Quem não gosta de assistir a um bom filme, uma série, jogar um game, ler uma bela história, entre outros? Pois bem, o que isso tudo tem em comum são os roteiros. Não adianta uma obra, seja ela qual for, ter efeitos especiais, uma grande empresa, se a história não for bem elaborada.
O roteirista é mais do que uma peça fundamental para a criação do universo. Lógico que existem outras áreas como a direção, produção, técnicos, entre tantos outros profissionais relacionados ao mercado. Mas você também pode olhar acima e se perguntar o que os games e a literatura tem a ver com roteiristas?
Leia também: Direção vs roteiro: Quem é mais importante em uma produção?
Tudo, é a resposta. Os jogos possuem roteiristas experientes para que possam contar toda a aventura, como acontece com os filmes e séries, e os livros, bem, precisam ser bem roteirizados através de pesquisa e saber desenvolver todo o enredo para que a trama não se perca. O mesmo trabalho do roteirista.
Para aprender isto tudo, que ainda não é nem ao menos o 1% da profissão, existem escolas como a Fábria de Ideias Cinemáticas (FIC´s), dos roteiristas Newton Cannito e Marcos Takeda. O Thunder Wave montou uma parceira com a escola, já que nosso público é do entretenimento, principalmente de pessoas que gostam de saber como uma obra foi criada.
Leia também: Entrevista | Você sabe o que é um roteirista?
Nestes últimos 4 meses, nossa editora chefe e também roteirista, Daniela Carrano, tem participado das aulas, para que possa além de ampliar o seu lado profissional, analisar os conceitos do que é e como estudar em uma escola de roteiros.
Daniela já participou neste período de um pouco mais de 1 ano e meio, de vários cursos na área de roteiros, onde foi percebendo a grande falta de informação que havia a respeito da área, da criação de materiais, produção, entre outros. Alguns tinham um tipo de informação, sendo até positiva, mas ficava devendo em outras.
Pela FIC´s, os alunos são apresentados a 8 horas por semana de aulas, com profissionais do setor, que apresentam de forma didática, profissional e divertida, a profissão do roteiro. Eles são expostos desde ao básico da profissão, até a oficinas de Pitching, onde devem apresentar seus roteiros aos professores e a empresas da área.
Não é nada simples, mas também nenhum bicho de sete cabeças. Os professores são o que de melhor a área pode possuir no Brasil, com profissionais de filmes e séries como Unidade Básica, Tainá, Castelo Rá-Tim-Bum, Dois Barcos, entre outros.
O curso possui vários tipos e modelos e com certeza o aluno poderá escolher o que melhor lhe interessar. O importante, é que a FIC´s consegue juntar todos os mini cursos em um único, aprofundando não apenas a sua escrita, criatividade e profissionalismo, mas também o trabalho do roteirista como um formador de opinião.