“Cara gente branca… ” é impossível não começar o texto de hoje dessa forma. Parece “a quem interessar possa”. Tipo isso mesmo, porque é destinado a alguém que precisa assistir essa série que tanto representa a todos. Aliás, é uma necessidade assistir Cara Gente Branca, não por modinha ou porque todos assistiram. Para saber porque é tão boa, leia nossa crítica da série. E se mesmo assim precisa de mais motivos, aqui vão 10 motivos para você não deixar de assistir essa série por nada.
Negros empoderados
Ao contrário do que muita gente pensa, os negros na série Cara Gente Branca, lutam por seus ideais a fim de ganhar respeito. Todos ocupam “cargos de destaque” dentro da universidade e essa visibilidade, os fazem empoderados na luta por igualdade.
Os negros não se vitimizam
Eles poderiam usar como desculpa os mais de dois séculos de escravidão e realizar atos memoriais em sinal de respeito por aqueles que se foram e morreram no tronco de seus senhores. Pelo contrário! Eles tem orgulho de seus ancestrais e lutam por suas memórias nos dias atuais, como quem diz: “sou negro sim, com respeito e não vou ficar de mimimi não senhor!”
Os temas
Os temas que são tratados na série estão espalhados por todos os dez episódios, além do plot central da trama, que se dá a partir de um ato de um grupo de brancos numa festa de Halloween. Temas como homossexualidade, por exemplo, é abordado de maneira tranquila e normal, como deve ser discutido.
Quer feminismo? Toma feminismo!
As mulheres da trama, principalmente as negras, são aquelas que se impõem sem agredir ninguém. São aquelas que batem no peito e dizem “sou mulher negra sim e a cor da minha pele não me faz diferente de nenhuma outra”. A representatividade feminina negra é algo que constantemente vem sendo debatido em diversos locais de bom alcance, seja na TV ou nas universidades. E mais um espaço aberto para isso, não é? Girl power!
Os personagens tem voz
A série é dividida em 10 capítulos e cada capítulo, é narrado pelo ponto de vista de cada personagem a partir da tal festa de Halloween. Certos fatos é bom ser observado pelo ponto de vista de quantas pessoas forem necessárias. A verdade é absoluta – pelo olhar daquele que a defende. Em certas cenas, um mesmo acontecimento é narrado de inúmeras formas. Já pensou se na vida a gente usasse esse artifício? Seria o meu sonho?
Os relacionamentos
Certa vez ouvi que é mais fácil dois negros se relacionarem do que um negro com outro branco. E a pergunta é: por quê? Só porque esteticamente é “mais apresentável”? É apresentável para quem acha que é, porque é tão normal quanto dois brancos, dois azuis, dois vermelhos e afins, se relacionarem. A série aborda isso, a escolha de Sam por seu namorado branco. Não tenha medo de expor seu parceiro (a), tenha ele/ela a cor que tiver. Viva o amor, gente!
Os brancos também são ouvidos
Por conta da festa de Halloween, o telespectador consegue ter uma visão dos fatos a partir dos personagens brancos, que também conseguem ser ouvidos. Lembra da imparcialidade? Mesmo estando errados no rolê, eles também tem voz e mostra sua visão dos fatos a partir do ocorrido.
Relembrando a história
Todos ou alguns sabem, que os EUA é um país com um maior índice de negros – o país foi fundado por negros e a disseminação é bem mais fácil, mesmo contendo a miscigenação. Na história e no cotidiano do país, há diversos manifestos e acontecimentos que marcaram o mundo. E a série faz uso dessas manifestações pacíficas para protestar por menos preconceito, menos índices de morte a negros e coisas do tipo. Lembram da cena da passeata pacífica protagonizada por Queen Latifah no filme Hairspray? Lembra muito, só que sem música.
Trilha sonora para negro (e branco) nenhum botar defeito
Tem até playlist. Vai ouvir, gente!
Tem negros
Vai ter empoderamento negro sim!
Cara gente branca, a quem interessar possa… A série está disponível no catálogo da Netflix desde o dia 28 de abril. Aproveita o final de semana e que já, já a série completa um mês, para assistir essa delícia de jovens protestando sem serem pedantes. Prepara a pipoca e o refri, chama a turma e boa série pra todo mundo.
[td_smart_list_end]
- Veja mais sobre Cara Gente Branca