No último domingo (17), comemoramos o Dia Internacional Contra a Homofobia. Em 17 de maio de 1990, foi a data em que a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. Essa foi a primeira de muitas vitórias que a comunidade LGBTQIA+ conquistou.
Apesar disso, frequentemente somos impactados por notícias de agressões verbais, físicas, sexuais e entre outras motivados pela homofobia. Uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Grupo Gay da Bahia mostra que, em média, um LGBT morre a cada 23 horas. Além disso, o levantamento aponta que foram 141 mortes de janeiro a 15 de maio de 2019, sendo 126 homicídios e 15 suicídios. É dever da imprensa debater assuntos que são delicados e dar voz a uma minoria- que é uma maioria. Pensando nisso, separamos cinco produções para fazer você refletir sobre a homofobia. É preciso vencer o preconceito e falar sobre isso é fundamental para o processo de conscientização.
Confira abaixo 5 filmes que falam sobre essa luta:
1. A Garota Dinamarquesa
O longa aborda a história de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher. Mas quem é a garota dinamarquesa? Essa é uma questão que me martela a cabeça, pois temos os personagens de Eddie e a personagem de Alicia e ambos desempenham tal função com maestria. Se de um lado temos o marido que se redescobre, de outro temos a esposa que o apoia nessa jornada difícil mesmo com uma grande perda e uma imensa solidão, de outro temos ambas personagens, Lili e Gerda, que são merecedoras do título deste filme, A(s) Garota(s) Dinamarquesa(s).
Veja também a resenha do livro que originou o longa
