quarta-feira, 8, julho, 2020
Início Tecnologia Notícias Telegram arrepende-se e já não terá sua moeda própria

Telegram arrepende-se e já não terá sua moeda própria

Após diversos entraves com a Comissão de Títulos e Câmbios dos Estados Unidos (SEC, sigla em inglês), o app de mensagens instantâneas Telegram desiste de ter uma moeda digital própria. A Gram, como foi batizada, sofreu descontinuação por conta dos altos custos. A empresa anunciou a moeda digital em agosto de 2019, com o objetivo de que ela funcionasse da mesma forma que o Bitcoin, outra criptomoeda famosa. A Gram iria utilizar uma plataforma de blockchain, que permite a realização de movimentações financeiras descentralizadas.

O fundador e CEO da companhia, Pavel Durov mostrou-se insatisfeito com a decisão do corte judicial americana, criticando a SEC e afirmando que ela não deveria ter o poder de impossibilitar a comercialização de moedas virtuais registradas fora dos Estados Unidos. Ele ainda alertou aos investidores e usuários sobre golpes que possam surgir com o nome da empresa, “não confie seu dinheiro e dados nestes projetos”, disse Durov, que precisou abrir uma  rodada de negociações com seus investidores de fora dos EUA, pedindo que eles vendessem as criptomoedas de volta para o Telegram. Desta forma, foi imposto o pagamento de 72% dos valores investidos, ou de 110%, se os investidores aguardassem até abril de 2021.

Como surgiu o Telegram

Devido ao forte monitoramento do governo russo, Pavel sempre sentiu uma insegurança ao conversar com seu irmão através de mensagens. Mesmo com a tecnologia inovando a ponto de existirem celulares dobráveis, ainda há falhas de segurança que podem ser aproveitadas por governos autoritários. Por conta disso, os dois irmãos Nikolai e Pavel Durov passaram a desenvolver um aplicativo.

Nikolai ficou responsável pelo desenvolvimento do programa, focando em protocolos de dados seguros e otimizados para funcionar com diversos centros, que possibilitam a criação de um sistema rápido e protegido de envio de mensagens em larga escala. Muitas empresas que lidam com dinheiro e comunicações utilizam sistemas criptografados para demonstrar seriedade e segurança, bet365 já é um site de referência no Brasil para quem gosta de fazer apostas seguras, por exemplo, porque possui um sistema criptografado. Enquanto Nikolai lidava com a criptografia, Pavel foi encarregado de fornecer o apoio ideológico e monetário. Desta forma, em 2013 o app de mensagens instantâneas foi lançado.

Desde então, ele se tornou um sucesso mundial, sendo um dos principais antagonistas do Whatsapp. O app se diferencia pelos recursos específicos de segurança, onde as mensagens trocadas são excluídas após determinado tempo. Ainda com foco na segurança, ele vem com um sistema de login, onde o aplicativo fica bloqueado até que você insira sua senha, evitando imprevistos como outras pessoas verem suas mensagens. O aplicativo também vem com uma função de autodestruição da conta: caso o usuário fique sem acessar o aplicativo durante um tempo pré-estabelecido, todos os seus dados e perfil serão apagados.

Apesar do Telegram ter alcançado a marca de 400 milhões de usuários e do CEO ter se tornado bilionário, ele afirma que o aplicativo não foi desenvolvido para gerar dinheiro. “Telegram não se destina a trazer receita. Ele nunca vai vender anúncios ou aceitar investimento externo” disse. O jovem executivo afirmou ainda que o Telegram jamais será vendido a empresas maiores: “nós não estamos construindo uma ‘base de usuários’, estamos construindo um mensageiro para o povo”.

Criptomoedas

Um dos novos fenômenos do mercado financeiro mundial, a moeda digital vem ganhando valor e popularidade, apesar de não serem nada mais que um meio de troca baseado em um código virtual, que pode ser convertido em um valor real. No Brasil, o valor da unidade da Bitcoin já supera os R$ 50 mil.

Da mesma forma que o dinheiro físico apresenta marca d’água, número de série, e é fabricado com papel especial, a criptomoeda conta com seu próprio sistema de segurança que é o principal atrativo: a criptografia. O sistema de blockchain, uma inovação tecnológica integrada às moedas digitais, permite a criação de uma tabela global de todas as transações realizadas dentro de um mesmo mercado. Desta forma, é possível ocorrerem negociações sem a presença de terceiros para intermediá-las, o que cria um senso de confiança entre as partes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,038FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,389SeguidoresSeguir

O Silêncio da Cidade Branca | 10 diferenças entre o filme...

0
O Silêncio da Cidade Branca se tornou um filme apressado e não surpreendente, diferente do livro é de tirar o fôlego. Veja as diferenças entre as obras.

Crítica: Greenleaf – 3ª Temporada

4
Desde que Greenleaf estreou no catálogo da Netflix Brasil, a série arrebatou a atenção e também, a predileção da audiência. Já de cara, a...
Telegram arrepende-se e já não terá sua moeda própria 6

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave