terça-feira, 27, outubro, 2020
Início Filmes Críticas Critica: Sem Dor, Sem Ganho

Critica: Sem Dor, Sem Ganho

Muito músculo, pouco cérebro

Obras baseadas em fatos reais costumam funcionar muito bem nos cinemas. Quando possuem uma história pra lá de peculiar, com drama e uma pitada de humor, as chances de sucesso são muitos maiores. Sem Dor, Sem Ganho (Pain and Gain) possui tudo isso, baseado na uma história real de 3 fisiculturistas que vão em busca do sonho americano, o filme consegue narrar os fatos balanceando o drama e o humor.

A trama apresenta Daniel Lugo (Mark Wahlberg), um personal trainer de sucesso, mas que deseja mais para sua vida. Na academia onde trabalha ele conhece Victor Kershaw (Tony Shalhoub), um milionário, porém também criminoso. Cansado de ser humilhado por todos os alunos e de se sentir um fracassado, resolve seguir o “sonho americano” de se dar bem e bola um plano, chamando seus amigos, também bombados, Adrian Doorbal (Anthony Mackie) e o ex-presidiário Paul Doyle (Dwayne Johnson). O plano deles era sequestra o empresário Victor e fazer com que Victor assine um documento que passe seus bens para eles, mas algo dá errado e eles não conseguem o dinheiro do resgate, então o roubam e tentam matá-lo diversas vezes, sem sucesso, iniciando um ciclo de bizarrices e muita estupidez.

Sem Dor, Sem Ganho
Sem Dor, Sem Ganho| Imagem: Paramount Pictures

O roteiro, de Christopher Markus e Stephen McFeely, foi adaptado de uma reportagem publicada no jornal Miami New Times, no ano de 1998, sobre uma gangue de assaltantes que comete erros absurdos. No filme o time foi reduzido a apenas três, mas funciona. É impressionante ver a quantidade de erros estúpidos que o trio comete, chegando a deixar a dúvida de até onde é verdade e até onde é exagero da trama. De qualquer maneira, o longa representa o esteriótipo “Johnny Bravo” e acerta ao investir no cômico.

A direção de Michael Bay, o tão polêmico diretor que divide opiniões, se mostra indispensável para dar o tom necessário ao longa. Os personagens planejam seu golpes baseados em clássicos do cinema, como RockyScarface, acreditando fielmente que podem confiar nas história narradas pelos seu ídolos como se fossem reais. Para reforçar esse argumento, em alguns momentos a câmera flagra uns cartazes de filmes ou alguma referência em cena.

Sem Dor, Sem Ganho
Sem Dor, Sem Ganho| Imagem: Paramount Pictures

Claro, sem a ótima atuação desse trio o longa não seria nada. Wahlberg, Mark e Johnson se superam ao representar essas figuras quase descerebradas, proporcionando cenas realmente engraçadas. Entretanto, a parte mais chocante são as cenas pós créditos, que mostram as imagens e reportagens reais e as sentenças de cada um, provando que boa parte do que parecia absurdo, realmente aconteceu.

Sem Dor, Sem Ganho narra, com qualidade, uma história realmente diferente. Sabendo usar do humor, sem perder a carga dramática, o longa prende e entretêm sem dificuldades.

Veja a ficha técnica e elenco completo de Sem Dor, Sem Ganho

Quer comentar sobre as produções com pessoas que possuem o mesmo interesse? Entre no nosso grupo do facebook e comece a discussão!

Nota do Thunder Wave
Narrando uma história realmente peculiar, o longa é muito divertido e de qualidade.

6 COMENTÁRIOS

  1. " O plano deles era sequestra o empresário Victor e pedir o resgate" Se nao me engano, eles nao iam pedir o resgate, desde o inicio iam fazer ele assinar papéis passando tudo que é dele pra eles, tanto que eles obrigam ele a liga pra todos pra dizer que "vai viajar" para que ninguem procure por ele

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,000FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Conheça o SigridWave, tradutor de jogos da Acer

0
Também são anunciadas funcionalidades para aprimorar a competição em alto nível, como um framework para organizar torneios.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave