Ainda estamos nos recuperando do tiro que é a série 13 Reasons Why, da Netflix, lançada e disposta em seu catálogo desde o final de março. Baseada no livro homônimo de Jay Asher, a série conta a história da adolescente Hannah Baker a partir de seu suicídio desencadeado por diversos fatores ocorridos na escola. Para explicar o porque partiu dessa para uma melhor – ou não -, a jovem grava 13 fitas cassetes, cada fita com um motivo e direcionada a treze pessoas diferentes, causadores desses motivos que a levaram a óbito.
No último domingo (07), a Netflix usou suas redes sociais para anunciar que a série teria uma segunda temporada – o que já era esperado, haja vista a forma como a série terminou (episódio 13). Na internet, alguns fãs usaram perfis no Twitter para comemorar o retorno da série. Outros, também usando o microblog, acharam desnecessário uma nova temporada, até porque, a série tomou rumos diferentes do livro, desde a construção das personagens até a forma como cada motivo fora mostrado. Mas de tudo, não é ruim. O vídeo ultrapassou 19 milhões de visualizações, 16 mil comentários e 40 mil compartilhamentos.
Brian Yorkey, criador da série, concedeu uma entrevista ao Entertainment Weekley e na ocasião, disse que a personagem de Katherine Langford marcará presença na segunda temporada, porém segurou o mistério se Hannah aparecerá em flashbacks, durante a citação de alguns personagens durante algum diálogo, ou então, se de fato ela estará viva segundo algumas teorias – uma delas, diz que Hannah forjou sua própria morte, arquitetou todo esse plano para que seus agressores “pagassem” por todo o mal que fizeram com ela.
“Ela estará na próxima temporada, absolutamente. Acho que uma das coisas ainda no ar é a pergunta: alguém é responsável pela morte de Hannah? A escola? Quem é, se é que existe alguém? Vamos explorar isso por meio do julgamento e também vendo os personagens refletindo onde estão meses depois do ocorrido, e quais outros segredos estão sendo revelados. Isso nos levará ao passado, à história de Hannah“, disse Brian. “Vamos ter contextos novos para acontecimentos que já sabemos e veremos muitas coisas que não sabemos ainda e que preenchem algumas lacunas interessantes na nossa compreensão de quem Hannah Baker era e como era sua vida“, concluiu.
Ainda durante a entrevista, Brian explicou o motivo do porque realizar uma nova temporada para algo que tudo terminou em apenas um livro. “Após 13 episódios, temos personagens que estão apenas começando o processo de recuperação e de encarar os papéis que podem ter tido na morte de Hannah e como seu suicídio vai mudar suas vidas“, enfatizou.
E continuou: “Há muita coisa fascinante sobre o modo como entramos em luto, como nos recuperamos, como aprendemos a cuidar melhor uns dos outros. Ouvi de várias pessoas, ‘Bem, escutamos todas as fitas dela, então sua história acabou’. Isso deixa de lado o fato de que para cada gravação tem outra pessoa com sua própria história. Vimos as coisas acontecerem na visão de Hannah, mas há muito mais a ser contado sobre os outros personagens“.
“A série é sobre como criamos garotos que se transformam em homens e como tratamos garotas e mulheres na nossa cultura – e o que podemos fazer melhor nos dois casos. E eu percebi que estamos apenas no começo do processo de ver esses garotos e garotos crescerem e virarem homens e mulheres. Foi algo que não podemos ver com Hannah e eu amaria ver isso com esses outros personagens“, finalizou Yorkey.
E aí, ansiosos?
A nova temporada de 13 Reasons Why tem previsão de estreia apenas para o ano que vem.
- Veja mais sobre 13 Reasons Why