As histórias de ficção especulativa estão bombando! Através de fantasia, ficção científica e horror sobrenatural, o gênero permite experimentar e imaginar novos caminhos. Mas atenção, ao estudar essas estruturas é muito possível que você esbarre nas teias de Ananse.
Para além da história e imagem mítica, Ananse compõe os símbolos Adinkras, uma forma narrativa ancestral que muitos povos da África utilizam para passar mensagens, valores e/ou moral.
A narrativa de Ananse, também recordada como teia de aranha, tem como elementos básicos: uma rede de histórias com múltiplas jornadas possíveis a partir de um evento comum, tramas interligadas e finais abertos. Com base nos pensadores de narratologia africana, esse modelo estrutural pode ser observado em vários filmes negro-diaspóricos, é o caso de A Gente se Vê Ontem (2019).
No filme, CJ e Sebastian, jovens negros prodígios da ciência, constroem uma máquina do tempo portátil como experimento para conseguirem bolsa em uma grande universidade. O que parecia ser um conto divertido de ficção científica, se torna uma história dramática quando o irmão de CJ morre vítima de violência policial. Para tentar impedir que isso aconteça, ela usa sua máquina-mochila do tempo para retroceder as 24 horas anteriores ao assassinato. Assim como em outros clássicos de viagem no tempo (saudoso De Volta Para o Futuro‘, o qual o filme presta uma pequena homenagem), CJ e Sebastian devem ter cuidado para não mudar o passado e provocar um evento igualmente fatídico.
Olhando o filme a partir de uma perspectiva Ananse, é possível identificar várias jornadas dentro dele: a de uma jovem negra querendo entrar na faculdade, a relação entre irmãos (de sangue e de cor), a própria viagem no tempo, formas de violência contra o corpo negro, o luto… Enfim, diversas narrativas que são interligadas a um ponto comum e que terminam, ou melhor, não terminam, com um final que nos provoca a pensar o tempo todo “E se?”.
E se você deslocasse o olhar para outros lugares e formas de contar histórias, saberia identificar algum símbolo Adinkra na estrutura de outro filme?