Na última terça-feira, dia 10 de agosto, ocorreu a tão esperada estreia de The Mask Singer Brasil, e os Sherlock Holmes da internet já estão discutindo sobre a possível identidade de alguns cantores. Se você ainda não está por dentro das pesquisas (e trends) sobre esse talent show, a Decode, empresa de client acquisition e consulting pertencente ao Grupo BTG Pactual, coletou alguns dados talentosos para te ajudar (e surpreender).
The Masked WHAT?!
The Masked Singer Brasil é a versão brasileira de outro talent show sul-coreano chamado King of Mask Singer, lançado dia 05 de abril de 2015, o qual também possui uma versão americana, lançada na Fox em 02 de janeiro de 2019. No programa, 12 celebridades são fantasiadas de um personagem, escondendo assim a sua real identidade, e fazem performances que serão avaliadas por jurados. A cada episódio, um ou mais personagens são eliminados e revelam sua identidade até que só sobre um vencedor.
Antes de a Globo anunciar a compra do formato, o reality quase tomou outro rumo no Brasil: o SBT. Com altos índices de audiência no exterior, o programa conquistou os olhares de ambas as emissoras, porém a rede de televisão de Silvio Santos avaliou que aquele não era o momento certo para fazer um investimento tão grande. O The Masked Singer foi pensando pela Globo como uma solução para substituir o Domingão do Faustão aos domingos, porém acabou sendo fixado nas noites de terça-feira, com Ivete Sangalo como apresentadora.
A estreia do show em território nacional contou com a presença de Taís Araújo, Simone (dupla da Simaria), Rodrigo Lombardi e Eduardo Sterblitch como jurados enquanto a ex-bbb Camilla de Lucas ficou encarregada dos bastidores.
Já que é para estrear….
Podemos dizer que a Globo realmente acertou na aposta de The Masked Singer. A pesquisa da Decode revela que, só nos últimos sete dias, foram publicadas 399 matérias sobre o programa no Brasil e nas redes sociais, o assunto alcançou por volta de 11.289.077 pessoas. Além disso, na Twiterland, a #TheMaskedSingerBR foi o tema mais discutido por 8 horas seguidas, junto de outros termos relacionados:
- Sidney Magal: alcançou 2ª posição
- Priscila Alcântara: alcançou 2ª posição
- Sandra de Sá: alcançou 3ª posição
- Arara: alcançou 7ª posição
- Babu Santana: alcançou 8ª posição
- Tiago Abravanel: alcançou 12ª posição
- Ivete: alcançou 13ª posição
O show também gerou repercussão para Ivete Sangalo, a apresentadora: a busca por “Programa da Ivete” cresceu 950% nos últimos 7 dias e, no Facebook, 60% dos usuários desaprovaram sua escolha de roupa, enquanto os outros 40% aprovaram.
Sidney Dogão
A primeira temporada já começou com tudo, revelando que por baixo de uma fantasia de hot-dog (conhecido também como “dogão”) estava ninguém mais, ninguém menos do que Sidney Magal, uma das vozes mais famosas da música brasileira. Dois fatos mais chocantes do que esse:
- O amante latino cresceu mais de 10.000% apenas no dia de sua aparição no programa.
- Após menção de Sidney a respeito do filme escrito por Paulo Coelho no qual ele foi ator principal, as buscas dispararam no Google: aumento de 9.900% pelo título cinematográfico, seguido pelo volume de buscas pelo escritor de 9.800%.
Com essa revelação bombástica, o Twitter está à procura da identidade secreta dos outros competidores:
Unicórnio: alcançou 229 menções no Twitter
- 71% – Priscila Alcântara
- 8% – Não sabem
- 7% – Larissa Manoela
- 5% – Manu Gavassi
- 2% – Wanessa Camargo
- 7% – Outras 5 pessoas
Aparentemente, o unicórnio foi o personagem que mais cativou a audiência do programa: as buscas pela “personalidade” cresceram 5.800% no Google, enquanto as buscas pela música cresceram 2.400%, desde o início do reality.
Arara:alcançou 206 menções no Twitter
- 64% – Não sabem
- 6% – Silvero Pereira
- 2% – Letícia Spiller
- 2% – Camila Queiroz
- 26% – Outras 22 pessoas
Girassol:alcançou 181 menções no Twitter
- 77% – Sandra de Sá
- 6% – Fafá de Belém
- 4% – Não sabem
- 2% – Carla Diaz
- 12% – Outras 12 pessoas
Coqueiro: alcançou 177 menções no Twitter
- 47% – Não sabem
- 10% – Lucas Penteado
- 5% – Thiago Martins
- 5% – Érico Brás
- 34% – Outras 24 pessoas
Astronauta: alcançou 156 menções no Twitter
- 35% – Tiago Abravanel
- 19% – Babu Santana
- 16% – Não sabem
- 11% – Sérgio Loroza
- 20% – Outras 16 pessoas
O que o Facebook achou disso?
Na plataforma, a estreia do programa dividiu os internautas: enquanto 55% afirmam terem gostado, os outro 45% afirmam o contrário.
Dos que gostaram:
- 54% Elogiaram aspectos gerais do programa
- 28% Elogiaram a apresentadora Ivete Sangalo
- 8% Amaram pela participação de Sidney Magal
- 4% Elogiaram Sandra de Sá
- 3% Elogiaram os jurados
- 1% Elogiou a Taís Araújo
- 1% Elogiou a Camilla de Lucas
Dos que não gostaram:
- 45% acharam o programa sem graça
- 21% não simpatizaram com a ‘Camilla do BBB’
- 17% acharam os jurados ‘forçados’
- 9% Acham que Ivete deveria continuar na carreira como cantora
- 3% acharam as dicas fracas
- 3% criticaram o alto volume de propagandas
- 2% por achar que era música ‘dublada’
O The Masked Singer Brasil estreou nessa semana e o assunto que mais domina a cabeça dos brasileiros é: como conviver com tantas dúvidas e pistas e ter que esperar até a próxima terça-feira para descobrir quem é mais um dos mascarados?