Sem dúvida, John Hugues tem a capacidade de abordar o cenário adolescente de diversos ângulos, desde o drama à comédia mais banana. Outro aspecto muito importante é a ambientação oitentista de suas produções, como as tecnologias, as roupas, os hábitos, os cabelos, enfim é pra curtir com toda a família toda a nostalgia dos anos 80 de Hugues. Relembre alguns dos clássicos em nossa lista:
Clube dos Cinco — The Breakfast Club (1985)

É um dos filmes mais cult da lista e também o favorito de muitas pessoas. Com trama simples, a história discorre em apenas um dia, no ambiente escolar, com pouquíssimos personagens, porém, transmite a realidade do que se passa na cabeça desses jovens, suas inquietações, anseios, medos, sonhos, vontades… as verdades dentro de suas diferenças e ao mesmo tempo semelhanças, mostrando que no fundo todos somos iguais .A nova série da Netflix I Am Not Okay With This, dedica seu quinto episodio inteiro para homenagear essa super produção.
Curtindo a Vida Adoidado — Ferris Bueller’s Day Off (1986)

Com certeza, esse é o filme que mais reprisou na televisão. Provavelmente o longa com mais fãs no público geral. A trama ressalta a necessidade de que todos — T O D O S — devemos relaxar em algum momento. Que não se é jovem pra sempre, não se vive pra sempre e que um dia podemos nos arrepender do que não foi feito. Além disso, tem uma trilha sonora impecável e um ar jovial sem igual.
Gatinhas e Gatões — Sixteen Candles (1984)

Filme favorito de qualquer mocinha apaixonada. Esse drama adolescente aborda um conto de fadas. Não é tão fofo no começo, pois a protagonista Samantha é a personagem que se sente esquecida pela família e podemos perceber isso também. E o pior, acontecem as coisas mais embaraçosas no aniversario de Samantha e ninguém da sua família se recorda. Todos estão mais preocupados com o casamento da sua irmã padrãozinho sem noção. Mas, no final, ela acaba como a Cinderela, um final mais feliz, impossível. Esse filme é citado por Lara Jean no filme Para Todos os Garotos que já Amei, da Netflix.
Dennis, o Pimentinha — Dennis the Menace (1993)

O mais engraçado de todos nessa lista. Com uma criança danada, mas com atitudes muito genuínas, Dennis toca o terror com o Sr. Wilson. Enquanto seus pais precisam se ausentar, a Sra. Wilson aceita hospedar o pestinha Dennis em sua casa. Ela só não imagina que o garoto é capaz de tantas travessuras, incluindo a destruição do premiado jardim que seu marido cultiva há décadas. Para quem não sabe, essa produção foi roteirizada por Hughes e conta com um elenco bem carismático e que tem boa interação.
Esqueceram de Mim — Home Alone (1990)

Quem nunca se imaginou como Macaulay Culkin? Quando o levado Kevin McCallister, de oito anos de idade, não se comporta na noite anterior de uma viagem da família para Paris, sua mãe o faz dormir no sótão, e ele deseja que sua família não estivesse em casa. Após os McCallisters irem para o aeroporto sem Kevin, que acorda e acredita que o seu desejo de não ter família se tornou realidade, e também percebe que dois vigaristas planejam roubar a residência. Sozinho, ele precisa proteger a casa da família dos atrapalhados ladrões. Porém, com o desenrolar da trama fica super claro: o amor da família, a obediência e o laço entre irmãos, pais e parentes é muito importante. O filme passa a sensação de segurança dessa mensagem, de forma cômica.
Um dos ladrões é interpretado por Joe Pesci, que recentemente interpretou um mafioso muito influente em O Irlandês, filme original da Netflix.