quarta-feira, 27, outubro, 2021

Última semana da exposição ‘Divina Geometria’, no MAS – SP

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, exibe “Divina Geometria”, de Oskar Metsavaht, com curadoria de Marc Pottier. A partir de um mergulho na construção da estátua modernista em concreto armado, o artista apresenta uma leitura contemporânea de sua simbologia, trazendo a experiência da contemplação do sol como um arquétipo da espiritualidade e da racionalidade humana através da adoração do divino.
Última semana da exposição 'Divina Geometria', no MAS - SP 1
“Espiritualidade, arte e arquitetura se cruzaram em uma divina sintonia, criando um dos mais belos e significativos símbolos da cultura universal”, diz o artista.
Depois de participar, este ano, da coletiva “O Sagrado na Arte Moderna Brasileira”, no MAS-SP, com as obras Apocalypsis e Contemplatio, e da coletiva para a exposição inaugural do novo espaço de arte contemporânea Azulik Uh May, em Tulum (México), com Ernesto Neto e Paulo Nazareth, Oskar Metsavaht a convite de José Carlos Marçal de Barros, diretor executivo do MAS-SP, apresenta a individual “Divina Geometria”. Com curadoria de Marc Pottier, a exposição é resultado de uma pesquisa artística, arquitetônica e conceitual sobre o Cristo Redentor, construído nos anos 20, e inaugurado em 1931.
“Eu me permiti a abstração pura e simples e expressei imageticamente o que senti e imaginei”, diz Oskar Metsavaht que, além de pinturas, apresenta fotografias e videoinstalações. “Um dos primeiros monumentos de concreto armado do mundo, a estátua do Cristo Redentor, idealizada em 1922, mesmo ano da Semana de Arte Moderna, definiu parte de nossa arquitetura modernista nas décadas seguintes e a construção também foi pioneira em sua simbologia espiritual e religiosa. Há muitos elementos em sua criação que de alguma forma a colocam dentro de nosso manifesto modernista”, comenta o artista.
Exposição: “Divina Geometria”
Artista: Oskar Metsavaht
Curadoria: Marc Pottier
Período: até 1º de setembro de 2019
Horários: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP – www.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento
Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (Meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação
Técnica: Pintura, fotografia e videoinstalação
Dimensões: Variadas

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,958SeguidoresSeguir
4,238SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave