Baseado no livro Iluminadas, publicado no Brasil pela editoria Intrínseca, Shining Girls estreia na Apple TV+. Elisabeth Moss protagoniza o thriller policial, que traz o brasileiro Wagner Moura ao seu lado.
A série de oito episódios adaptada a história do serial killer criado pela autora Lauren Beukes em 2013 e apresenta um trabalho muito interessante da showrunner Silka Luisa para deixar a narrativa mais apalatável para as telas.
Veja também: Tudo Sobre | Shining Girls
Para isso, algumas mudanças precisaram ser feitas, e funcionaram muito bem para essa versão. Veja as principais diferenças entre o livro e a adaptação para a TV:
1Idades, empregos e épocas diferentes
O início da série e do livro são iguais, com Harper (Jamie Bell) se aproximando de uma jovem que montou um circo com lixo. A conversa é semelhante, assim como a escolha de puxar as asas da abelha e a interação deixando um objeto para a menina.
Entretanto, umas pequenas mudanças são feitas. Ele dá à pequena Kirby uma figura de madeira de pegasus azul, quando no livro é um cavalo laranja de plástico.
O ano dessa interação mudou de 1974 para 1964, essa sim sendo uma mudança bastante significativa. Isso torna Kirby uma década mais velha do que no romance, já que as cenas atuais ainda se passam em 1992. Kirby estando nas casas dos 30 muda bastante do perfil da personagem, que estava começando sua liberdade e querendo sair de casa no livro e era uma estágiaria. Com esse salto, ela tem uma vida mais formada, um flerte com Dan se torna menos problemático e dá Kirby o emprego de arquivista.