quinta-feira, 28, janeiro, 2021
Início Tecnologia O poder do “Touch”: Como Funcionam As Telas Touchscreen?

O poder do “Touch”: Como Funcionam As Telas Touchscreen?

As telas touchscreen revolucionaram nossa relação com os smartphones. Atualmente, tudo que fazemos em nossos celulares pode ser resolvido com os toques na tela, fazendo com que os botões físicos caíssem em desuso.

Mesmo não sendo uma novidade, as telas sensíveis ao toque ainda geram muitas dúvidas e curiosidades nos usuários. Você provavelmente já deve ter se perguntado como elas funcionam, como identificam o contato em cada parte da superfície, dentre outras coisas.

Pensando nisso, nós preparamos este artigo sobre como funcionam as telas touchscreen e quais os seus principais tipos. Quer saber mais? Continue lendo!

Como Funciona o Touchscreen?

As telas sensíveis ao toque funcionam basicamente através da eletricidade, atendendo a requisitos de identificação de contato, onde ele aconteceu e qual a sua sequência.

Através disso, o smartphone ‘percebe’ o que você está querendo que ele faça. É nesse momento que ele identifica se você quer colocar um zoom em uma imagem ou simplesmente mudar de página, por exemplo.

Dentro desse contexto, existem dois tipos de telas touchscreen mais comuns: as resistivas e as capacitivas.

Confira mais sobre cada uma delas:

1. Telas Resistivas

O poder do “Touch”: Como Funcionam As Telas Touchscreen? 1
Imagem: Freepik.

As telas resistivas são as mais antigas em termos de tecnologia. Elas são compostas por três camadas: plástico condutor de poliéster, isolante e vidro.

Quando você toca na primeira camada, as outras duas são forçadas, como se você estivesse dando um “click” em uma tecla de computador.

Através de um chip de controle conectado à tela, o smartphone consegue determinar onde você tocou e qual ação deve ser realizada a partir disso.

Para obter melhor precisão com as telas resistivas, você pode utilizar as famosas canetas para smartphone. Normalmente, elas estão inclusas na caixa do dispositivo, junto com os outros acessórios.

2. Telas Capacitivas

O poder do “Touch”: Como Funcionam As Telas Touchscreen? 2
Imagem: Freepik.

As telas capacitivas, por sua vez, são formadas por duas camadas de vidro condutor, separadas por uma camada isolante. Esse tipo de tela é mais fino que o anterior.

Diferente das resistivas, as telas capacitivas possuem reconhecimento multitoque, ou seja: ela reconhece mais de dois dedos ao mesmo tempo e você não precisa fazer força ao tocar na tela.

O touchscreen capacitivo é baseado na condução elétrica do nosso corpo. Através dos sensores, ele ‘sente’ o seu dedo se aproximando da tela.

Cuidados especiais para usuários de telas touchscreen

Como citamos nesse artigo, a sensibilidade das telas touchscreen é alta, principalmente nos modelos capacitivos. Com isso, a chance de abrir páginas indesejáveis ou fazer downloads não intencionais de arquivos suspeitos é alta.

Por isso é muito importante poder contar com a proteção do melhor antivírus para Android. O Bitdefender Mobile Security possui baixo impacto na bateria e consome poucos recursos do sistema.

Ele é fácil de utilizar, extremamente confiável e rápido nas verificações, além de contar com uma série de funcionalidades muito úteis para manter a segurança do seu smartphone.

Gostou de saber mais sobre como funcionam as telas touchscreen? Qual o tipo de tela do seu smartphone? Compartilhe conosco nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,954FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,349SeguidoresSeguir

Disney divulga novo trailer de Raya e o Último Dragão

0
A nova animação da Disney chegará aos cinemas e ao Disney+ com Premier Access a partir de 5 de março em toda América Latina.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
O poder do “Touch”: Como Funcionam As Telas Touchscreen? 8

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave