sábado, 28, novembro, 2020
Início Tecnologia Notícias Telegram arrepende-se e já não terá sua moeda própria

Telegram arrepende-se e já não terá sua moeda própria

Após diversos entraves com a Comissão de Títulos e Câmbios dos Estados Unidos (SEC, sigla em inglês), o app de mensagens instantâneas Telegram desiste de ter uma moeda digital própria. A Gram, como foi batizada, sofreu descontinuação por conta dos altos custos. A empresa anunciou a moeda digital em agosto de 2019, com o objetivo de que ela funcionasse da mesma forma que o Bitcoin, outra criptomoeda famosa. A Gram iria utilizar uma plataforma de blockchain, que permite a realização de movimentações financeiras descentralizadas.

O fundador e CEO da companhia, Pavel Durov mostrou-se insatisfeito com a decisão do corte judicial americana, criticando a SEC e afirmando que ela não deveria ter o poder de impossibilitar a comercialização de moedas virtuais registradas fora dos Estados Unidos. Ele ainda alertou aos investidores e usuários sobre golpes que possam surgir com o nome da empresa, “não confie seu dinheiro e dados nestes projetos”, disse Durov, que precisou abrir uma  rodada de negociações com seus investidores de fora dos EUA, pedindo que eles vendessem as criptomoedas de volta para o Telegram. Desta forma, foi imposto o pagamento de 72% dos valores investidos, ou de 110%, se os investidores aguardassem até abril de 2021.

Como surgiu o Telegram

Devido ao forte monitoramento do governo russo, Pavel sempre sentiu uma insegurança ao conversar com seu irmão através de mensagens. Mesmo com a tecnologia inovando a ponto de existirem celulares dobráveis, ainda há falhas de segurança que podem ser aproveitadas por governos autoritários. Por conta disso, os dois irmãos Nikolai e Pavel Durov passaram a desenvolver um aplicativo.

Nikolai ficou responsável pelo desenvolvimento do programa, focando em protocolos de dados seguros e otimizados para funcionar com diversos centros, que possibilitam a criação de um sistema rápido e protegido de envio de mensagens em larga escala. Muitas empresas que lidam com dinheiro e comunicações utilizam sistemas criptografados para demonstrar seriedade e segurança, bet365 já é um site de referência no Brasil para quem gosta de fazer apostas seguras, por exemplo, porque possui um sistema criptografado. Enquanto Nikolai lidava com a criptografia, Pavel foi encarregado de fornecer o apoio ideológico e monetário. Desta forma, em 2013 o app de mensagens instantâneas foi lançado.

Desde então, ele se tornou um sucesso mundial, sendo um dos principais antagonistas do Whatsapp. O app se diferencia pelos recursos específicos de segurança, onde as mensagens trocadas são excluídas após determinado tempo. Ainda com foco na segurança, ele vem com um sistema de login, onde o aplicativo fica bloqueado até que você insira sua senha, evitando imprevistos como outras pessoas verem suas mensagens. O aplicativo também vem com uma função de autodestruição da conta: caso o usuário fique sem acessar o aplicativo durante um tempo pré-estabelecido, todos os seus dados e perfil serão apagados.

Apesar do Telegram ter alcançado a marca de 400 milhões de usuários e do CEO ter se tornado bilionário, ele afirma que o aplicativo não foi desenvolvido para gerar dinheiro. “Telegram não se destina a trazer receita. Ele nunca vai vender anúncios ou aceitar investimento externo” disse. O jovem executivo afirmou ainda que o Telegram jamais será vendido a empresas maiores: “nós não estamos construindo uma ‘base de usuários’, estamos construindo um mensageiro para o povo”.

Criptomoedas

Um dos novos fenômenos do mercado financeiro mundial, a moeda digital vem ganhando valor e popularidade, apesar de não serem nada mais que um meio de troca baseado em um código virtual, que pode ser convertido em um valor real. No Brasil, o valor da unidade da Bitcoin já supera os R$ 50 mil.

Da mesma forma que o dinheiro físico apresenta marca d’água, número de série, e é fabricado com papel especial, a criptomoeda conta com seu próprio sistema de segurança que é o principal atrativo: a criptografia. O sistema de blockchain, uma inovação tecnológica integrada às moedas digitais, permite a criação de uma tabela global de todas as transações realizadas dentro de um mesmo mercado. Desta forma, é possível ocorrerem negociações sem a presença de terceiros para intermediá-las, o que cria um senso de confiança entre as partes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,973FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Gameplay de Cyberpunk 2077 para Xbox Series X/S é revelado

0
A CD PROJEKT RED lançou hoje o vídeo de gameplay rodando Cyberpunk 2077 no Xbox One X e no Xbox Series X.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave