quinta-feira, 1, outubro, 2020
Início Colunas Top 5 TOP 5| Filmes LGBTs para mostrar o quanto é necessário falar sobre...

TOP 5| Filmes LGBTs para mostrar o quanto é necessário falar sobre isso

No último domingo aconteceu a Parada Gay virtual devido a pandemia de Covid-19

Ao longo da história, preconceito e estereótipos surgiram para minimizar e/ou desvalorizar os homossexuais. Na Segunda Guerra Mundial, muitos sofreram com as políticas segregacionistas do regime nazista e, com o passar do tempo, os ataques foram ficando cada vez mais intensos. No ano de 1969 surgiu a data que marca o início do movimento gay pelo mundo. No dia 28 de junho daquele ano, muitos homossexuais que estavam no bar Stonewall, em Nova York, revoltaram-se contra a perseguição feita por policiais e este dia tornou-se a data do movimento LGBT.

Desde então, muitas são as reivindicações da comunidade, entre as quais o combate à homofobia, é a pauta principal no país, já que o Brasil é o lugar onde mais se agride e mata gays, lésbicas, bissexuais e em especial, travestis e transsexuais. Por isso, há a necessidade de dar visibilidade a estas pessoas. Levando em consideração essa premissa, como garantir-lhes sua inclusão? Como adotar políticas públicas que os reconheça como cidadãos? Como dar suporte à essas pessoas nos âmbitos profissional, social e, até mesmo, em relação à saúde? Esses são os desafios que muitos enfrentam quando se apresentam como membros dessa minoria.

É fundamental a construção de conteúdo para esse público que mesmo nomeado de minoria, é uma grande parcela da sociedade. Segundo a da Secretaria de Turismo, a parada LGBT de 2019 movimentou R$ 403 milhões, 40% maior do que o apontado na edição de 2018. Além disso, o número de visitantes aumentou em 78%. Esses dados demonstram um grande poder de compra desse público, sem contar que de acordo com o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística) a população homossexual no Brasil é estimada em 20 milhões. 

Pensando nisso, com tem sido no audiovisual? A comunidade LGBT é vista além do aspecto da sexualidade ou ainda persistem os estereótipos criados para desvalorizar essas pessoas? Será que os cineastas conseguem representar a homossexualidade em sua complexidade, não de uma maneira estereotipada ou negativa? A discussão do tema leva em consideração a premissa de que os conteúdos publicados pela mídia tradicional não possuem a intenção de trazer representação ao público LGBT e, por isso, não dão prioridade à voz dessa comunidade, e nem a matérias voltadas exclusivamente para esse público, onde poderia haver a troca de experiências dos leitores, trazendo a representatividade e a sensação de pertencimento dessa comunidade. Por isso, esse top é dedicado a essa comunidade. Confira abaixo.

Voltar

1. A Garota Dinamarquesa 

Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.

Complicado, sensível, instigante, delicado, emocionante. Em certos momentos, o filme com sua esplendorosa fotografia alinhada com um roteiro magnifico. Quem é a garota dinamarquesa do título? Na verdade, deveria ser As Garotas Dinamarquesas, pois se trata da coragem, da força e do amor de ambas e nessa história, muita coisa foi ganha, mas muita coisa foi perdida e na busca do nosso “eu”, precisamos mais do que qualquer coisa, de apoio, respeito e compreensão. 

TOP 5| Filmes LGBTs para mostrar o quanto é necessário falar sobre isso 6
 Eddie Redmayne e Alicia Vikander são os protagonista de A Garota Dinamarquesa/ Divulgação 
Voltar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,008FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,359SeguidoresSeguir

Crítica | Magnatas do Crime

0
O longa de Guy Richie de 2019, chega finalmente ao Brasil. Magnatas do Crime é um filme que mistura comédia com boas...

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave