A ViacomCBS International Studios anunciou o lançamento do VIS Social Impact. A nova divisão de estúdio desenvolverá conteúdo inovador voltado para o impacto social abordando clima, igualdade e saúde para o portfólio de marcas da ViacomCBS, incluindo Paramount +, bem como para parceiros terceirizados.
VIS Social Impact é parte do Content for Change, uma iniciativa global da ViacomCBS que visa combater o racismo, preconceito, estereótipos e ódio por meio da cultura da empresa, da cadeia de suprimentos criativa e, por fim, do conteúdo que ela cria.
“Por décadas, contamos histórias que importam e entendemos o papel significativo que o entretenimento desempenha na formação de mentes e, em última instância, impulsionando a mudança. Agora, com o VIS Social Impact, vamos aproveitar o poder da narrativa para desafiar estereótipos, mudar percepções e criar mudanças significativas nas áreas críticas de clima, equidade e saúde ”, disse Raffaele Annecchino, presidente e CEO da VCNI. “Por meio da enorme pegada global da ViacomCBS e do trabalho deste novo estúdio, temos a responsabilidade de elevar as vozes que precisam ser ouvidas e de usar nosso conteúdo para causar um impacto tangível nos maiores desafios do mundo.”
VIS Social Impact é liderado por Georgia Arnold, vice-presidente sênior de Responsabilidade Social da ViacomCBS Networks International, reportando-se a JC Acosta, presidente da ViacomCBS International Studios and Networks Americas. Arnold traz décadas de experiência em mudança de comportamento como Diretor Executivo e co-fundador da MTV Staying Alive Foundation, uma organização altamente respeitada cujo objetivo é proteger os jovens em todo o mundo contra o HIV e melhorar sua saúde sexual e reprodutiva. Ela também é a produtora executiva da premiada série MTV Shuga, que estrelou Lupita Nyong’o e Thuso Mbedu, e funde mensagens de saúde sexual com histórias emocionantes sobre relacionamentos íntimos entre jovens. Durante a última década, houve várias avaliações que mostraram o impacto causal positivo de assistir MTV Shuga e um aumento no uso de preservativos, testes de HIV e mudanças nas normas sociais sobre violência baseada em gênero.
“A Geórgia é líder no espaço de responsabilidade social com um histórico comprovado de condução de iniciativas de impacto social inovadoras para nossa marca”, disse JC Acosta, presidente, ViacomCBS International Studios e ViacomCBS Networks Americas. “A criação desta divisão é uma evolução natural para a ViacomCBS e fortalece ainda mais nosso compromisso em produzir o melhor conteúdo da categoria que aborda as questões que mais importam para nosso público em todo o mundo.”
A primeira comissão do VIS Social Impact é a Protest & Progress, de Misan Harriman, fotógrafa e ativista social renomada mundialmente. A série documental terá como objetivo não apenas educar sobre a importância dos protestos, mas inspirar o público a lembrar de suas questões de voz.
“É uma honra estar entre as primeiras comissões do VIS Social Impact e ter a oportunidade de apresentar o poder da fotografia e da arte para um público global na Paramount +”, disse Harriman. “Este é um projeto apaixonante que explora como uma única imagem pode refletir e influenciar a sociedade e inspirar esperança.”
Além disso, VIS Social Impact defenderá diversos criadores e conteúdo focado em comunidades sub-representadas. O estúdio começará este trabalho com o lançamento de uma sala de escritores inclusiva focada em ideias com roteiro alimentadas por um grupo diversificado de criativos, com uma forte presença de participantes de comunidades LGBTQ +. Será liderado pelo ator, escritor e diretor Thishiwe Ziqubu.
“Como um gênero criativo não binário, espaços onde nossas vozes são ouvidas por sua verdade artística pura são imperativos. Espaço livre para a expressão de nossa experiência vivida individual é raro. Estou ansioso para ver a tapeçaria de ideias emergindo desta sala de contadores de histórias Negros com uma voz única ”, disse Ziqubu.