Boas notícias para os cineastas brasileiros, a TNT anunciou o Festival de Curtas TNT para 2016. O projeto do canal para 2016 foi lançado em Seminário aberto ao público, com streaming ao vivo pelo YouTube.
O seminário apresentou a proposta do festival, apresentada por Rogério Gallo, Vice-presidente dos canais de Entretenimento da Turner do Brasil. Para se inscrever no festival o competidor terá que ter um projeto original e de ficção, nenhum outro gênero será aceito, de 10 a 15 minutos, que estejam adequados ao perfil da TNT. Seis roteiros serão selecionados, que terão toda a produção bancada e a visibilidade garantida. O próprio Rogério garantiu que “Os filmes vencedores vão entrar na grade do canal em rotação, em horários de destaque. Temos a expectativa de que o Festival se torne parte do calendário anual do canal, e que possamos apresentar talentos para o futuro do cinema nacional”, acrescentou.
Os dois painéis do seminário foram focados na importância dos curtas, contando também com algumas dicas dos experientes na área. Marina Person foi a mediadora de todo o evento.
O tema do primeiro painel foi “Por que fazer um curta-metragem hoje?”, contou com a presença de Zita Carvalhosa, diretora do Festival Internacional de Curta-Metragem de SP, Sabrina Nuldeman, diretora e cofundadora da Elo Company (empresa responsável pela carreira internacional de O Menino e o Mundo), Marco Aurélio Ribeiro, presidente da ABD e Francisco Russo, idealizador do Adoro Cinema.
Esses grandes nomes apresentaram dados sobre a performance comercial dos curtas-metragens no País e no mundo, falaram sobre o crescimento na produção de curtas no Brasil, e analisaram o interesse do público em curtas. Vale destacar que Zita Carvalhosa elogiou muito a iniciativa da TNT.
O segundo painel teve a presença dos cineastas Fabiano Gullane, produtor e sócio- diretor da Gullane Filmes, Giba Assis Brasil, Juliana Vicente, Halder Gomes e Esmir filho, que deram dicas valiosas para quem está começando na área. Fabiano Gullane resaltou a importância da iniciativa do canal TNT em abrir sua grade para curtas, alegando que é a oportunidade que todos precisam para entrar no mercado. Gullane também deixou a dica mais importante para os iniciantes: “Gaste tempo e energia no roteiro, e não tenha medo de mostrar o que está fazendo para pessoas em que confia. O cinema é uma arte coletiva, e é importante ter os ouvidos abertos para sugestões”.
Por fim, os cineastas contaram como chegaram aos seus curtas de sucesso (lista abaixo para quem quiser conferir), o caminho que percorreram para gravá-los, as ajudas que tiveram e de onde veio a inspiração.
Para quem quiser conferir o trabalho dos participantes, segue a lista de seus curtas mais famosos.
- Juliana Vicente – Cores e Botas, curta focado no racismo, sobre uma menina negra que queria ser paquita.
- Halder Gomes– Cine Holiúdy – O Artista Contra o Cabra do Mal, que deu origem ao filme mais visto até hoje no Ceará, Cine Holiúdy
- Esmir Filho– responsável pelo hit online Tapa na Pantera
As inscrições para o Festival de Curtas TNT vão de 18 de abril a 18 de maio. Para se inscrever acesse o site: www.festivaldecurtastnt.com.br. Confira o seminário completo: