segunda-feira, 30, novembro, 2020
Início Filmes Animações Tartarugas Ninja Ontem, Hoje e Sempre

Tartarugas Ninja Ontem, Hoje e Sempre

O Início

A série de 1987

Diferenciando-se drasticamente dos quadrinhos, a versão mais famosa das Tartarugas Ninja veio com a animação de 87 já trazendo várias diferenças da versão original. Nos primórdios, as tartarugas vivem uma realidade sombria no universo do HQ e são diferenciadas apenas por suas armas:

Tartarugas Ninja

O ápice do sucesso certamente se deu quando os répteis mutantes migraram para a televisão em 87. A série ganhou um aspecto mais infantil e humorístico, os heróis Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo passaram a ser diferenciados pelas cores das faixas e as iniciais nos cintos. Além, é claro de ganharem características únicas como a própria abertura diz, embora os quatro tivessem em comum a característica de fazer piada com tudo dando ao programa o tom cômico.

Abertura TMNT 1987:

Nesta série, a origem da mutação das tartarugas e de seu mestre Hamato Yoshi (Splinter) foi causada por ordem do vilão da franquia, o famoso Destruidor (Oroku Saki). No passado, Saki já tinha certa rivalidade com Hamato e conspirou, com sucesso, para que Yoshi fosse expulso da escola de Ninjutsu da qual faziam parte juntos.

TMNT2

Não satisfeito com o banimento de seu inimigo, o Destruidor seguiu Hamato até Nova York e ao descobrir que ele se escondia nos esgotos da metrópole, ordenou que seus capangas despejassem um mutagênico da dimensão X nas galerias para destruir ou enfraquecer seu inimigo. A substância atingiu as quatro tartarugas de estimação de Hamato, e por consequência ele mesmo. Como a mutação em humanos se dá através do último DNA que a pessoa teve contato, Yoshi acabou se transformando num rato mutante, e adotou dali por diante o pseudônimo Splinter.

Nesta trama, o Destruidor é aliado do alienígena Krang, da gangue punk Os Dragões Roxos e do cientista Baxter Stockman. Todos têm um objetivo em comum: ”Destruir aquelas Tartarugas”. Graças à aliança com o cérebro rosa vindo de outra dimensão (o Krang), o destruidor tem acesso a um poderoso mutagênico, e faz uso disso para transformar dois integrantes dos Dragões Roxos, Rocksteady e Bebop em aliados mutantes, mas os dois são tão atrapalhados que o tiro saiu praticamente pela culatra.

 

TMNT3
Bebop & Rocksteady

 

O fato de os dois, assim como o Krang e o Destruidor serem atrapalhados no desenho, não influencia em nada a dificuldade dos jogos baseados na série. É frustrante levar surra desses dois em Teenage Mutant Ninja Turtles I, II e III para NES (Nintendinho). O Destruidor e o Krang são facilmente derrotados na TV, porém dão uma baita dor de cabeça em Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time para Super Nintendo.

Luta contra Bebop e Rocksteady no Super Nes:

 

A série de 2003

Abertura

 

Produzida pelos estúdios Mirage, as Tartarugas Ninja retornaram às telinhas em 2003 com um novo contexto.

Desta vez, Hamato Yoshi é morto pelo Destruidor por razões a princípio desconhecidas. Splinter nada mais é que o rato de estimação do ninja (Algo que, a meu ver é uma involução se comparado à história anterior). Ainda sendo um rato comum, Splinter consegue fazer um belo estrago no rosto de Hun, principal capanga de Oroku Saki, o que é bizarro já que o Hun é um problema até para as Tartarugas durante os confrontos.

Origens estranhas á parte, a versão 2003 das Tartarugas Ninja é excelente. Apesar de o Splinter não ser Hamato Yoshi, seus discípulos parecem respeitá-lo mais que na versão anterior, ao menos na forma de tratamento sempre se dirigindo a ele como Sensei ou Mestre. As técnicas de Splinter parecem mais apuradas nesta versão, o que faz de Hamato uma verdadeira lenda das artes marciais.

Esta animação tem uma ambientação mais séria, as Tartarugas tomam o partido de Splinter que almeja vingar a morte de Yoshi, e dar fim ao reinado tirânico e grande influência política do Destruidor.

Ah, o Destruidor! Seu comportamento extremamente cruel é o oposto de sua versão antecessora. Seus planos malévolos têm proporções astronômicas de destruição e dominação em massa. A relação de Oroku Saki com o cientista Baxter Stockman é a prova mais palpável (ou não) de sua maldade, pois todas as vezes que Stockman falha em destruir as tartarugas com alguma de suas invenções, o Destruidor ordena que Hun faça algum desmembramento no cientista como castigo [SPOILER] Até o ponto de sobrar apenas o cérebro.

TMNT4

Os heróis na versão de 2003 ganham uma personalidade mais distinta e são estereotipadas basicamente por:

Leonardo: O líder, mais ponderado;
Raphael: O durão, sedento por ação;
Donatello: O nerd, faz todas as tecnologias para o grupo (Assim como na versão anterior);
Michelangelo: O brincalhão, tudo para ele é motivo para piada e festa.

As profissões de April’Oneil, principal aliada do grupo, sempre foram alteradas conforme eram produzidas novas versões. Ela já foi programadora (HQ), repórter (1987), pesquisadora e comerciante (2003) e estudante (2012).

TMNT5
April O’neil 2003, 2012 e 1987 (http://bit.ly/ZUcyKn)

 

As versões de 1987 e de 2003 ganharam um fim simultâneo com o longa “Turtles Forever – 2009” (do estúdio 4Kids), no qual o Destruidor de 87 se transporta para a mesma dimensão das tartarugas de 2003 junto com os heróis de 87. A princípio, há um conflito geracional entre as oito tartarugas, mas graças à sabedoria do Mestre Splinter os ninjas aprendem a trabalhar em grupo para descobrir o plano de Oroku Saki e detê-lo.

Trailer de Turtles Forever:

 

Tartarugas Na Atualidade

Série de 2012

Os estúdios de animação Nickelodeon desembolsaram nada menos que 60 milhões de dólares para comprar os direitos autorais da franquia. Em setembro de 2012 estreiou o primeiro episódio da nova versão das Tartarugas Ninja. O canal já confirmou a produção de três temporadas com 26 episódios cada.

A história se mantém mais próxima da original, pois o Mestre Splinter É a mutação de Hamato Yoshi. Porém, o motivo da rixa com Oroku Saki é cliché devido a uma rivalidade amorosa. Yoshi é surpreendido por um grupo de Krangs quando sai de um pet shop, com as quatro tartarugas até então de estimação, e é acidentalmente atingido pelo mutagênico X durante combate. E à partir de então foi viver recluso nos esgotos passando seus conhecimentos de artes marciais às Tartarugas, que se desenvolveram cada vez mais.

TMNT6

As personalidades distintas se mantiveram no padrão da série de 2003, esta versão é uma animação feita em computador e é aparentemente um equilíbrio se comparada às tartarugas brincalhonas de 87 e toda a seriedade das de 2003. Além disso, a série tem mais espaço para cada uma das tartarugas superarem barreiras pessoais e isso é creditado ao treinamento do Splinter.

Os Krangs são aliens de outra dimensão que buscam aperfeiçoar sua substância mutagênica, que aparentemente não funciona como deveria no planeta terra, sem qualquer ética científica fazendo testes inescrupulosos e sequestrando cientistas renomados (Inclusive o pai de April O’neil). Nesta versão, a princípio, os Krangs não tem nenhum vinculo com o Destruidor, cujo objetivo é destruir seu velho rival além de adquirir poderio bélico.

Uma observação curiosa é que na abertura da série, ao invés de derrubar as tartarugas no mutagênico, Splinter simplesmente as coloca na substância como se já soubesse o que aconteceria em seguida. A letra da música é mais similar à de 87 embora o ritmo seja novo.

Abertura:


O Filme

No novo filme dos quelônios ninja, as filmagens serão através de captura de movimentos. As gravações pelos estúdios Nickelodeon e Paramount já começaram e a data de estreia foi definida para 06 de junho de 2014 nos Estados Unidos.

A princípio, o diretor Michael Bay havia decidido mudar a origem dos heróis para alienígenas ao invés de mutantes. Mas, o diretor foi altamente criticado por fãs da franquia na internet e voltou atrás na ideia estúpida de destruir mudar a história dos protagonistas.

O elenco:

Leonardo – Pete Ploszec
Raphael – Alan Ritchson
Donatello – Jeremy Howard
Michelangelo – Noel Fisher
Mestre Splinter – Danny Woodburn
April O’neil – Megan Fox

Primeiro Poster do Filme:

TMNT7

Zeus (aka Igor Sanches)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,970FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Gameplay de Cyberpunk 2077 para Xbox Series X/S é revelado

0
A CD PROJEKT RED lançou hoje o vídeo de gameplay rodando Cyberpunk 2077 no Xbox One X e no Xbox Series X.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave