sexta-feira, 24, setembro, 2021

Sob Pressão | Elenco marca início da campanha de doação de sangue: um gesto simples, porém extremamente importante

Tomados pelo sentimento de solidariedade e dever cumprido, os atores Julio Andrade, Marjorie Estiano, David Junior e Barbara Reis, do elenco de Sob Pressão, estiveram no Hemorio na manhã desta quinta-feira, dia 2, no Centro do Rio de Janeiro, para dar início à terceira edição da campanha #correntesobpressão. Neste ano – em que a doação de sangue se torna ainda mais necessária diante do contexto de pandemia e a consequente redução dos estoques nos hemocentros – a ação está sendo realizada em 120 cidades do país, que conta com cerca de 140 pontos de coleta espalhados por 20 estados brasileiros, e se estende ao longo de, pelo menos, uma semana.

Desde a sua estreia, em 2017, a série médica promove a reflexão e a mobilização da sociedade em torno de assuntos ligados à saúde e consegue estabelecer um diálogo direto com a população. É o caso da campanha de doação de sangue, que teve início em 2018, no Rio de Janeiro, e, desde então, vem sendo realizada pela TV Globo, com o objetivo de engajar cada vez mais pessoas em uma corrente do bem que pode ajudar a salvar vidas.

“O sangue é fundamental, ele é o nosso combustível e é o que faz a gente estar vivo. Estar aqui de novo abraçando essa campanha é muito gratificante”, diz Julio Andrade, o Dr. Evandro da série. Marjorie Estiano, que dá vida à cirurgiã vascular Carolina, reforça a necessidade da doação e o viés social da série. “A gente sabe da necessidade e da relevância. E o benefício que ‘Sob Pressão’ traz pra gente e pro público é de materializar isso, mostrar como a necessidade se apresenta e do quanto o gesto é simples”, define.

Novidades da nova temporada, Barbara Reis e David Junior compartilham a alegria e a satisfação de fazerem parte da ação e convidam o público a doar. “Fico feliz de estar nesse movimento. A pandemia diminuiu muito as doações de sangue. É importante que a gente faça esse movimento de retorno, de empatia e cuidado com o próximo. Se você puder doar e fazer parte dessa corrente do bem, procure o posto mais próximo da sua residência e doe sangue também”, diz David. “Me senti totalmente segura. Venham usando máscara e mantendo o distanciamento, e não deixem de fazer a sua doação. A gente ajuda a salvar vidas da maneira que a gente pode, que é doando”, completa Bárbara.

A data que marca o início da ação foi motivada pela exibição, na noite da última quarta-feira (1), do quarto episódio da temporada atual, em que um paciente precisa de sangue, mas não há mais bolsas disponíveis no hospital, despertando a reflexão sobre a importância da doação de sangue. O público que desejar doar deve verificar com o Hemocentro de sua região o protocolo adotado para a doação. Acesse a lista completa dos locais aqui.

Em paralelo à campanha, a Globo ainda realiza, no dia 3 de setembro, um seminário on-line, em parceria com a PUC-Rio, reunindo universitários e universidades de diferentes regiões do Brasil para uma conversa com os atores Julio Andrade, Marjorie Estiano e David Júnior, o diretor Andrucha Waddington, o autor Lucas Paraizo e o médico consultor da série Marcio Maranhão. O evento será mediado pela jornalista Bianca Ramoneda e tem como intuito compartilhar com os estudantes a construção narrativa da série e como a discussão sobre saúde impacta a sociedade de várias formas, além de falar sobre a preparação para ‘Sob Pressão’, os dramas da vida real na ficção, o interesse do público em séries médicas, além da campanha nacional de doação de sangue. Os interessados em acompanhar a conversa podem se inscrever no link.

Uma coprodução da Globo e Conspiração, Sob Pressão é escrita por Lucas Paraizo com Márcio Alemão, André Sirangelo, Pedro Riguetti e Flavio Araujo, com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Andrucha, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington. Com produção de Isabela Bellenzani (Globo) e Mariana Vianna (Conspiração), e direção de gênero de José Luiz Villamarim, a série vai ao ar às quintas-feiras, após Império.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,961SeguidoresSeguir
4,241SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave