sábado, 4, dezembro, 2021

WandaVision | Entenda quem realmente é Wanda

A nova etapa do Universo Marvel chegou, mesmo que muitos elementos só estarão completos para alguns personagens após o lançamento do segundo filme do Doutor Estranho.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura trará a personagem Wanda, mas qual será o seu papel, ainda é uma incógnita. E pontos de interrogação é o que WandaVision trouxe para os fãs, além de muitas discussões de quem é quem neste seriado da Feiticeira Escarlate.

Mas o intuito deste artigo não é dissecar seus personagens, e sim esclarecer algumas dúvidas, já que a personagem nunca foi realmente apresentada – de maneira correta -, pelo Universo Cinematográfico Marvel.

Veja também: Crítica | WandaVision agrada, mas deixa muitas explicações em aberto

A Feiticeira Escarlate, como ela é mais conhecida nos quadrinhos, é uma personagem com grandes poderes de manipulação da realidade, porém fraca emocionalmente. E isto nunca foi abordado nos filmes da franquia da Marvel, o que ficou a desejar, pois foi perdido muito de sua essência, que também não é bem abordada nos dois primeiros episódios.

Quem é a Feiticeira Escarlate?

Feiticeira Escarlate é o codinome de Wanda Django Maximoff, uma personagem fictícia das histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics, criada por Stan Lee e Jack Kirby. Ela é um dos seres mais poderosos do Universo Marvel, cujos poderes são de ter o controle de magia do caos e manipulação das probabilidades.

Durante muito tempo acreditou-se que ela e seu irmão Pietro, o Mercúrio, eram filhos de Magneto, mas devido a acontecimentos recentes, isto tudo mudou. Além disso, existe uma classificação de Mutantes nos quadrinhos da Marvel, onde ela era considerada nível Ômega, ou seja, uma das mais poderosas do universo.

WandaVision | Entenda quem realmente é Wanda 1
/Fonte: Marvel

Nas histórias recentes dos quadrinhos, foi revelado que Wanda, antes considerada uma Mutante nível ômega, e seu irmão Pietro não são Mutantes como se pensava anteriormente. Por causa dessa reviravolta, eles não podem ser considerados filhos do Mestre do Magnetismo. O Alto Evolucionário sequestrou os gêmeos, aprimorou-os geneticamente, dando-lhes seus poderes e depois devolveu-os para seus pais adotivos, Django e Marya Maximoff. Com isso, a história envolvendo Magneto está oficialmente apagada da cronologia.

Wanda e Visão

Nas HQs, assim como nos filmes, os dois tiveram uma relação. Só que nas páginas das histórias dos Vingadores, Wanda e Visão acabaram se casando. Wanda se apaixonou pelo sintozóide Visão, um ser artificial criado por um dos maiores inimigos dos Vingadores, Ultron, que acabou juntando-se ao grupo em vez de lutar contra eles.

A Feiticeira Escarlate então casou-se com seu companheiro Vingador, sem se dar conta de que eles estavam sendo manipulados por Immortus, que tentava evitar que Wanda tivesse um filho (Wanda era na verdade uma figura chave, ou Nexus, para sua realidade e seus filhos teriam poder suficiente para agitar os alicerces do Universo).

WandaVision | Entenda quem realmente é Wanda 2
/Fonte: Marvel

Wanda eventualmente utilizou-se de energia mágica (sem saber) para dar origem a filhos gêmeos, Tommy e Billy, mas a fonte dessa energia acabou por revelar-se como fragmentos da alma do demônio Mephisto, que reabsorveu-os, efetivamente acabando com sua existência.

Agatha Harkness (que na série WandaVision pode ser a vizinha “chata” Agnes) lançou um feitiço para fazê-la esquecer seus filhos para aliviar sua dor. Embora Wanda mais tarde tenha lembrado sua perda, ela suprimiu essa memória a longo prazo. Após sua reconstrução, Visão e Wanda já não compartilhavam a proximidade que tinham anteriormente.

Agatha Harkness

WandaVision | Entenda quem realmente é Wanda 3
/Fonte: Marvel

Agatha Harkness é uma bruxa poderosa que aparece nos quadrinhos publicados pela Marvel Comics. Ela é a mãe de Nicholas Scratch. Agatha foi retratada como uma das bruxas originais dos julgamentos de bruxas de Salem na cidade de Salem, Massachusetts.

Ela de alguma forma sobreviveu e mais tarde se tornou uma figura significativa na continuidade da Marvel, protegendo Franklin Richards (filho de Reed e Susan do Quarteto Fantástico – olha aí uma talvez ligação com o longa do Quarteto), como sua babá e mais tarde sendo mentora de Wanda Maximoff na magia real. Agatha acabou sendo morta por Wanda em um acesso de fúria após os acontecimentos da saga Vingadores A Queda, publicado entre 2004 e 2005.

Vingadores A Queda

WandaVision | Entenda quem realmente é Wanda 4
/Fonte: Marvel

Esta saga mostra o fim dos Vingadores na sua formação mais duradoura. A mansão dos heróis foi destruída: eles foram atacados pelos Kree (aliens, que são velhos inimigos do grupo). A Mulher-Hulk enlouqueceu, agindo como o Hulk por um breve período (no qual ela destruiu o Visão), entre outros fatos.

Foram convocados todos os heróis que já haviam participado do grupo para ajudar na situação. No fim da história, descobriu-se que tudo foi feito pela Feiticeira Escarlate, que havia perdido o controle sobre seus poderes de alteração da realidade, ao ser levada a crer que perdeu seus filhos. Após derrotarem a colega, os Vingadores deixaram-na com Magneto, pai da heroína ainda na época, para que ele a levasse até Genosha, para ser tratada por Charles Xavier. Os acontecimentos dessa história levaram até a saga Dinastia M.

Voltando a série

Como deu para perceber, muitos arcos aconteceram para chegar até o presente momento de Wanda dentro da série. Entre elas percebe-se claramente que tudo leva a saga Dinastia M, que pode estar ocorrendo de alguma forma – apenas em sua ideia -, em WandaVision.

Outra especulação dos fãs, é que Agnes seja a personagem Agatha Harkness. Caso esteja atento, ao juntar o nome da bruxa, terá Agnes – AGatha harkNESs. Pode ser apenas uma viagem pelo Universo da Loucura, mas também não. De qualquer forma, existe um easter egg que talvez confirme isso.

WandaVision | Entenda quem realmente é Wanda 5
/Fonte: Marvel

Isto aconteceu no primeiro episódio, quando Agnes diz que “seu marido teria lembrado do aniversário se tivesse uma cerveja chamada 2 de junho.” Acontece que esta data não foi sem querer. Dois de junho de 1692 é quando aconteceu o julgamento das Bruxas de Salém.

Voltando a Wanda, fica mais fácil entender os poderes da heroína, que nos filmes mais pareciam telecinese. Assim como no segundo episódio Wanda aparecer grávida “do nada”. Parecem coisas simples e são, mas que o Universo Cinematográfico Marvel deixou de lado.

Não dá para sentir toda a dor da Vingadora com a morte de Visão e os motivos que a levaram até WandaVision. Principalmente porque faltou explorar muito mais a personagem. E este tem sido um grave problema do UCM com suas personagens femininas. Elas são praticamente inexistentes, ficando apenas como coadjuvantes nas aventuras ou um motivo para trazer certas aventuras clássicas dos quadrinhos.

Wanda possui uma base histórica que envolve preconceito por acreditarem que ela era Mutante, por ser mulher -quando descobriu que não tinha filhos ela literalmente surtou, o que levou a criação da saga Dinastia M-, onde Mutantes e Vingadores queriam a internar e até a matar porque só faltaram dizer que ela era “histérica”, mas onde na verdade ela foi manipulada em todos os sentidos por seu irmão. E jamais pediram desculpas por isso!

Portanto, o abuso está envolvido em todas as suas narrativas, o que a torna uma versão muito antes da Arlequina, do que é o abuso contra as mulheres. Desta forma, é mais do que esperado pelos fãs da Marvel, que WandaVision explore além dos limites estes problemas, como sempre foi feito nos quadrinhos.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,233SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave