O livro infantil que mostra a história de um menino de quatro anos que cria mundos imaginários com seu giz de cera, publicado originalmente em 1955 por Crockett Johnson está ganhando uma adaptação para os cinemas, através do diretor brasileiro e indicado ao Oscar, Carlos Saldanha.
Harold and the Purple Crayon está sendo roteirizada por David Guion e Michael Handelman (Uma Noite no Museu: Segredo do Túmulo). Saldanha é o responsável pela direção. O livro pode não ser conhecido no Brasil, mas nos EUA fez um grande sucesso, tanto que já ganhou vida como um curta-metragem animado em 1959, 1971 e 1974, e em 2002 virou uma série de 13 episódios pela HBO, com narração de Sharon Stone.
Já faz um bom tempo que produtores tentam levar o livro para as telas de cinema. Conforme mencionado pelo THR, Spike Jonze, assim como a Amblin Entertainment de Steven Spielberg quanto a Overbrook de Will Smith já tentaram adaptar a obra. Anteriormente, a Sony Pictures Animation estava trabalhando em uma versão animada em CG.
O elenco da adaptação tem Zachary Levi (Shazam, Underdog, Chuck, entre outros), assim como Rachel Zegler, Asher Angel, Jack Dylan Grazer, Helen Mirren, Lucy Liu, entre outros. Agora a produção confirmou Zooey Deschanel, que em breve poderá ser vista nos cinemas no filme Dreamin’ Wild ao lado de Walton Goggins e Jack Dylan Grazer.