Universitários criam jogos digitais para ajudar a desenvolver a cognição de crianças com autismo

Com a proposta de mostrar a dificuldade e a necessidade de inclusão de pessoas autistas na sociedade, alunos dos cursos de Engenharia e Jogos Digitais da Universidade Veiga de Almeida (UVA) desenvolveram quatro games virtuais para crianças e adolescentes, disponíveis na plataforma Itch.io. Os jogos trabalham os diferentes níveis de autismo e ajudam a desconstruir estereótipos com atividades simples.

Por meio de cores vibrantes, dinâmicas simples e problemas do dia a dia, os games mostram como auxiliar uma pessoa com autismo no cotidiano e qual a melhor forma de agir em determinadas ocasiões. “Os jogos podem ajudar a melhorar o comportamento quando eles encaram uma entrevista de emprego e estão dentro de uma escola, por exemplo, para que se sintam valorizados e úteis na sociedade”, destaca Thiago Gabriel, professor de Jogos Digitais e mediador do Laboratório de Robótica da UVA .

- Advertisement -

Desenvolvido pelo estudante Yan Gabriel TellesA Grande Aventura de Ronaldo mostra, em três fases, as dificuldades e a visão de mundo de pessoas autistas. Cada nível representa um medo: toque, barulho e autoridade. Ao vencer os desafios, o jogador cria mecanismos para permanecer calmo em situações de perigo. Se o usuário não consegue derrotar um dos problemas, o game recomeça para que ele tenha mais chances de vencer.

O jogo não tem um “game over” para estimular os jogadores, e a energia é recuperada por meio de um balde d’água. Telles usou a plataforma RPG Maker para criar o jogo e pediu para amigos autistas testarem. Os jogadores com autismo de nível leve podem jogar sozinhos, e os com níveis mais altos podem precisar de um adulto para auxiliá-los.

Em uma única fase, o Memory Game estimula a memória dos jogadores por meio de 18 cartas coloridas com imagens. O usuário tem poucos segundos para ver as combinações dos elementos e depois selecionar os pares corretos. Os alunos Lucas Moura Silva, Pedro Vinícius e Kai Paiva desenvolveram o game para causar sentimentos positivos nos autistas por meio das cores e da diversão. Com classificação indicativa de cinco a dez anos, o game não necessita de auxílio de um responsável para jogar.

Já o jogo Guardião Enri aborda a dificuldade de crianças autistas em fazer amizade e os preconceitos enfrentados na escola. Os alunos Daniel Porto, Bernardo Barcelos e Juliana Gomes desenvolveram quatro fases para conscientizar sobre bullying e mostrar a importância de conversar com os professores. Nas duas últimas fases, o usuário sempre perde o jogo e aparece uma mensagem que só é possível passar de etapa se pedir ajuda de um responsável. Voltado a crianças de cinco a sete anos, o jogo está disponível para computador e foi desenvolvido com os programas Illustrator e Construct.

Baseado em referências das culturas oriental e ocidental, o jogo Pequeno Mundo de Rai mostra o lado sentimental de crianças com autismo e de que forma elas enxergam o mundo. Desenvolvido pelos alunos Arthur Dias, Carlos Magno e Felipe Cipriano, o game é baseado em um sonho do personagem principal que precisa passar por diferentes mundos para resgatar a namorada. A proposta do jogo é mostrar que os autistas podem exercer diversas atividades e que não são limitados. Para passar de fase, basta andar pelo ambiente, coletar algumas moedas e entrar nos portais. Com fases ambientadas na obra Uma noite estrelada, de Van Gogh, as cores vibrantes despertam sentimentos nos jogadores autistas. O jogo também foi desenvolvido na plataforma Construct e é indicado para adolescentes de 14 anos.

O Nerd Social é uma iniciativa do Lugar Nenhum.

Alan Uemura
Alan Uemura
Alan Uemura devora tudo relacionado ao universo nerd em qualquer lugar do tempo e do espaço! Allons-Y!!!

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Seja Social

Seja social também no Instagram

Siga no Instagram

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave