo de terror em um verdadeiro pesadelo. Todo o seu visual e a representatividade por trás de cada conceito artistico envolvido.

Scorn é mais do que um jogo para se sentar e apertar botões ou mesmo resolver enigmas. É quase um conceito filosófico e que faz com que o jogador interaja em um universo além do compreensível.

O jogo está disponível para o Xbox Series X|S e Microsoft Windows.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,985SeguidoresSeguir
4,049SeguidoresSeguir

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Stage

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave