Baseada nas séries de livros de Terry Brooks, a série The Shannara Chronicles surgiu no cenários dos no começo do ano passado, mas só foi em junho de 2016, que o canal pago SyFy se encarregou da exibição no Brasil. Com 10 episódios, a história se passa milhares de anos no futuro, onde a tecnologia já não mais existe e a prática de magia tornou-se um hábito, logo perdendo a força e desaparecendo de uma vez por todas. Elfos conduzem a sociedade, enquanto os humanos, são considerados uma sub-espécie.
Tudo era paz nas Quatro Terras e a ordem fora restaurada, até que um exército de demônios liderados por Dagda Mor (Jed Brophy), ameaça fugir da prisão. Ellcrys, a árvore que controla toda a fonte de magia e força vital desse reino, está doente e morrendo aos poucos. Cada folha que cai da árvore, nasce uma criatura demoníaca e Dagda Mor, se fortalece, disposto a causar uma guerra apocalíptica junto ao seu exército.
Entrementes, três heróis surgem para salvar o reino. Amberle (Poppy Drayton), a princesa élfica e uma das herdeiras do trono; Wil (Austin Butler), o híbrido (mestiço), meio humano e meio elfo e Eretria (Ivana Baquero), uma humana que juntamente a um bando de larápios, pratica roubos para sobreviver. Sem saberem, o reino sofre a invasão de alguns demônios e um extermínio começa a acontecer e o tempo será o grande obstáculo nessa jornada de salvação das Quatro Terras.

Produzida pela MTV em parcerias com outros estúdios, The Shannara Chronicles foge do clichê dos produtos de fantasia. É claro que o livro possui muito mais detalhes sobre a trama, mas sem ler o livro, é possível ver a riqueza de detalhes que Brooks criou para sua fantasia. Amberle foge real o estereótipo da princesa presa em suas recâmaras à espera do príncipe e se mostra uma líder nata quando parte para uma viajem em busca de respostas em relação ao seu destino dentro das Quatro Terras.
O clichê reina quando duas mulheres disputam a atenção de um único homem, no caso, o trio (Amberle, Wil e Eretria), mas logo o jovem mestiço opta por uma das moças sem esperar o final do seriado. Allanon (Manu Bennett) é um humano dotado de poderes mágicos e que faz um belo trabalho em momentos nem tão interessantes, a gente sente falta dele mesmo quando a situação se complica mas por ser um sábio, usa seus poderes da melhor maneira possível.
A primeira temporada de The Shannara Chronicles está disponível no catálogo da Netflix.