Fábrica de Ideias Cinemáticas é mais do que uma opção de formação

A FIC´s consegue juntar todos os mini cursos em um único, aprofundando não apenas a sua escrita, criatividade e profissionalismo, mas também o trabalho do roteirista como um formador de opinião.

Quem não gosta de assistir a um bom filme, uma série, jogar um game, ler uma bela história, entre outros? Pois bem, o que isso tudo tem em comum são os roteiros. Não adianta uma obra, seja ela qual for, ter efeitos especiais, uma grande empresa, se a história não for bem elaborada.

O roteirista é mais do que uma peça fundamental para a criação do universo. Lógico que existem outras áreas como a direção, produção, técnicos, entre tantos outros profissionais relacionados ao mercado. Mas você também pode olhar acima e se perguntar o que os games e a literatura tem a ver com roteiristas?

Leia também:  Direção vs roteiro: Quem é mais importante em uma produção?

Tudo, é a resposta. Os jogos possuem roteiristas experientes para que possam contar toda a aventura, como acontece com os filmes e séries, e os livros, bem, precisam ser bem roteirizados através de pesquisa e saber desenvolver todo o enredo para que a trama não se perca. O mesmo trabalho do roteirista.

Para aprender isto tudo, que ainda não é nem ao menos o 1% da profissão, existem escolas como a Fábria de Ideias Cinemáticas (FIC´s), dos roteiristas Newton Cannito e Marcos Takeda. O Thunder Wave montou uma parceira com a escola, já que nosso público é do entretenimento, principalmente de pessoas que gostam de saber como uma obra foi criada.

Leia também: Entrevista | Você sabe o que é um roteirista?

Nestes últimos 4 meses, nossa editora chefe e também roteirista, Daniela Carrano, tem participado das aulas, para que possa além de ampliar o seu lado profissional, analisar os conceitos do que é e como estudar em uma escola de roteiros.

Daniela já participou neste período de um pouco mais de 1 ano e meio, de vários cursos na área de roteiros, onde foi percebendo a grande falta de informação que havia a respeito da área, da criação de materiais, produção, entre outros. Alguns tinham um tipo de informação, sendo até positiva, mas ficava devendo em outras.

Pela FIC´s, os alunos são apresentados a 8 horas por semana de aulas, com profissionais do setor, que apresentam de forma didática, profissional e divertida, a profissão do roteiro. Eles são expostos desde ao básico da profissão, até a oficinas de Pitching, onde devem apresentar seus roteiros aos professores e a empresas da área.

Não é nada simples, mas também nenhum bicho de sete cabeças. Os professores são o que de melhor a área pode possuir no Brasil, com profissionais de filmes e séries como Unidade Básica, Tainá, Castelo Rá-Tim-Bum, Dois Barcos, entre outros.

O curso possui vários tipos e modelos e com certeza o aluno poderá escolher o que melhor lhe interessar. O importante, é que a FIC´s consegue juntar todos os mini cursos em um único, aprofundando não apenas a sua escrita, criatividade e profissionalismo, mas também o trabalho do roteirista como um formador de opinião.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,985SeguidoresSeguir
4,049SeguidoresSeguir

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Stage

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave