Tudo Sobre | Quem foi Oppenheimer?

Julius Robert Oppenheimer foi um físico teórico americano, conhecido como o criador da bomba atômica. Seu nome está novamente em alta devido ao longa de Christopher Nolan sobre sua vida.

Saiba tudo sobre Oppenheimer, sua vida e suas criações:

Vida de Oppenheimer

Oppenheimer nasceu em uma família judia, filho de um imigrante alemão que enriqueceu com a importação de produtos têxteis. Sua grandes conquistas foram acadêmicas e cientificas, além dos filhos Peter Oppenheimer e Katherine Oppenheimer, resultados do casamento com Katherine “Kitty” Puening.

Vida acadêmica e conquistas de Oppenheimer

Tudo Sobre | Quem foi Oppenheimer? 1
Einstein e Oppenheimer, após a guerra. (Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Oppenheimer começou a vida acadêmica formado em Química por Harvard em 1922, mas seu coração batia forte por Física. Primeiro, ele aceitou continuar seus estudos na Inglaterra com J.J. Thomson, físico que descobriu o elétron. Depois passou por problemas durante esse período pois não gostava de Física experimental. Logo, decidiu estudar Física Teórica com Max Born na Alemanha. Terminou seu doutorado com Born e recebeu convite para ser professor na Universidade da Califórnia.

Durante sua vida de pesquisador, Oppenheimer contribuiu na Mecânica Quântica, Relatividade Geral, Astrofísica e Física Nuclear. Passou boa parte da década de 30 focando no estudo de Mecânica Quântica, assim como no estudo de Física de Partículas tendo como interesse a composição do átomo, principalmente nos nêutrons que compõem o núcleo de um átomo.

O foco de seu trabalho que chamou de “núcleo de nêutrons de estrelas” prevendo basicamente o que seria chamado de estrelas de nêutrons depois. Devido ao seu trabalho, Oppenheimer ficou famoso na área da Física e no final dos anos 30 e início dos anos 40, o cientista já era um nome de peso.

Projeto Manhattan e sua contribuição para a Física 

O trabalho de Oppenheimer é notável, no entanto, foi após o convite do químico James B. Conant, que foi professor de Oppenheimer em Harvard, para fazer parte da pesquisa envolvendo cálculos de nêutrons rápidos que a carreira dele se tornaria algo grande. O físico recebeu a tarefa de calcular a reação em cadeia e quanto material seria necessário para criar uma bomba. Além disso, no mesmo ano de 1942, Oppenheimer foi convidado para liderar o Projeto Manhattan e propôs a construção do laboratório em Los Alamos, no Novo México. Foram três anos focados na criação de aparelhos que desencadeariam a reação em cadeia, e assim nascia o rascunho das bombas atômicas.

Tudo Sobre | Quem foi Oppenheimer? 2

Teste Trinity

Foi em julho de 1945 que ocorreu o primeiro teste com bomba atômica chamado Teste Trinity, que ocorreu no Novo México e o próprio Oppenheimer testemunhou a explosão. Anos mais tarde, o físico disse que a frase (trecho do texto sagrado hindu Bhagavad-Gita que resumia a sensação de mortalidade e, ao mesmo tempo, controle sobre outras vidas), que ficou famosa, “I am become Death, the destroyer of worlds” (tradução para “Eu me tornei a Morte, a destruidora de mundos”) estava em sua cabeça ao testemunhar o teste.

Dois anos depois foi eleito presidente da Comissão para a Energia Atômica estadunidense, cargo que exerceu até 1952. Um ano mais tarde, devido a sua antiga vinculação com os comunistas, foi vítima da caça às bruxas de McCarthy, e foi destituído da presidência da comissão.

Anos finais e morte de Oppenheimer

A partir de 1954, Oppenheimer viveu pacificamente, na ilha de Saint John, onde três anos depois comprou 8100 m² de terras, onde passava boa parte do tempo navegando com sua filha Toni e sua mulher Kitty.

Privado de poder político, Oppenheimer continuou dando aulas, escrevendo e trabalhando em física. Ele fez um tour pela Europa e pelo Japão dando palestras sobre a história da ciência, a função da ciência na sociedade, e a natureza do Universo e foi condecorado pela França um oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra.

Era um fumante compulsivo, e foi diagnosticado com câncer de garganta em 1965. Depois de várias tentativas sem sucesso de regressão da doença, morreu em 18 de fevereiro de 1967, aos 62 anos de idade. Seu corpo foi cremado e sua esposa jogou suas cinzas no mar.

O Longa de Oppenheimer

Veja também: Crítica | Oppenheimer

O longa de Christopher Nolan é baseado na vida do físico teórico e se inspira no livro de 2005 American Prometheus de Kai Bird e Martin J. Sherwin. O longa conta a vida do físico mas focando no seu envolvimento com o Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial, além do período que foi diretor do Laboratório Los Alamos. Outro detalhe, o filme acompanha como os maiores físicos vivos na época que se envolveram no Projeto Manhattan, como Edward Teller, Enrico Fermi e muitos outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Veja mais

Siga nossas redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,998SeguidoresSeguir
4,049SeguidoresSeguir

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

Recentes

Conteúdo fresquinho

Crítica | Baghead: A Bruxa dos Mortos

Em Baghead: A Bruxa dos Mortos, um bar abriga esse um ser misterioso e perigoso que pode tomar a forma de qualquer pessoa que não está mais viva, basta apenas um objeto e a pessoa se materializa na sua frente, mas as consequências podem ser imprevisíveis e mortais, o filme tem um grande potencial que poderia ter sido explorado, não é uma história excepcional, apenas não deixa um grande impacto.

Mais artigos do autor

Crítica| Sr. & Sra. Smith – 1ª Temporada

Baseada no famoso longa de 2005, Sr. & Sra. Smith estreia como um bom entretenimento. Trazendo várias referências ao filme original estrelado por Brad Pitt e Angelina Jolie, a série apresenta algumas mudanças, principalmente no que diz respeito aos protagonistas, que nessa nova versão não se tratam de um casal que descobre que são ambos espiões quando recebem a missão de eliminar ao outro, mas sim de dois resignados da empresa para os cargos de John e Jane Smith. Sim, Donald Glover e Maya Erskine entram para o novo emprego sabendo que precisam agir como casados e aceitar as missões da agência. O relacionamento dos dois muda a cada episódio, mas uma coisa é certa, divórcio não é uma opção! Com várias críticas sociais, participações interessantes e um desenvolvimento interessante, a nova versão promete agradar. Veja mais na crítica completa no site.

Sr. & Sra. Smith | Tudo sobre a nova série de comédia baseada no famoso filme

Sr. & Sra. Smith é uma série de televisão que se baseia no popular filme homônimo de 2005, estrelado por Brad Pitt e Angelina Jolie. A obra é recheada de elementos de ação, comédia e drama, enquanto explora a vida de um casal aparentemente comum, que, na verdade, são assassinos altamente treinados. Conheça tudo sobre a série Sr. & Sra. Smith:

Resenha | Especulações cinematográficas – Quentin Tarantino

Em uma espécie de autobiografia cinematográfica, Quentin Tarantino analisa o cenário do cinema desde a década de 1970 de acordo com suas experiências pessoais em novo livro, Especulações Cinematográficas.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave