Ubisoft aposta em inovação e inclusão no Just Dance 2023

A nova edição que promete revolucionar a franquia chega na próxima terça-feira (22)

Falar sobre jogos eletrônicos é sempre um desafio para quem não conhece bem o universo ou só conhece parte dele. Quem acha que jogar videogame é perda de tempo, está totalmente enganado. Enquanto alguns jogam para se divertir, passar o tempo durante o percurso no transporte público, outros até trabalham jogando e ganham a vida com isso. Durante muito tempo, muitas foram as críticas que a mídia tecia e ainda tece aos desenvolvedores de games. Sim, a indústria de jogos tem o seu lado negativo como o machismo, sexismo e outros aspectos que precisam mudar. No entanto, podemos notar a evolução nesse cenário e o impacto positivo que algumas empresas têm conquistado ao apostar em jogos que sejam mais inclusivos e inovadores, como é o caso da nova edição do Just Dance 2023.

Leia também Just Dance promove diversão em decoração natalina no Complexo Tatuapé

Fomos convidados pela Ubisoft para conferir as novidades da nova edição que será lançada no próximo dia 22 de novembro. Podemos afirmar que essa é uma nova era para a franquia de sucesso que teve seu primeiro lançamento em 2009. Há mais de 10 anos entretendo o público, é inegável que a diferença de uma edição para a outra seja perceptível somente pela song list que é atualizada com canções novas e com hits que acabam sendo retirados e coreografias mais desafiadoras. Porém, desta vez é diferente. A desenvolvedora apostou em inovação e acessibilidade, algo que não tínhamos visto anteriormente.

O Just Dance 2023 vem numa pegada atual com uma estética moderna e bem pop. Tivemos a oportunidade de notar uma melhora significativa dos efeitos visuais, a paleta de cores bem colorida e vibrante, com câmeras dinâmicas e tecnologia 3D. O game não cumpre aquele checklist de ser só mais uma edição do ano com uma lista de músicas novas. Sentimos o compromisso de elevar a experiência do usuário e promover uma aproximação maior do jogo com o jogador.

Parceria com Sony Pictures, Perfil, Modo História e Acessibilidade

Ubisoft aposta em inovação e inclusão no Just Dance 2023 1
Lilo, Lilo, Crocodilo estará em Just Dance 2023 – Foto Reprodução

Já é de costume da franquia incluir hits de animações e outros clássicos do cinema como Let It Go de Frozen ou o tema principal de Os Caça-Fantasmas cantado por Ray Parker Jr. E na edição JD 2023 não seria diferente. A novidade da vez é a canção Top of the World, cantada por Shawn Mendes que faz parte da trilha sonora do longa animado Lilo, Lilo, Crocodilo. Essa é uma parceria com a Sony Pictures e conta com uma coreografia desenvolvida especialmente para a música. Não é bem uma “novidade”, mas é algo que dá certo e diverte o público.

As novidades ficam por conta da customização dos personagens, algo que já é oferecido por outros games, mas aqui o cenário é elevado com a possibilidade de o usuário ter um “perfil”. Segue a dinâmica do Spotify, que cria listas de músicas de acordo com o gosto do ouvinte e o jogo faz o mesmo por meio da IA que sugere músicas específicas que se encaixem dentro da preferência do jogador. Além disso, a interface do “menu” está muito mais intuitiva, simples e organizada fazendo com que seja mais fácil a navegação. 

Ubisoft aposta em inovação e inclusão no Just Dance 2023 2
Interface mais intuitiva e recursos de “perfil” e “modo história” são pontos relevantes no Just Dance 2023 – Foto: Ubisoft / Divulgação

Outro detalhe legal é o recurso “modo história”. Durante a prévia, vimos que os personagens interagiam entre si no término das músicas. Apesar de parecer algo bem diferente, não foram dados muitos detalhes que afirmam a possibilidade de um mapa estar conectado a outro. Mais um detalhe importante, pelo o que pudemos entender, a edição 2023 será retroalimentada com atualizações, recursos, modos e músicas gratuitas.

Contudo, a mudança mais significativa são os mapas elaborados para pessoas com deficiência física como cadeirantes, por exemplo. A música  Radioactive do grupo Imagine Dragons, tem uma coreografia feita inteiramente com um personagem em uma cadeira de rodas. Se há a possibilidade de mapas desenvolvidos para deficientes audiovisuais ou intelectuais, a Ubisoft não divulgou detalhes. Mas já é um bom avanço em relação ao que já tem sido feito na indústria de jogos eletrônicos.

Em conversa com João Guerra, Gerente de Comunicação da Ubisoft Brasil, que comentou um pouco sobre as mudanças da nova edição. Ele falou que durante todo o processo de desenvolvimento do game Just Dance 2023, a empresa buscou oferecer maior acessibilidade para todos e o trabalho continua nesse sentido de fornecer soluções ainda melhores para o futuro. Para maior inclusão, os criadores pensaram na importância de ter um jogo no qual o maior número possível de jogadores pudessem jogar, independentemente de conviverem com uma deficiência permanente ou uma condição temporária.

Com isso em mente, revisamos vários aspectos internos e no nosso design, criando uma interface de alto contraste para melhorar a legibilidade com textos maiores e cores cuidadosamente escolhidas para acessibilidade daltônica. Mais do que isso, tentamos atingir o real propósito de Just Dance, que é, acima de tudo, a dança para todos. Na versão 2023 de Just Dance, os usuários poderão escolher por músicas com mapas em que os treinadores estão sentados, bem como mapas que não exijam dançar no chão ou saltar. – João Guerra.

JUST DANCE É MAIS QUE UM JOGO, É UMA COMUNIDADE

Ubisoft aposta em inovação e inclusão no Just Dance 2023 3
Edison fala que desde criança costumava dançar nos intervalos de aulas das escolas que frequentava, então o interesse por dança é algo “de berço” / Foto do acervo pessoal de Edison “CakeDance BR”

Durante o early access, pude perceber o quão grande é a comunidade de Just Dance. Muitos fãs que são produtores de conteúdo estavam presentes no evento e todos muito animados com as novidades e como se trata de um jogo de dança… todos estavam dançando, pelo menos os mais familiarizados com o universo criado pela Ubisoft. Devo reforçar que estava lá cobrindo o evento e como sou mais atrapalhada, preferi ficar no cantinho, mas me diverti muito e pude sair um pouco da minha zona de conforto. Fato é que fiquei curiosa sobre essas pessoas que estavam dançando com tanto entusiasmo. Entre uma conversa e outra, conheci o Edison, ou melhor, o CakeDance BR.

O Edison/CakeDance BR é dançarino, coreógrafo e coach de fanmades no Youtube. Entre os anos de 2018 e 2020, o dançarino fez parte do Just Dance Squad, e durante a entrevista ele contou que ter entrado foi uma surpresa, pois na época, ele tinha um grupo de dança na escola onde se formou, e ele utilizava justamente o Just Dance para dar base nas coreografias que criava. Edison ainda conta que mencionou isso quando fez sua inscrição para participar do grupo e acabou entrando. No entanto, o grupo se desfez em 2020 por decisão da própria Ubisoft França.

Perguntei ao Edison quando foi o primeiro contato com o gema e ele contou que foi em 2011, em uma festa de aniversário e foi paixão à primeira vista. E o que mais chamou atenção foi a mistura de videogame com dança. Uma ideia disruptiva que foge do comum. E como ele mesmo mencionou, ele já se interessava por dança e se jogou – literalmente – no universo do Just Dance. Para ele, a comunidade do Just Dance no Brasil é notória, e por si só faz um barulho imenso. Flashmobs, eventos gratuitos e outras atividades são feitas não só pela parte da Ubisoft aqui no Brasil, mas por parte da comunidade de fãs mesmo. “Acho isso sensacional, e fico feliz em fazer parte de boa parte desses acontecimentos”, diz Edison.

Para quem está de fora da comunidade e não conhece o game, pode parecer exagero todo esse amor por Just Dance. Mas para os fãs é mais que um entretenimento, é uma forma de extensão da vida e que pode proporcionar experiências inimagináveis como ter contato com o estúdio da Ubisoft em Paris. O Edison conta que, graças a isso, já foi em eventos grandes de Just Dance como a final da copa do mundo de Just Dance de 2018, à festa oficial de lançamento do Just Dance 2020 e ele assistiu à Ubisoft Forward de 2022. Para concluir a nossa conversa, ele disse que a edição mais significativa para ele é a de 2014, pois foi sua primeira adquirida e na mesma época em que começou a fazer parte do grupo de Just Dance Squad.

Para mim, o Just Dance significa união, e oportunidade de novas amizades. É um hobby que me abriu muitos caminhos e me apresentou a pessoas incríveis que guardo no coração desde então! – Edison.

JUST DANCE 2023

Com uma playlist mais eclética, o Just Dance 2023 contempla canções pop e do momento como As It Was de Harry Styles, Driver’s License de Olivia Rodrigo, além de algumas mais antigas como Toxic de Britney Spears ou Locked Out of Heaven de Bruno Mars. Porém, temos músicas mais pesadas como Bring Me To Life do Evanescence e Numb do Linkin Park. 

Por fim, a edição surfa na onda do momento e o lema é conexão. O Just Dance 2023 confirmou que será o primeiro a contar com multiplayer online, para até cinco jogadores de todo o mundo, e suporte a cross-play para todas as plataformas. A nova fase é sobre conexão, algo que deve ter sido impulsionado pela pandemia de coronavírus. Depois de conferir tudo o que rolou no evento, os fãs podem ficar tranquilos. A nova edição é histórica. Just Dance 2023 chega  em 22 de novembro, para Nintendo Switch, Xbox Series X|S e PlayStation 5.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,985SeguidoresSeguir
4,049SeguidoresSeguir

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Stage

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave