quinta-feira, 3, dezembro, 2020
Início Colunas Especial The Witcher | Guia de leitura

The Witcher | Guia de leitura

Pode parecer simples e lógico que muitos digam – e foi assim que a maioria começou -, que a ordem de leitura dos livros de Geralt siga por seus lançamentos. Sim, esta é uma maneira. Mas como toda saga, The Witcher, criado por Andrzej Sapkowski, vai muito além de sua sequência que chegou nas livrarias e ela também pode ser conferida através de uma ordem de leitura. Como assim?

Simples. Os livros de The Witcher são contos e romances, ou seja, eles não seguem uma linha cronológica, portanto, tanto faz como o novo leitor deseje conhecer as aventuras de Geralt. Além dos livros, ainda existem adaptações para os games e quadrinhos,além de um livro especial chamado O Mundo de The Witcher que é um compendio dos games. Estas não são canônicas, portanto, não são “obrigatórias”.

The Witcher | Guia de leitura 1

Vale destacar que no Brasil, este arco de romances foi publicado de forma conjunta às duas coleções de contos anteriores, com todas as obras sendo lançadas sob o título principal intitulado A Saga do bruxo Geralt de Rívia (a partir de 2014, no entanto, a editora WMF Martins Fontes optou por acrescentar o termo The Witcher ao título principal).

Uma pequena explicação…

Os primeiros contos foram publicados na revista polonesa Fantastyka a partir de meados dos anos 1980. O primeiro deles, chamado “Wiedźmin” (“O bruxo”), de 1986, foi escrito exclusivamente para um concurso realizado por esta revista, ficando no terceiro lugar. Posteriormente, em 1990, as quatro primeiras histórias abordando o bruxo Geralt foram apresentadas, na forma de livro, em uma coleção de contos também intitulada Wiedźmin (hoje fora de catálogo). Esta coleção continha adicionalmente o conto “Droga, z której się nie wraca” (tradução livre: “Caminho Sem Retorno”), que fala sobre Visenna, a mãe de Geralt, e é situado antes das histórias do bruxo.

A segunda coleção de contos publicada foi Miecz przeznaczenia (A Espada do Destino), de 1992, e subsequentemente, em 1993, foi lançada a terceira, intitulada Ostanie życzenie (O Último Desejo), que embora tenha vindo após A Espada do Destino, se passa antes dessa cronologicamente. O Último Desejo então substituiu Wiedźmin como o primeiro livro depois que incluiu todos os contos presentes neste (exceto “Droga, z której się nie wraca”, o único sem Geralt). Ainda que novos contos tenham sido adicionados nesta coleção, estes também situam-se antes de A Espada do Destino.

A partir daí, Sapkowski começou a escrever romances que davam segmento aos acontecimentos dos contos presentes nestas coleções, sendo o primeiro deles Krew elfów (O Sangue dos Elfos), publicado em 1994, e o último Pani Jeziora (A Senhora do Lago), publicado em 1999 e fechando o arco iniciado por O Sangue dos Elfos.

Mais tarde foi publicado Coś się kończy, coś się zaczyna (tradução livre: Algo Termina, Algo Começa), uma coleção contendo um final alternativo da série acerca do casamento de Geralt e Yennefer, escrito inicialmente para amigos de Sapkowski, incluindo outras histórias sem ligação à série. Em algumas edições polonesas, os contos “Droga, z której się nie wraca” e “Coś się kończy, coś się zaczyna” (que dá nome à coleção) foram adicionados aos livros O Último Desejo e A Espada do Destino.

Por fim, foi publicado em 2013 o romance Sezon burz (Tempo de Tempestade), que situa-se cronologicamente antes de O Sangue dos Elfos e não faz parte oficialmente do arco original de romances, apesar de também ter sido escrito por Sapkowski.

ORDEM DE LANÇAMENTO

Ostanie życzenie (O Último Desejo – 1993 edição brasileira: 2011 – Contos)

O Último Desejo

Geralt de Rívia é um personagem estranho, um mutante que, graças à magia e a um longo treino, mas também a um misterioso elixir, se tornou um assassino perfeito. E Geralt dedica-se a viajar por terras pitorescas, ganhando a vida como caçador de monstros.

Miecz przeznaczenia (A Espada do Destino – 1992; edição brasileira: 2012 – Contos)

The Witcher | Guia de leitura 2

Geralt de Rívia é um bruxo. Um feiticeiro cheio de astúcia. Um matador impiedoso. Um assassino de sangue-frio, treinado desde a infância para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus e nem todos os que parecem anjos são bons…A espada do destino é o segundo livro da saga do bruxo Geralt de Rívia e terá continuidade com O sangue dos elfos. O primeiro livro a narrar as histórias do bruxo Geralt foi O último desejo.

Krew elfów (O Sangue dos Elfos – 1994; edição brasileira: 2013 – Romance)

The Witcher | Guia de leitura 3

O Sangue dos Elfos – Por mais de um século os seres humanos, anões, gnomos e elfos viveram juntos em relativa paz. Mas os tempos mudaram, a paz inquieta está acabada e mais uma vez as raças estão lutando. E parece que para todos, o único elfo bom é um elfo morto. Geralt de Rívia, um bruxo sagaz e habilidoso, tem estado à espera do nascimento de uma criança que profetizou. Essa criança tem o poder de mudar o mundo – para o bem ou para o mal. À medida que a ameaça da guerra paira sobre a terra e a criança é caçada por seus poderes extraordinários, torna-se responsabilidade de Geralt protegê-la de tudo – e o bruxo nunca aceita a derrota como resultado.

Czas pogardy (Tempo do Desprezo – 1995; edição brasileira: 2014 – Romance)

The Witcher | Guia de leitura 4

Tempo do desprezo é o quarto livro da saga do bruxo Geralt de Rívia. Geralt lutou contra monstros e demônios por todo o país, mas até ele pode não estar preparado para o que está acontecendo com seu mundo. Há intrigas, divergências e rebeliões por todo lado. Os Elfos e outros seres não humanos vivem sob repressão há décadas. Os Magos brigam uns com os outros, alguns a soldo dos reis, outros simpatizantes dos elfos. E, nesse cenário de medo e desprezo, Geralt e sua amante Yennefer precisam proteger Ciri, herdeira órfã e procurada por todos os lados. Ela tem o poder de salvar o mundo ou, talvez, acabar com ele.

Chrzest ognia (Batismo de Fogo – 1996; edição brasileira: 2015 – Romance)

The Witcher | Guia de leitura 5

A Irmandade dos Magos foi esfacelada por um golpe e Geralt ficou seriamente ferido. E agora, que tempos sombrios pairam sobre o mundo, ele não poderá defender os homens contra os monstros perigosos que os aterrorizam. Guerras devastam todos os territórios e o futuro da magia está ameaçado. Mas as feiticeiras que sobreviveram estão determinadas a protegê-lo. É um momento conturbado, e ainda é preciso encontrar a garota Ciri, herdeira do trono de Cintra, que desapareceu. Até que surge o rumor de que ela está na corte de Nilfgaard e vai se casar com o imperador. Ferido ou não, Geralt tem uma missão em suas mãos. Fenômeno literário que inspirou a criação do game The Witcher. Tradução de Olga Baginska-Shinzato.

Wieża Jaskółki (A Torre da Andorinha – 1997; edição brasileira: 2016 – Romance)

The Witcher | Guia de leitura 6

O bruxo segue em direção ao sul, convencido de que Ciri vai se casar em breve com o imperador de Nilfgaard. Os assassinos impiedosos de Nilfgaard já estão seguindo os rastros de Ciri, que, gravemente ferida, se recupera no casebre do eremita Vysogota, perdido no meio de um pantanal. Será que o bruxo conseguirá achar Ciri? Qual será o papel da lendária Torre da Andorinha?

Pani Jeziora (A Senhora do Lago – 1999; edição brasileira: 2017 – Romance)

The Witcher | Guia de leitura 7

Enquanto Yeneffer permanece prisioneira e Geralt passa o inverno sob o charme de Fringilla, Ciri é projetada em um mundo paralelo ao penetrar na Torre da Andorinha. Agora, sob o domínio do elfo Avallac’h, ela só poderá ser livre se aceitar dar um filho ao rei dos Amieiros.A jovem conseguirá fugir para salvar seus amigos?

ORDEM DE LEITURA

  • A Espada do Destino (1993): Contos
  • O Último Desejo (1993): Contos
  • O Sangue dos Elfos (1994): Romance
  • Tempo do Desprezo (1995): Romance
  • Batismo de Fogo (1996): Romance
  • A Torre da Andorinha (1997): Romance
  • A Senhora do Lago (1999): Romance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,970FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Crítica | Dash&Lily

0
Dash & Lily é uma série encantadora e que através dos desafios feitos pelo caderno nos traz uma reflexão sobre enfrentar os nossos próprios medos e a sair da nossa bolha. O mundo pode ser um lugar incrível quando nos abrimos pra ele.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave