sexta-feira, 24, setembro, 2021

Thunder FIC’S | Conheça a narrativa de Ananse

As histórias de ficção especulativa estão bombando! Através de fantasia, ficção científica e horror sobrenatural, o gênero permite experimentar e imaginar novos caminhos. Mas atenção, ao estudar essas estruturas é muito possível que você esbarre nas teias de Ananse.

Para além da história e imagem mítica, Ananse compõe os símbolos Adinkras, uma forma narrativa ancestral que muitos povos da África utilizam para passar mensagens, valores e/ou moral.

A narrativa de Ananse, também recordada como teia de aranha, tem como elementos básicos: uma rede de histórias com múltiplas jornadas possíveis a partir de um evento comum, tramas interligadas e finais abertos. Com base nos pensadores de narratologia africana, esse modelo estrutural pode ser observado em vários filmes negro-diaspóricos, é o caso de A Gente se Vê Ontem (2019).

No filme, CJ e Sebastian, jovens negros prodígios da ciência, constroem uma máquina do tempo portátil como experimento para conseguirem bolsa em uma grande universidade. O que parecia ser um conto divertido de ficção científica, se torna uma história dramática quando o irmão de CJ morre vítima de violência policial. Para tentar impedir que isso aconteça, ela usa sua máquina-mochila do tempo para retroceder as 24 horas anteriores ao assassinato. Assim como em outros clássicos de viagem no tempo (saudoso De Volta Para o Futuro‘, o qual o filme presta uma pequena homenagem), CJ e Sebastian devem ter cuidado para não mudar o passado e provocar um evento igualmente fatídico.

Olhando o filme a partir de uma perspectiva Ananse, é possível identificar várias jornadas dentro dele: a de uma jovem negra querendo entrar na faculdade, a relação entre irmãos (de sangue e de cor), a própria viagem no tempo, formas de violência contra o corpo negro, o luto… Enfim, diversas narrativas que são interligadas a um ponto comum e que terminam, ou melhor, não terminam, com um final que nos provoca a pensar o tempo todo “E se?”.

E se você deslocasse o olhar para outros lugares e formas de contar histórias, saberia identificar algum símbolo Adinkra na estrutura de outro filme?

Escrito PorBruna Coutt

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,961SeguidoresSeguir
4,241SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave