Uma briga de longa data é a famosa roteirista vs diretor. Isso porque geralmente o público se torna mais familiarizado com o diretor e suas obras do que com quem escreveu o roteiro. Por isso o diretor é mais importante que o roteirista? Não! Afinal sem roteiro, não existe o que gravar.
Então o roteirista é melhor que o diretor? Também não! Uma boa obra precisa de toda a equipe em harmonia para funcionar. Enquanto o roteiro é responsável pela criação daquele mundo, dos personagens e como tudo se encaixa perfeitamente na trama, a direção adiciona detalhes para implementar essa trama, além de garantir que o ângulo correto, o corte certeiro e a apresentação de tudo que envolve aquele universo criado pelo roteiro seja feita de maneira correta, tirando o máximo proveito dos recursos para passar o sentimento ao espectador.
Uma obra de qualidade sabe equilibrar não apenas a direção e roteiro, mas todos os elementos. Na realidade, ninguém é mais importante quando se trata de levar para as telas uma boa produção. O elenco costuma ajudar a compor seus personagens, dando ao roteiro ideias que o escritor não teve; o som fica encarregado de ajudar a levar o sentimento necessário para cada cena; o figurino trás a realidade à época em que tudo se passa; o cenário é extremamente importante para que o mundo seja construído e por aí vai.
Então, a resposta para a pergunta “Quem é mais importante na produção, o diretor ou o roteirista?” é: nenhum deles. Todo o núcleo envolvido na produção é de extrema importância, mesmo que seus nomes não apareçam em destaque para o público.
Na próxima vez que assistir a algo, tente imaginar essa obra sem aquelas roupas, sem o cenário, sem música, sem os ângulos da direção, sem as falas… Assim irá entender que nada do que foi colocado ali é dispensável e todos merecem créditos pela sua conquista.
[…] responsável pela direção era Shawn Levy, famoso pela trilogia Uma Noite no Museu. Já o roteiro, parte também primordial para se dar vida a um filme, ficou a cargo de Jason Fuchs de A Era do Gelo […]
[…] responsável pela direção era Shawn Levy, famoso pela trilogia Uma Noite no Museu. Já o roteiro, parte também primordial para se dar vida a um filme, ficou a cargo de Jason Fuchs de A Era do Gelo 4.Só que as coisas não […]