sábado, 23, outubro, 2021

Transtornos Mentais : A Pandemia mais longa que já tivemos

- Advertisement -

Após o surto de COVID-19, a palavra pandemia começou a fazer parte do nosso vocabulário rotineiro. Entretanto, há uma pandemia mais longa do que esta, que vem me preocupando a muito mais tempo: o enorme crescimento de transtornos mentais.

Enquanto o mundo está cheio de notícias sobre a evolução do COVID, acompanho os desabafos e avanços de pessoas que tentam ou ameaçam suicídio, pedem por socorro, conselhos e ajudas para tentar viver uma vida em paz, livre dos pensamentos, pânicos e desânimos que as abatem diariamente. A pior parte disso é que a pandemia atual apenas agravou esse caso, piorando os que já sofriam com isso e dando novos transtornos aos que não conseguem se adaptar a quase um ano de confinamento.


É claro que devemos nos preocupar com o avanço e os cuidados necessários contra o COVID, mas estamos deixando a mente de lado, e essa parte não pode ser menosprezada. O aumento de pessoas tentando suicídio é alarmante, e vejo esse crescimento diariamente. Por incrível que pareça, ao contrário do que muitos estão acreditando, os casos atuais que acompanhei não possuem nenhuma ligação com a complicada situação que estamos vivendo, e sim com os gatilhos que já existam há muito tempo, muito antes de se pensar em ter um surto de um vírus.


A maioria dos problemas são de convivência, familiares abusivos, acumulo de sentimentos que se tornam insuportáveis e, principalmente, a necessidade de ser ouvido (a) e entendido (a). Por isso escrevo esse texto, acho importante lembrar àqueles que podem ter esquecido de checar como está seu ente querido, de ouvir aquilo que o está sufocando, de entender o que estão passando, num nível que vai além de problemas resultantes da pandemia atual.


Então, ouçam. Mas não apenas com o ouvido, ouçam com o coração, com empatia e apoiem aqueles que estão passando por dificuldades resultantes dos seus transtornos. Para quem observa de fora, pode parecer pouca coisa passar por uma crise, mas para quem está sentindo, é o fim do mundo.

O Nerd Social é uma iniciativa do Lugar Nenhum.

Dany Stocchihttp://www.thunderwave.com.br
Roteirista, jornalista e amante da escrita, sou apaixonada por muitas coisas. Saúde Mental, Alimentação, Sustentabilidade e assuntos relacionados sempre estão entre as minhas conversas. Por outro lado, o terror e tudo que remete a ele me fascina. Venha viver essa ambiguidade de gostos comigo vendo tudo que rola nessa cabeça maluquinha.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Seja Social

Seja social também no Instagram

Siga no Instagram

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave