Todos sabemos que a educação é direito de todos e devemos zelar por ela. Já dizia nossas avós que “educação vem de berço”, e esse ensinamento foi passado por várias gerações. A escola também faz parte dessa construção do homem e tem a responsabilidade de formar homens e mulheres. Pode parecer aquele papo político ou então utópico, mas se realmente investirmos na educação, fazer a nossa parte nem que seja um pouquinho, teremos um país melhor.
Para comemorar o dia de hoje, e talvez nos inspiramos um pouquinho, o Thunder Dicas traz duas lindas obras já lançadas. A primeira é o filme Escritores da Liberdade (Freedom Writers), com Hilary Swank e Patrick Dempsey, com a produção de Danny Devito. Baseado no livro The Freedom Writers Diaries, o filme conta a história da professora Erin Gruwell (autora do livro), que assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou acreditar neles.
No início, os alunos não veem Erin com bons olhos em si encontram uma resistência pelo fato dela ser branca e acreditarem que ela é algum tipo de representante do país a fim de oprimir os negros na escola, mas com muito profissionalismo, Erin consegue quebrar todas as barreiras encontradas na sala de aula através da criação de um projeto de leitura e escrita a partir do livro O Diário de Anne Frank, onde os alunos poderão registrar em cadernos personalizados, o que quiserem sobre suas vidas.
Nossa outra dica de hoje é a série Glee, que foi criada e produzida por Ryan Murphy. A série do canal Fox teve seis temporadas, muita música, dança, arrebatou multidões e fãs pelo mundo todo e abriu um espaço para discussões de temas relevantes na sociedade como o bullying, preconceito contra gordos e homossexuais, transexualidade e quebrou todo e qualquer estereótipo de garoto/garota perfeitos. Trouxe ao estrelato e revelou diversos nomes como Lea Michele, Chris Colfer, Amber Riley e o saudoso Cory Monteith, que faleceu durante a exibição da série e os escritores, tiveram que mudar o curso da trama para adequar os personagens à situação real – vale ressaltar que esses episódios foram bem tristes de acompanhar.
Na história, o coral da McKinley High School, no passado, possuía um coral repleto de conquistas e prestígios. Porém, uma série de escândalos, o fizeram cair no esquecimento e anonimato. A partir daí, com um pouco de criatividade e esforço, o professor Will Schuester (Matthew Morrison) assume a liderança do coral e fará de tudo para recrutar os melhores cantores e colocar a escola no lugar de onde não deveria ter saído. É claro, no meio dessa trajetória, ocorre alguns percalços mas nada que tire a força de vontade de um professor dedicado em querer sempre o melhor para seus alunos.
A série encerrou sua exibição em 2015 e durante sua exibição, gerou diversos produtos licenciados, CDs, DVDs e também uma turnê com as principais músicas interpretadas pelo elenco, que virou um filme em 3D para o cinema. Ganhou diversos prêmios e foi exibida em mais de 60 países.
E aí, curtiram? Ambos os títulos se encontram disponíveis no catálogo da Netflix. Glee está com os dias contados e breve, sairá do catálogo. Aproveita o feriadão para maratonar a série ou rever aqueles episódios icônicos das músicas, que dizem, terem um resultado melhor do que os cantores originais.