segunda-feira, 29, novembro, 2021

Sofa Digital anuncia gestora de fundos de investimento para o mercado audiovisual latino-americano

Em seu primeiro evento virtual ao mercado, a Sofa Digital, agregadora de dados e conteúdo audiovisual, apresentou seu novo negócio, a Sofa Capital, uma gestora inteligente de fundos de investimento.

Na ocasião, também foram apresentadas cinco novas produções nacionais da empresa que serão lançadas nos próximos meses: Luccas Neto em: Hotel Mágico 2, já em dezembro, e Hora de Brilhar!, com Sophia Valverde, Alice no País da Internet, com Lorena Queiroz, Acampamento Intergaláctico, com Ronaldo Souza – youtuber e criador do canal Gato Galáctico, e Barraco de Família, com Cacau Protásio e grande elenco, em 2022.

Após um ano de crescimento recorde, a Sofa quer ampliar o apoio às distribuidoras de filmes na América Latina, investindo em produções com potencial de cinema e Premium VOD. E, para tal, a empresa implementou um modelo de negócios baseado no financiamento da cadeia criativa, estruturando uma gestora de fundos proprietário, que oferece capital para financiamento de projetos, aquisições, custos de distribuição (P&A) e antecipação de recebíveis de plataformas.

O projeto fortalece o modelo de negócios da empresa, que busca dinamismo nas negociações, variedade e volume nos catálogos. Nos últimos doze meses, a empresa financiou a produção de oito filmes brasileiros, quatro já lançados, e coadquiriu diversos títulos estrangeiros como Druk (Another Round), vencedor do Oscar 2021 de Melhor Longa-Metragem Internacional, em parceria com a Vitrine Filmes. O título estreou simultaneamente nos cinemas e em Premium VOD.

Para 2022, a Sofa planeja ampliar esse número, aproximando-se ainda mais do cinema e dos distribuidores locais. Com janelas mais curtas, a combinação das receitas do cinema e do TVOD [Transactional Video on demand – modelo de streaming de compra e aluguel], será a chave para o retorno financeiro dos filmes independentes.

“Uma estratégia de lançamentos de grande porte no TVOD é essencial para aumentar o valor de um filme em todas as outras janelas”, explica João Worcman, Chief Content Officer da Sofa Digital. “Não é mais possível garantir aquisições e lançamentos de sucesso sem uma estratégia baseada em dados e um design de audiência sólido”, acrescenta.

O modelo de negócios da Sofa Digital

Outro pilar fundamental da estratégia da empresa está no site Filmelier, uma poderosa ferramenta que auxilia a audiência em sua jornada pelo universo dos filmes e das plataformas. Por meio de dados gerados pelos usuários e somados ao desempenho dos filmes lançados em VOD, a Sofa Digital consegue identificar diferentes grupos de consumidores, refinando suas aquisições e criando campanhas de marketing inteligentes para os lançamentos. O portal cresceu mais de 700% no último ano e atualmente atrai mais de 3 milhões de usuários únicos por mês.

O braço de aquisições da empresa é o selo Synapse Distribution, marca herdada após a fusão com a Synapse em 2019, que tem foco em filmes para TVOD como primeira janela e de alto potencial de transações. Com os cinemas fechados na maior parte de 2020 e 2021 e diminuição do fluxo de títulos dos parceiros, a empresa foi ao mercado e fez aquisições diretas para manter o fluxo de lançamentos ativo e saudável. Nesse período, a Synapse adquiriu mais de cem filmes, dos quais 82 já foram lançados.

“Já licenciamos 50% de todos os títulos que lançamos no TVOD para um SVOD ou TV paga”, conta João Worcman, Chief Content Officer da Sofa Digital. “No 3º trimestre deste ano, sete de nossos títulos distribuidos chegaram no TOP 10 de mais assistidos da Netflix na América Latina. Apenas dois desses filmes foram de produtores americanos, sendo os outros cinco títulos de Brasil, Holanda, Lituânia e Austrália”.

Para apoiar a nova estratégia, a equipe de Sofa dobrou de tamanho nos últimos dois anos e conta com uma equipe de 62 pessoas trabalhando remotamente. Duas executivas de grandes estúdios norte-americanos também se juntaram à organização: Martha Cavalheiro, ex-vice-presidente de Marketing para a América Latina da Twentieth Century Fox; e Andrea Dourado, ex-diretora de Marketing da Sony Pictures Brasil.

“Contamos com uma equipe completa, especializada e engajada, e estamos preparados para ser o principal elo entre a indústria cinematográfica independente e as plataformas”, afirma Fabio Lima, fundador e CEO da Sofa Digital.

A Sofa Digital em 2022

No próximo ano, a empresa, líder no mercado de TVOD da América Latina, e uma das principais agregadoras de plataformas Subscription Video On Demand, SVOD, da região, deve diversificar ainda mais seus negócios através de novos modelos de exploração de conteúdo como o de publicidade, Ad-Supported Video On Demand (AVOD).

No espaço de assinatura de add-ons, a Sofa Digital administra um canal SVOD, Adrenalina Pura, resultado de uma joint venture com a California Filmes. O canal foi lançado no ano passado e está disponível na América Latina através da Apple TV, Amazon e Claro NOW. A plataforma reúne títulos de ação, terror, suspense, com grandes estrelas do cinema, e é voltada para o público adulto masculino.

A Sofa Digital também está expandindo seus negócios para o AVOD, já tendo licenciado centenas de horas de conteúdo para as principais plataformas. Na linha de frente do Free Ad-supported Streaming TV (FAST), a empresa possui duas iniciativas principais: um canal com conteúdo da principal IP infantil do Brasil, Turma da Mônica; e a Adrenalina Freezone, com produções dubladas de ação e horror que também é um resultado da união da Sofa Digital com a California Filmes.

“A pandemia trouxe desafios e mudou muitas coisas em nosso setor. Estamos confiantes em nosso pensamento de que dados, tecnologia e um trabalho bem próximo de colaboração com nossos parceiros são as principais ferramentas de que dispomos para que os filmes cheguem às pessoas”, conclui Fabio Lima.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,234SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave