segunda-feira, 6, dezembro, 2021

TOP 5 | Filmes que mostram a luta contra a homofobia

No último domingo (17), comemoramos o Dia Internacional Contra a Homofobia. Em 17 de maio de 1990, foi a data em que a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. Essa foi a primeira de muitas vitórias que a comunidade LGBTQIA+ conquistou.

Apesar disso, frequentemente somos impactados por notícias de agressões verbais, físicas, sexuais e entre outras motivados pela homofobia. Uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Grupo Gay da Bahia mostra que, em média, um LGBT morre a cada 23 horas. Além disso, o levantamento aponta que foram 141 mortes de janeiro a 15 de maio de 2019, sendo 126 homicídios e 15 suicídios. É dever da imprensa debater assuntos que são delicados e dar voz a uma minoria- que é uma maioria. Pensando nisso, separamos cinco produções para fazer você refletir sobre a homofobia. É preciso vencer o preconceito e falar sobre isso é fundamental para o processo de conscientização.

Confira abaixo 5 filmes que falam sobre essa luta:

A Garota Dinamarquesa 

TOP 5 | Filmes que mostram a luta contra a homofobia 1
Alicia Vikander e Eddie Redmayne encantaram na pele de seus personagens / Divulgação

O longa aborda a história de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher. Mas quem é a garota dinamarquesa? Essa é uma questão que me martela a cabeça, pois temos os personagens de Eddie e a personagem de Alicia e ambos desempenham tal função com maestria. Se de um lado temos o marido que se redescobre, de outro temos a esposa que o apoia nessa jornada difícil mesmo com uma grande perda e uma imensa solidão, de outro temos ambas personagens, Lili e Gerda, que são merecedoras do título deste filme, A(s) Garota(s) Dinamarquesa(s).

Veja também a resenha do livro que originou o longa

Hoje eu quero voltar sozinho

TOP 5 | Filmes que mostram a luta contra a homofobia 2
Um filme sensível que transcende a sexualidade, uma trama que mostra sobre o ser / Divulgação

Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe super protetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. É um filme que retrata com naturalidade e sutileza a homossexualidade. É um tapa na cara da sociedade preconceituosa, machista, que oprime, que falta com respeito, que prolifera a violência e desmoraliza. É para poucos, porque requer sensibilidade para compreender e se emocionar.

O Jogo da Imitação

TOP 5 | Filmes que mostram a luta contra a homofobia 3
Infelizmente, o personagem de Benedict Cumberbatch não teve o fim merecido / Divulgação

A trama se passa durante a Segunda Guerra Mundial e o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora. O longa aborda a orientação sexual de Alan que é perseguido e sofre consequências devido ao preconceito da sociedade. 

Com amor, Simon

TOP 5 | Filmes que mostram a luta contra a homofobia 4
Com Amor, Simon é um longa gay que não é chato e surpreende do começo ao filme / Divulgação

Aos 17 anos, Simon Spier (Nick Robinson) aparentemente leva uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: nunca revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de escola, anônimo, com quem troca confidências diariamente via internet. Poderíamos dizer que recomendamos o filme para quem é LGBT ou apenas simpatizante, pois ilustra bem como é se sentir diferente e não aceito pelo outro. É muito legal entender ao menos um pouquinho o tipo de situação pelo qual essa pessoa passa ou pelo que teve que passar, são fatos que acontecem na realidade e nada melhor do que vermos um pouco de representatividade LGBT para respeitarmos o próximo.  

O Segredo de Brokeback Mountain

TOP 5 | Filmes que mostram a luta contra a homofobia 5
Jake Gyllenhaal e Heath Ledger formam o casal protagonista desse filme que aborda a relação homoafetiva / Divulgação 

Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre. O olhar sobre o filme de Ang Lee, tem um tom muito realista. O tema apresentado não é novidade, mas impressiona com o modo que é realizado. Lee explora ao máximo a coragem e capacidade da dupla Jake Gyllenhaal e Heath Ledger. Que conseguem mostrar o verdadeiro amor. A história de Brokeback Mountain é bela, com momentos únicos e se revela um bom drama que é difícil de se fazer. 

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,234SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave